Futebol feminino

07 outubro 2025, 19h39

Juventus-Benfica

Beatriz Cameirão

RESUMO DO JOGO

UEFA Women's Champions League
Fase de liga
1.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 1-1
Juventus 2
Benfica 1
Marcadoras
Salvai 22'
Salvai 86'
 Lúcia Alves 6'

No primeiro jogo da fase de liga (modelo em estreia nesta época) da UEFA Women's Champions League, a equipa feminina de futebol do Benfica perdeu ante a congénere da Juventus, por 2-1, nesta terça-feira, 7 de outubro, no Estádio da Juventus, em Turim.

Com o objetivo de "fazer uma boa exibição contra uma das melhores equipas europeias", tal como afiançou na antevisão do duelo, Ivan Baptista apostou num onze inicial composto por Lena Pauels, Catarina Amado, Carole Costa, Diana Gomes, Marit Lund, Anna Gasper, Beatriz Cameirão, Caroline Møller, Chandra Davidson, Lúcia Alves e Nycole Raysla.

Num arranque de jogo agitado, as águias ficaram próximas de inaugurar o marcador logo aos 2', quando, pela esquerda, Marit Lund cruzou para um cabeceamento de Caroline Møller, afastado por uma defesa exigente de Peyraud-Magnin.

A resposta da equipa da casa surgiu no minuto seguinte (3'), igualmente de cabeça, mas Girelli atirou ao lado.

Ao segundo aviso, as encarnadas não perdoaram. No 6.º minuto, Beatriz Cameirão ganhou a bola no meio-campo, picou-a sobre uma adversária e adiantou para Lúcia Alves, que lançou Nycole Raysla na esquerda. A brasileira devolveu à camisola 13 à porta da pequena área, e esta finalizou de primeira, com o pé direito, para o primeiro golo de sempre da fase de liga da UEFA Women's Champions League (0-1).

As anfitriãs reagiram ao tento, mas Lena Pauels agarrou dois cabeceamentos de Girelli com segurança (11' e 19'), e Carole Costa bloqueou uma tentativa perigosa de Bonansea (18').

Juventus-Benfica

Todavia, aos 22', a Juventus alcançou mesmo o empate. Na segunda vaga de um livre, Bonansea, à direita, cruzou para o coração da área, onde Salvai cabeceou de forma certeira (1-1).

As benfiquistas quase ripostaram volvidos apenas dois minutos (24'). Pela direita, Chandra Davidson cruzou, o esférico sofreu desvios e sobrou para Nycole Raysla, que, ao segundo poste, de calcanhar, errou o alvo por muito pouco.

Por intermédio de um disparo de Vangsgaard à entrada da área, a formação italiana tornou a ameaçar aos 28', mas um corte de Diana Gomes fez a bola sair ligeiramente ao lado.

Dez minutos depois (38'), Bonansea aproveitou uma sequência de ressaltos na área do Benfica para marcar com um tiro de primeira, mas, após revisão do VAR, o lance foi invalidado por fora de jogo de Girelli, antes do remate da colega.

Até ao intervalo, Tatiana Pinto ainda tentou a sua sorte de posição distante, mas saiu desenquadrado (43').

Numa forte reentrada na contenda, as bianconeri criaram algumas oportunidades: Girelli (52'), Vangsgaard (56') e Bonansea (62') cabecearam para fora, Estela cruzou contra a trave e Bonansea rematou em arco para grande defesa de Lena Pauels (61').

Juventus-Benfica

Sustida a fase de maior fulgor italiano, as comandadas de Ivan Baptista voltaram à carga a partir da bandeirola de canto. Aos 65', Peyraud-Magnin amarrou um lance de insistência coletiva, e, aos 67', Diana Gomes cabeceou muito perto do alvo.

Posteriormente, a partida afastou-se das balizas, exceção feita a um cabeceamento transviado de Girelli (76') e a um remate de Brighton, ao lado (81').

Foi neste contexto que a Juventus chegou ao golo da vitória, a poucos minutos do término do embate (86'). Num canto à esquerda, batido por Schatzer, Catarina Amado desviou ao primeiro poste, mas a bola sobrou para Salvai, que atirou a contar (2-1).

