Voleibol

03 outubro 2025, 23h07

Nivaldo Gómez

Nivaldo Gómez

RESUMO DO JOGO

Jogo de apresentação
Pré-época
RESULTADO FINAL
Benfica 2
Aluron CMC 3
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
21-25 25-23 25-21 23-25 13-15

No Pavilhão n.º 2 da Luz, nesta noite de sexta-feira, 3 de outubro, o Benfica apresentou-se aos Benfiquistas com a receção ao vice-campeão europeu Aluron CMC (2-3).

Os encarnados apresentaram a seguinte formação inicial: Kelvi Souza, Tiago Violas, Pablo Natan, Felipe Banderó, Nivaldo Gómez, Peter Wohlfahrtstätter e Ivo Casas (L).

Nota para a presença de Kelvi Souza, reforço da formação orientada por Marcel Matz para 2025/26.

Nos suplentes, destaque para o jovem da formação encarnada Vasco Lopes, e para os recém-chegados: Francisco Pombeiro, Murad Khan, Diogo Fevereiro – de volta às águias – e Valerii Todua.

Frente ao vice-campeão europeu e vice-campeão polaco, o primeiro set saiu melhor à formação visitante, que conseguiu cavar uma vantagem de 5 pontos (6-11), diferença que soube gerir.

Voleibol

Ainda assim, a meio do parcial, as águias melhoraram e conseguiram reduzir, embora sem evitar que o Aluron CMC vencesse o 1.º set (21-25).

Entre o 1.º e o 2.º parcial, Miguel Tavares, jogador do emblema polaco e antigo voleibolista encarnado, foi homenageado pelo Clube, tendo-lhe sido entregue uma camisola do Glorioso.

O set seguinte foi um hino à modalidade. As equipas andaram numa toada de "pontuas tu, pontuo eu", sem que nenhuma conseguisse ter mais do que um ponto de vantagem.

De ponto em ponto, o Benfica chegou aos 20 (20-19). Os polacos empataram (22-22), mas, quando as águias dispuseram de um set point, não o desperdiçaram (25-23) e igualaram o duelo (1-1).

Benfica-Aluron

Se o 2.º parcial havia sido de imprevisibilidade máxima, o 3.º foi bem mais pintado de vermelho e branco. Com algum equilíbrio na primeira dezena e meia de pontos, após o marcador registar 15-15, os encarnados dispararam na dianteira (18-15), não mais perderam o controlo e venceram o set (25-21; 2-1 no jogo).

Sendo este um duelo frente a uma das melhores equipas da Europa, sabia-se que as águias não iam ter tarefa fácil para fechar o encontro no 4.º set. Tal como o Benfica havia feito no parcial anterior, após o 15.º ponto, o Aluron CMC conseguiu saltar para a frente do parcial (15-18).

Apesar de os anfitriões nunca terem atirado a toalha ao chão, os polacos acabaram por triunfar no 4.º set (23-25), levando um fantástico desafio para a negra.

Benfica-Aluron

Aí, com uma maior eficácia e com a sorte do jogo a soprar a seu favor, o Aluron CMC acabou por levar a melhor, vencendo por 13-15 no parcial e por 2-3 o desafio.

Este resultado não belisca a enorme e personalizada exibição do Sport Lisboa e Benfica, que, empurrado pelos seus adeptos, bateu-se de igual para igual com o Aluron CMC. Todos os Benfiquistas foram para casa com a sensação de que esta equipa está pronta para 2025/26!

No sábado, 11 de outubro, às 16h00, as águias defrontam o Sporting, no Pavilhão Municipal Professor Joaquim Vairinhos, na final da Supertaça.

Marcel Matz

DECLARAÇÕES

Marcel Matz (treinador do Benfica): "Foi um grande jogo contra um grande adversário. As duas equipas mostraram muita qualidade e vão crescer muito durante a temporada. Coloquei vários jogadores, e esse era o plano, que todos pudessem entrar e aproveitar o dia de apresentação para a Família Benfiquista, depois de 2 meses de trabalho. O jogo exigiu muito, as duas equipas lutaram bastante; foi disputado até ao final e estamos confiantes numa boa época. [Apoio dos adeptos] Foi uma boa energia. Estamos todos bem preparados para tentar fazer o melhor."

Ivo Casas

Ivo Casas (capitão e líbero do Benfica): "Boas expectativas para a época que se avizinha. [O adversário] É uma equipa que tem um nível muito alto e foi o ideal [para preparar a Supertaça]. Quando se perde por 13-15 numa negra, é uma questão de pormenores. Todos os sets foram bem disputados, e esta semana vai servir para reajustar."

Francisco Pombeiro

Francisco Pombeiro (distribuidor do Benfica): "Espetacular, só por estar aqui presente nesta estrutura, nesta equipa, nesta equipa ganhadora, a jogar contra estes craques. Apesar de não termos conseguido levar a vitória, acho que demos bons indicadores aqui. Para mim, pessoalmente, é um orgulho muito grande poder estar aqui a jogar nestes contextos. Estamos preparados para aquilo que é importante na próxima semana [Supertaça]."

Benfica-Aluron

Miguel Tavares (antigo jogador do Benfica e atleta do Aluron CMC): "[Homenagem] Foi um momento espetacular, que vou levar para sempre no coração. Foram muitos anos na Formação, 4 anos na equipa principal... Tenho sido sempre recebido de braços abertos. Foi a primeira vez que entrei neste pavilhão com uma camisola diferente. E foi um sentimento bastante estranho. Mas ainda bem que conseguimos fazer uma espécie de convívio entre as duas equipas. Uma troca de experiências, que acho que também é importante, entre duas realidades diferentes. Acho que é benéfico para eles, é benéfico para nós. E espero que esta relação de partilha de experiências se mantenha nos próximos anos."

Benfica-Aluron

Jogo de apresentação | 03/10/2025
Benfica-Aluron CMC
2-3
Pavilhão n.º 2 da Luz
Formação inicial do Benfica
Kelvi Souza, Tiago Violas, Pablo Natan, Felipe Banderó, Nivaldo Gómez, Peter Wohlfahrtstätter e Ivo Casas (L)
Suplentes
Vasco Lopes, Francisco Pombeiro, Murad Khan, Lucas França, Tomás Natário, Japa, Diogo Fevereiro, Valerii Todua e Bernardo Silva (L)
Treinador do Benfica
Marcel Matz
Formação inicial do Aluron CMC
Bartosz Kwolek, Aaron Russell, Bartlomiej Boladz, Adrian Markiewicz, Miguel Tavares, Mateusz Bieniek e Dawid Ogórek (L)
Suplentes
Milosz Zniszczol, Jakub Czerwinski, Jakub Nowosielski, Jurij Gladyr e Patryk Laba
1.º set 2.º set 3.º set 4.º set 5.º set
 21-25 25-23 25-21 23-25 13-15

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de outubro de 2025

Patrocinadores Voleibol


Relacionadas