Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
Norberto Alves e Justice Sueing anteciparam o duelo do Benfica frente ao Spartak Office Shoes, válido para a 2.ª jornada do Grupo H da competição europeia.
14 outubro 2025, 11h57
O treinador Norberto Alves durante a sessão de trabalho
Na antevisão do jogo da 2.ª jornada do Grupo H, cujo início está marcado para as 20h30 de quarta-feira, 15 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, o timoneiro encarnado estabeleceu diferenças entre o emblema sérvio e o Gran Canaria, o anterior oponente das águias na prova.
"Em termos de processos defensivos, é uma equipa diferente do Gran Canaria. Protege mais os grandes jogadores interiores, tenta fechar mais o pintado", começou por analisar o treinador do Benfica aos meios do Clube e à Sport TV.
Ouça Norberto Alves
Norberto Alves lembrou que, na 1.ª ronda do grupo, o Spartak Office Shoes superou o Le Mans Sarthe Basket, "uma grande vitória" perante o rival francês que já tinha derrotado por duas vezes o Paris Basketball, formação de "topo" que disputa a Euroliga.
"Vamos ter outra vez um adversário com muita qualidade. Os americanos exteriores que têm são aqueles jogadores capazes de resolver um jogo sozinhos, como fizeram contra o Le Mans. São realmente jogadores com uma grande capacidade ofensiva. E depois, como disse, é a escola sérvia", destacou.
"Esperamos, claramente, neste jogo, dar uma imagem mais positiva relativamente ao que foi o jogo contra o Gran Canaria", complementou.
A vitória concludente ante o Sporting deixou o grupo com mais confiança, mas os pés estão bem assentes na terra.
"Como eu disse no final do jogo, há jogos assim. Há jogos em que corre tudo mal a uma equipa e corre tudo bem a outra, e aconteceu-nos contra o Gran Canaria. E contra o Sporting foi o inverso. Correu tudo mal ao Sporting, e a nós correu tudo bem", afirmou.
Ouça Norberto Alves
Com o passado colocado de lado, o "fundamental é começar o jogo muito bem".
"Quando estas equipas de grande qualidade ganham vantagens e entram numa zona de conforto, depois é muito complicado. Contra o Gran Canaria, acabámos até por ganhar a 2.ª parte, mas temos de ser sinceros quando dizemos que praticamente no início do 2.º período o jogo estava acabado", observou.
Contra um "adversário poderoso", é necessário "estar 100% focados, 100% a comunicar, e reagir mentalmente aos maus momentos", pois, no entender de Norberto Alves, este foi o "aspeto mais negativo" do jogo com o Gran Canaria, o que se traduziu "em menos coesão defensiva e mais perturbação ofensiva na hora de escolher as melhores opções".
Vencer o conjunto sérvio na Luz será importante para as contas finais.
"Temos de dar o máximo para ganhar o jogo aqui em casa. E eu não podia deixar passar esta oportunidade para agradecer aos adeptos do Benfica que estiveram no pavilhão contra o Gran Canaria. Quando as coisas estavam a correr francamente mal, continuaram a puxar pela equipa, a dar alento à equipa. Eu penso que isso foi decisivo para fazermos uma 2.ª parte completamente diferente", agradeceu.
Bilhetes para o jogo
Conhecedor do nível da competição, bem como dos grandes investimentos efetuados nos países dos adversários das águias, Norberto Alves é claro: "Quem representa o Benfica só tem de o representar de uma maneira, que é pensar que todos os jogos são para vencer, independentemente de quem está do outro lado. Há uma coisa que nós temos de saber ter no fim de cada jogo, que é a consciência tranquila de que durante a semana e durante o jogo fizemos tudo para vencer, em termos de esforço, em termos de sermos solidários uns com os outros. Esta é a exigência que coloca um clube como o Benfica", asseverou, sobre a mensagem que transmite ao coletivo tetracampeão nacional.
Como tal, há confiança numa resposta à altura. "E nós, sinceramente, estamos à espera de que no próximo jogo consigamos dar essa imagem de superação total, de transcendência. Infelizmente, já faleceu o professor Manuel Sérgio, que dizia que o desporto é realmente a atividade humana onde as pessoas se transcendem. E nós precisamos dessa transcendência", finalizou.
Ouça Justice Sueing
Contratado na presente época, Justice Sueing também perspetivou o duelo contra uma equipa que considerou "muito boa".
"Eles acabaram de vencer o Le Mans. Vai ser uma batalha, vão tentar conquistar a vitória, mas temos de defender, principalmente depois de um último jogo tão bom, com um bom trabalho de equipa, uma ótima energia. Temos de transportar isso para este jogo", disse o extremo norte-americano, autor de 13 pontos no último dérbi.
Considerando que tem sido "ótimo" trabalhar no Benfica e sabendo "o que o Clube representa", Justice Sueing convidou os adeptos a marcarem presença no Pavilhão Fidelidade.
"Quantos mais, melhor. Ter adeptos do Benfica no pavilhão para nos apoiarem dá-nos aquela energia e motiva-nos. Adoraríamos ver o máximo de pessoas possível", expressou, destacando a importância da concentração para levar de vencida o emblema sérvio.
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 14 de outubro de 2025