As encarnadas ainda pressionaram até ao apito final, mas não conseguiram evitar o desaire.

Destaque ainda para a estreia de Carolina Tristão (entrou aos 78') na UEFA Women's Champions League, a qual, aos 16 anos, se tornou na mais jovem jogadora do coletivo vermelho e branco a atuar na prova.

O Benfica compete novamente às 11h00 deste domingo, 12 de outubro, no Estádio Municipal Dr. Jorge Sampaio, para enfrentar o Valadares Gaia, em jogo da 4.ª jornada da Liga BPI.

Juventus-Benfica

DECLARAÇÕES

Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Acima de tudo, foi uma boa entrada em jogo, com caráter e personalidade. Vir jogar a este estádio, contra esta equipa, nunca é fácil, mas sabíamos que era da forma como entrámos que tínhamos de encarar o jogo. Tínhamos de entrar com essa vontade de discutir o jogo do início ao fim, e acho que foi o que fizemos. Penso que, nos primeiros 5 minutos, a bola foi quase sempre nossa, até conseguirmos fazer o golo, um bom golo. Depois, faltou um bocadinho de calma, de controlar o momento e o jogo. Realmente, a Juventus esteve por cima durante esses 15/20 minutos, até chegar ao golo do empate. A equipa estabilizou depois disso, conseguimos terminar a 1.ª parte de forma relativamente tranquila, ainda tivemos mais uma ocasião de golo nesse momento. Ao intervalo, ajustámos, para poder defender melhor a largura do campo e subir linhas de pressão. Tivemos mais facilidade para conseguir pressionar a linha de construção delas, conseguimos saídas em transição melhores e criámos problemas em espaços que, na 1.ª parte, não estávamos a conseguir. Depois, o futebol é assim. Fomos competentes em 99% das bolas paradas que tivemos. A Juventus teve muita bola parada, e, quando permitimos ao adversário ter tanta bola parada como hoje, às vezes acontece. Acabou a Juventus por marcar o golo da vitória num período em que se calhar também já não o esperaria, porque o jogo, na 2.ª parte, foi muito dividido, sem grandes oportunidades de golo. Neste caso, a sorte do jogo, que também faz parte, acabou por sorrir à Juventus."

Lúcia Alves (avançada do Benfica): "Não davam nada por nós nesta competição. Viemos aqui mostrar, em Turim, que temos uma luta pela frente, sem dúvida, mas mostrámos o nosso valor. Há sempre pequenos detalhes, e acho que é, jogo a jogo, melhorar cada detalhe."

Juventus-Benfica

UEFA Women's Champions League (fase de liga) | 1.ª jornada | 07/10/2025
Juventus-Benfica
2-1
Estádio da Juventus
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado, Carole Costa, Diana Gomes, Marit Lund, Anna Gasper, Beatriz Cameirão (Carissa Boeckmann, 63'), Caroline Møller (Carolina Tristão, 78'), Chandra Davidson (Christy Ucheibe, 46'), Lúcia Alves (Diana Silva, 78') e Nycole Raysla (Cristina Prieto, 63')
Suplentes
Thaís Lima, Rute Costa, Salomé Prat, Cristina Prieto (63'), Letícia Almeida, Christy Ucheibe (46'), Diana Silva (78'), Rakel Engesvik, Lara Martins, Pauleta, Carolina Tristão (78') e Carissa Boeckmann (63')
Treinador do Benfica
Ivan Baptista
Onze da Juventus
Peyraud-Magnin, Lenzini, Salvai, Harviken, Bonansea, Wälti (Schatzer, 69'), Stølen Godø (Brighton, 69'), Estela, Tatiana Pinto (Krumbiegel, 81'), Vangsgaard (Beccari, 63') e Girelli (Cambiaghi, 81')
Suplentes
De Jong, Capelletti, Kullberg, Schatzer (69'), Rosucci, Beccari (63'), Thomas, Calligaris, Krumbiegel (81'), Moretti, Brighton (69') e Cambiaghi (81')
Ao intervalo 1-1
Golos
Benfica: Lúcia Alves (6'); Juventus: Salvai (22' e 86')

Texto: Redação
Fotos: UEFA e SL Benfica
Última atualização: 7 de outubro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas