Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol Feminino
Eugénio Rodrigues e Maria João Bettencourt projetam intensidade, motivação e estratégia frente ao BAXI Ferrol.
07 outubro 2025, 18h00
Treinador Eugénio Rodrigues
A formação orientada por Eugénio Rodrigues entra em campo com a ambição de iniciar da melhor forma o percurso europeu, num duelo que o treinador considera "especial" pela exigência e qualidade do adversário.
"É um jogo especial, não só porque é um jogo da EuroCup, de competições europeias – tem um nível completamente diferente daquele a que normalmente estamos habituados. Por outro lado, é uma equipa que vem de uma liga espanhola, que é, seguramente, uma das top 5 mundiais. Portanto, é, por si só, de facto, um jogo especial", começou por destacar o técnico encarnado em declarações aos meios do Clube.
Ouça Eugénio Rodrigues
Com pouco tempo de preparação entre compromissos, a equipa procura ajustar-se à realidade competitiva da prova e às características do oponente.
"A preparação é a possível. Temos, basicamente, dois treinos entre o último jogo, que fizemos no domingo, e agora o jogo que vamos fazer. Dentro destes dois treinos, é mudar o chip, porque a realidade – a realidade da EuroCup, nomeadamente com uma equipa espanhola – é completamente diferente daquilo a que estamos habituados. É uma equipa que joga em conceitos completamente diferentes daqueles que normalmente as equipas jogam. São equipas com transições muitíssimo rápidas, que jogam posses de bola de 15 segundos, e com plantéis muito profundos, com um naipe fortíssimo de opções. Nestes treinos, é ir buscar os nossos fundamentos, aquilo que trabalhámos até agora, em 29 treinos, e tentar aplicá-los àquilo que é expectável agora no jogo contra o Ferrol", explicou.
Para o treinador, a chave está na atitude, intensidade e capacidade de manter o plano de jogo.
"Temos de estar supermotivados para jogar este tipo de competição, para jogar com este tipo de equipas. A intensidade e o plano motivacional são muito importantes – nisso, elas não podem ser melhores do que nós. Depois, é tentar trabalhar naquilo em que não precisamos tanto do talento: nas movimentações sem bola, na capacidade de castigarmos as ajudas do adversário. E depois perceber quais são os pontos fortes dentro daquilo que conseguimos anular, e estar no jogo. Se o estivermos, as coisas são possíveis, mesmo com a consciência de que é muito complicado", disse, confiante.
O treinador sublinha ainda a importância do apoio dos adeptos, essencial num duelo de elevado grau de dificuldade.
"É muito importante, claro. É o sexto jogador em qualquer jogo. Em encontros em que o grau de dificuldade é máximo, qualquer cesto ou roubo de bola festejado, de forma ruidosa, pelos nossos adeptos, é sempre um fator extra, um boost extra de motivação. Contamos com eles. Têm apoiado, e não vão ser diferentes desta vez", apelou Eugénio Rodrigues.
Ouça Maria João Bettencourt
Também Maria João Bettencourt, base encarnada e conhecedora do basquetebol espanhol, antevê um jogo exigente, mas encara-o como um desafio entusiasmante.
"É uma motivação poder competir na Europa, e esse é o primeiro princípio de todos. Sabemos claramente que é um jogo difícil, é uma equipa de nível bastante elevado, que joga diferente daquilo a que estamos habituadas, e é a única equipa na Europa que joga assim. Sabemos que são físicas, jogam numa liga, se calhar a melhor da Europa, e vai ser um jogo difícil, mas isso, para nós, também é um desafio. Estamos a trabalhar bem nesse sentido, para encarar o jogo de uma forma séria e positiva, tentar fazer o nosso melhor e tentar ganhar o jogo", sublinhou.
Com vários anos de experiência frente a equipas espanholas, a atleta destaca a importância de igualar o rigor físico e a intensidade do adversário.
"São muitos anos a jogar contra elas, muitos jogos perdidos, porque é realmente difícil. Tenho tentado ajudar com aquilo que sei, daquilo que tenho visto, daquilo que vi nos jogos contra elas. Sobretudo é isso: temos de igualar o nível físico e dar o nosso melhor em tudo, sobretudo na defesa. E acho que se calhar pode ser um jogo que pode cair para nós, sobretudo aqui em casa", afirmou.
Bilhetes para o jogo
Ver mais ›
A internacional portuguesa deixou ainda um apelo aos adeptos benfiquistas, pedindo que estejam ao lado da equipa no arranque europeu.
"Peço mesmo que apoiem o basquetebol feminino este ano, que venham, que desfrutem. Ver jogos deste nível é uma oportunidade bastante boa, ver basquetebol de nível. Se vierem e nos apoiarem, é sempre um jogador extra, uma ajuda extra. É tão bonito ver um pavilhão cheio, principalmente um pavilhão como o do Benfica. Isso pode fazer a diferença, pode ser uma diferença grande para nós. E levar o nome do Benfica pelo mundo, porque a FIBA vê estas coisas. Encher os pavilhões vale tanto a pena… por isso, é um pedido que eu deixo", pediu Maria João Bettencourt.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 7 de outubro de 2025