Basquetebol

14 outubro 2025, 11h57

Norberto Alves

O treinador Norberto Alves durante a sessão de trabalho

Após uma exibição de gala no dérbi frente ao Sporting a contar para a Liga Betclic (66-103), o Benfica vira a página para a Basketball Champions League, onde terá pela frente o Spartak Office Shoes, rival poderoso, como vincou o treinador Norberto Alves.

Na antevisão do jogo da 2.ª jornada do Grupo H, cujo início está marcado para as 20h30 de quarta-feira, 15 de outubro, no Pavilhão Fidelidade, o timoneiro encarnado estabeleceu diferenças entre o emblema sérvio e o Gran Canaria, o anterior oponente das águias na prova.

"Em termos de processos defensivos, é uma equipa diferente do Gran Canaria. Protege mais os grandes jogadores interiores, tenta fechar mais o pintado", começou por analisar o treinador do Benfica aos meios do Clube e à Sport TV.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

Norberto Alves lembrou que, na 1.ª ronda do grupo, o Spartak Office Shoes superou o Le Mans Sarthe Basket, "uma grande vitória" perante o rival francês que já tinha derrotado por duas vezes o Paris Basketball, formação de "topo" que disputa a Euroliga.

"Vamos ter outra vez um adversário com muita qualidade. Os americanos exteriores que têm são aqueles jogadores capazes de resolver um jogo sozinhos, como fizeram contra o Le Mans. São realmente jogadores com uma grande capacidade ofensiva. E depois, como disse, é a escola sérvia", destacou.

"Esperamos, claramente, neste jogo, dar uma imagem mais positiva relativamente ao que foi o jogo contra o Gran Canaria", complementou.

A vitória concludente ante o Sporting deixou o grupo com mais confiança, mas os pés estão bem assentes na terra.

"Como eu disse no final do jogo, há jogos assim. Há jogos em que corre tudo mal a uma equipa e corre tudo bem a outra, e aconteceu-nos contra o Gran Canaria. E contra o Sporting foi o inverso. Correu tudo mal ao Sporting, e a nós correu tudo bem", afirmou.

Norberto Alves

Ouça Norberto Alves

Com o passado colocado de lado, o "fundamental é começar o jogo muito bem".

"Quando estas equipas de grande qualidade ganham vantagens e entram numa zona de conforto, depois é muito complicado. Contra o Gran Canaria, acabámos até por ganhar a 2.ª parte, mas temos de ser sinceros quando dizemos que praticamente no início do 2.º período o jogo estava acabado", observou.

Contra um "adversário poderoso", é necessário "estar 100% focados, 100% a comunicar, e reagir mentalmente aos maus momentos", pois, no entender de Norberto Alves, este foi o "aspeto mais negativo" do jogo com o Gran Canaria, o que se traduziu "em menos coesão defensiva e mais perturbação ofensiva na hora de escolher as melhores opções".

Vencer o conjunto sérvio na Luz será importante para as contas finais.

"Temos de dar o máximo para ganhar o jogo aqui em casa. E eu não podia deixar passar esta oportunidade para agradecer aos adeptos do Benfica que estiveram no pavilhão contra o Gran Canaria. Quando as coisas estavam a correr francamente mal, continuaram a puxar pela equipa, a dar alento à equipa. Eu penso que isso foi decisivo para fazermos uma 2.ª parte completamente diferente", agradeceu.

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Conhecedor do nível da competição, bem como dos grandes investimentos efetuados nos países dos adversários das águias, Norberto Alves é claro: "Quem representa o Benfica só tem de o representar de uma maneira, que é pensar que todos os jogos são para vencer, independentemente de quem está do outro lado. Há uma coisa que nós temos de saber ter no fim de cada jogo, que é a consciência tranquila de que durante a semana e durante o jogo fizemos tudo para vencer, em termos de esforço, em termos de sermos solidários uns com os outros. Esta é a exigência que coloca um clube como o Benfica", asseverou, sobre a mensagem que transmite ao coletivo tetracampeão nacional.

Como tal, há confiança numa resposta à altura. "E nós, sinceramente, estamos à espera de que no próximo jogo consigamos dar essa imagem de superação total, de transcendência. Infelizmente, já faleceu o professor Manuel Sérgio, que dizia que o desporto é realmente a atividade humana onde as pessoas se transcendem. E nós precisamos dessa transcendência", finalizou.

Justice Sueing

Ouça Justice Sueing

Contratado na presente época, Justice Sueing também perspetivou o duelo contra uma equipa que considerou "muito boa".

"Eles acabaram de vencer o Le Mans. Vai ser uma batalha, vão tentar conquistar a vitória, mas temos de defender, principalmente depois de um último jogo tão bom, com um bom trabalho de equipa, uma ótima energia. Temos de transportar isso para este jogo", disse o extremo norte-americano, autor de 13 pontos no último dérbi.

Considerando que tem sido "ótimo" trabalhar no Benfica e sabendo "o que o Clube representa", Justice Sueing convidou os adeptos a marcarem presença no Pavilhão Fidelidade.

"Quantos mais, melhor. Ter adeptos do Benfica no pavilhão para nos apoiarem dá-nos aquela energia e motiva-nos. Adoraríamos ver o máximo de pessoas possível", expressou, destacando a importância da concentração para levar de vencida o emblema sérvio.

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 14 de outubro de 2025

Patrocinadores Basquetebol