Basquetebol Feminino

27 setembro 2025, 21h11

Benfica-Quinta dos Lombos

Zuzanna Puc

RESUMO DO JOGO

Supertaça
Final
RESULTADO FINAL
Benfica 55
Quinta dos Lombos 67
1.º Q 2.º Q 3.º Q 4.º Q
12-15 27-28 37-51 55-67

Neste sábado, 27 de setembro, no Pavilhão Municipal Professor Luís de Carvalho, a equipa feminina de basquetebol do Benfica perdeu a Supertaça diante do Quinta dos Lombos, por 55-67.

As bicampeãs nacionais entraram no primeiro jogo oficial da temporada 2025/26 com um 5 inicial composto por Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria João Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares.

Embora as águias tenham inaugurado o marcador com um lançamento de 2 pontos de Inês Faustino (2-0, aos 2'), o Quinta dos Lombos ripostou prontamente e assumiu a dianteira (2-6, aos 4').

À boleia de Zuzanna Puc, as encarnadas reduziram a discrepância (7-9, aos 6') e, com um duplo de Emanuely de Oliveira, restabeleceram a igualdade (9-9, aos 7').

Contudo, o coletivo de Carcavelos voltou a distanciar-se (9-13, aos 8'). Um triplo de Emanuely de Oliveira ainda aproximou as benfiquistas (12-13, aos 8'), mas estas acabariam mesmo por terminar o 1.º quarto em desvantagem, por 12-15.

Benfica-Quinta dos Lombos

As comandadas de Eugénio Rodrigues arrancaram o período seguinte a igualar o resultado, graças a lançamentos livres de Letícia Soares e de Sara Rodrigues (15-15, aos 2').

Seguiram-se sucessivos empates – 17-17, 19-19 e 21-21, com arremessos certeiros de Zuzanna Puc, Artémis Afonso e Inês Faustino –, até que, com dois triplos consecutivos, da autoria de Inês Faustino e Maria João Bettencourt, o Benfica regressou à liderança (27-21, aos 9').

Todavia, o Quinta dos Lombos reagiu e foi para o intervalo com um avanço tangencial (27-28).

O regresso dos balneários decidiu a contenda. Embaladas pela recuperação operada no final da etapa anterior, as atletas da formação da Linha registaram um parcial inaugural de 4-14 e cavaram um fosso considerável (31-42, aos 6').

Benfica-Quinta dos Lombos

Maria João Bettencourt, que já havia apontado os 4 pontos encarnados no 3.º quarto, reduziu a margem para 7 pontos (35-42, aos 8'), mas o Quinta dos Lombos conseguiu disparar novamente e entrou no derradeiro período a vencer por 37-51. Destaque ainda para o lançamento de 2 pontos convertido por Marta Martins nesta fase, a qual voltou à competição após longa paragem por lesão.

No 4.º parcial, o embate retomou o seu cariz dividido. Pontos de Marcy Gonçalves (1), Sara Rodrigues (2), Zuzanna Puc (4), Maria João Bettencourt (3) e Inês Faustino (2) estreitaram o desnível (49-58, aos 7'), porém, a resposta adversária (49-64, aos 8') selou o desfecho da Supertaça.

Até ao término da partida, cujo resultado final foi 55-67, Letícia Soares e Zuzanna Puc encestaram, cada uma, 1 triplo.

O Benfica torna a competir às 16h30 de domingo, 5 de outubro, no Pavilhão Municipal de Coimbrões, frente ao SC Coimbrões na 1.ª jornada da 1.ª fase da Liga Betclic Feminina.

Benfica-Quinta dos Lombos

DECLARAÇÕES

Eugénio Rodrigues (treinador do Benfica): "[O que impediu o Benfica de fazer o melhor neste jogo e de conseguir a conquistar a Supertaça?] Fundamentalmente, dois dados estatísticos que resultam óbvios, por um lado, a menor performance no tiro exterior. Tivemos 21%, o adversário teve mais de 40%, portanto há aqui uma diferença bastante grande, que acaba por, em momentos de jogo decisivos... não conseguirmos capitalizar algumas opções que tínhamos preparadas. Por outro lado, a questão dos ressaltos. Se não estamos bem no tiro exterior, os ressaltos têm de estar acima do adversário, e também não estiveram. O adversário fez 45 ressaltos e nós fizemos 30 ressaltos, portanto, sob o ponto de vista estatístico, acaba por ser isto que faz a diferença. Depois, o equilíbrio emocional. Sentir que, a dada altura, o adversário estava mais sóbrio, e nós ao contrário, a termos piores opções, piores decisões e isto é uma bola de neve. Acaba por dar essa dinâmica de vitória ao adversário, ainda por cima o adversário tem uma belíssima equipa. Esteve bem, esteve melhor do que nós, é um justíssimo merecedor da Supertaça e vai ser um adversário para a contenda durante esta época."

Benfica-Quinta dos Lombos

Marcy Gonçalves (extrema e capitã do Benfica): "Sabíamos que era uma equipa muito forte, e nós também não estivemos nos nossos melhores dias. A nossa percentagem não foi a melhor, ao contrário delas, e isso também notou-se no resultado. Acredito que o Benfica tem a melhor equipa, mas as coisas acontecem assim, são mínimos detalhes que, no final, contam muito. Mas nós vamos continuar a trabalhar. Temos novas jogadoras, saíram 5, voltaram 5 e então isto ainda leva o seu tempo. [...] Na segunda-feira [29 de setembro], já estamos no pavilhão para continuar a ganhar os títulos e a ganhar jogos."

Benfica-Quinta dos Lombos

Supertaça 2025 | 27/09/2025
Benfica-Quinta dos Lombos
55-67
Pavilhão Municipal Professor Luís de Carvalho
Cinco inicial do Benfica
Inês Faustino, Emanuely de Oliveira, Maria João Bettencourt, Zuzanna Puc e Letícia Soares
Suplentes
Sara Rodrigues, Artémis Afonso, Marcy Gonçalves, Marta Martins, Joana Soeiro, Maria Beatriz Palma e Fatumata Baldé
Treinador do Benfica
Eugénio Rodrigues
Cinco inicial do Quinta dos Lombos
Jasmine Powell, Milica Ivanovic, Sara Caetano, Nahomis Hardy e Anissa Rivera
Suplentes
Laura Silva, Beatriz Polici, Irene Sousa, Sara Albuquerque, Marta Roseiro, Dilma Semedo e Carolina Silva
1.º quarto 2.º quarto 3.º quarto 4.º quarto
12-15 27-28 37-51 55-67
Pontuadoras do Benfica
Maria João Bettencourt (14), Zuzanna Puc (14), Inês Faustino (9), Emanuely de Oliveira (5), Letícia Soares (5), Sara Rodrigues (3), Artémis Afonso (2), Marta Martins (2) e Marcy Gonçalves (1)

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 27 de setembro de 2025

Patrocinadores Basquetebol