Futebol feminino

16 outubro 2025, 23h33

Benfica-Arsenal

Diana Silva

UEFA Women's Champions League
Fase de liga
2.ª jornada
RESULTADO FINAL
INT: 0-0
Benfica 0
Arsenal 2
Marcadoras
  Beth Mead 57'
Alessia Russo 89'

A equipa feminina de futebol do Benfica ofereceu nesta quinta-feira, 16 de outubro, uma excelente réplica ao Arsenal, mas não conseguiu somar pontos (0-2), na 2.ª ronda da fase de liga da UEFA Women's Champions League.

O Estádio da Luz vestiu-se de gala para o embate entre as pentacampeãs nacionais e as campeãs europeias em título, que regressaram a Lisboa, palco da conquista da edição transata da competição.

Escolhidas para o onze inicial, Lena Pauels, Catarina Amado, Diana Gomes, Christy Ucheibe, Marit Lund, Beatriz Cameirão, Carolina Tristão, Anna Gasper, Lúcia Alves, Caroline Møller e Diana Silva foram ovacionadas pela grande maioria dos 7 218 espectadores e, desde o apito inicial, a equipa de Ivan Baptista destacou-se pela garra e pelo rigor tático.

Unidas e solidárias, as Inspiradoras fecharam os caminhos para a sua baliza e, só aos 18', surgiu o primeiro lance de perigo: Beth Mead rematou por cima da barra, na marcação de um livre.

Benfica-Arsenal

No ataque, Caroline Møller funcionava como pivô e tentava explorar a velocidade de Lúcia Alves e Diana Silva nas alas. Num desses lances, aos 23', a internacional dinamarquesa trabalhou bem no meio-campo e fez um excelente passe a rasgar para Diana Silva, que galgou metros e rematou à figura de Daphne van Domselaar.

O Arsenal continuou a dominar territorialmente, mas sem acertar na baliza à guarda de Lena Pauels. Aos 30', Wubben-Moy surgiu desmarcada ao segundo poste e cabeceou ao lado e, aos 37', Christy Ucheibe intercetou um disparo perigoso de Beth Mead.

Nos minutos finais da 1.ª parte, o Benfica surgiu mais subido, com mais confiança e com mais bola. E, aos 41', dispôs da sua grande oportunidade para marcar. Na sequência de um livre lateral marcado por Anna Gasper, Diana Gomes cabeceou colocado e obrigou a guarda-redes do Arsenal a uma grande intervenção.

Benfica-Arsenal

No regresso do intervalo, a partida manteve-se na mesma toada, mas, aos 57', um erro das águias precipitou o desbloquear do marcador. Kyra Cooney-Cross intercetou um passe de Diana Gomes, lançou Alessia Russo pelo lado direito e esta tocou para Mariona Caldentey, que cruzou para o coração da área. Beatriz Cameirão, primeiro, e Diana Gomes, depois, não conseguiram afastar a bola da zona de perigo e Beth Mead, no chão, acabou por empurrá-la para as redes, no culminar de um lance confuso.

Após o 0-1, Ivan Baptista recorreu ao banco e lançou Chandra Davidson (60') e Cristina Prieto (70') nos lugares de Carolina Tristão e Marit Lund, respetivamente. Com peças mais frescas e maior presença no ataque, o Benfica voltou a aproximar-se da área das londrinas, mas sem conseguir visar a baliza adversária.

Aos 80', tripla substituição do lado das águias: Caroline Møller, Diana Silva e Beatriz Cameirão deram lugar a Carissa Boeckmann, Lara Martins e Letícia Almeida. Esta última, aos 83', testou a pontaria de muito longe, num remate que saiu por cima e assustou Daphne van Domselaar.

Benfica-Arsenal

Com as Inspiradoras balanceadas no ataque à procura do empate, o Arsenal recorreu ao laboratório para chegar ao 0-2, aos 89'. Num livre lateral descaído para o lado esquerdo, Chloe Kelly surpreendeu com um cruzamento rasteiro para o coração da área, onde surgiu Alessia Russo para atirar a contar.

Lutando até ao fim por outro resultado, o Benfica esteve perto de reduzir no período de descontos. Na sequência de um pontapé de canto, Christy Ucheibe cabeceou para defesa incompleta da guardiã do Arsenal, que se recompôs a tempo de travar a recarga de Diana Gomes à queima-roupa.

O final da partida não demorou a chegar e o público, com uma sonora ovação, reconheceu a entrega das Inspiradoras num duelo de alto grau de dificuldade.

Cumprida mais uma etapa da caminhada europeia, o Benfica regressa às competições internas às 11h00 do próximo domingo, 19 de outubro, na casa do Marítimo, em duelo válido para a 1.ª jornada do Grupo A da Taça da Liga.

Benfica-Arsenal

DECLARAÇÕES

Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Acho que ficou aos olhos de toda a gente que disputámos o jogo olhos nos olhos com a campeã da Europa, até ao último minuto, até ao último lance. Não é normal fazer com que a campeã da Europa perca tempo como [a equipa do Arsenal] fez. Isso demonstra um bocadinho aquilo que eram as sensações delas dentro do campo, e, também, as sensações de quem estava aqui no Estádio: de que o Benfica podia ter tirado mais deste jogo. Um jogo que foi decidido em detalhes, um jogo em que nós conseguimos manter a nossa personalidade, e acho que é muito por aí que tiramos as coisas positivas. O orgulho de conseguirmos ter jogado, o orgulho de conseguirmos ter jogado olhos nos olhos com uma potência mundial, contra algumas das melhores jogadoras do mundo, e não nos subjugando a defender, ou a não querer assumir o jogo, ou a não querer disputar o jogo. Tal como dissemos que o iríamos tentar fazer, tal como o fizemos em Itália, contra a Juventus, contra equipas poderosas, percebendo o poderio que está do lado de lá; percebendo as cautelas que temos de ter, sabendo defender bem e, depois, nos momentos em que conseguíamos ter bola, também termos personalidade. [Estratégia para o jogo] Tentámos ter bola, tentámos assumir, tentámos desbloquear uma pressão do Arsenal. Tivemos carácter, tivemos personalidade. Bater bola na frente, não vi. Vi, claro, quando é preciso, quando não temos soluções curtas e não precisamos de perder bolas desnecessariamente. O Arsenal também o fez. Por ser isso, é um jogo de futebol. Há momentos em que temos soluções a jogar curto, há momentos em que temos soluções a jogar médio, porque temos jogadoras sozinhas, porque as dinâmicas permitiram criar espaços numa segunda linha. Foi muito por aí. Colar o rótulo de que nós estivéssemos a bater bola, discordo a 100%."

Benfica-Arsenal

UEFA Women's Champions League (fase de liga) | 2.ª jornada | 16/10/2025
Benfica-Arsenal
0-2
Estádio da Luz
Onze do Benfica
Lena Pauels, Catarina Amado, Diana Gomes, Christy Ucheibe, Marit Lund (Cristina Prieto, 70'), Beatriz Cameirão (Letícia Almeida, 80'), Carolina Tristão (Chandra Davidson, 60'), Anna Gasper, Lúcia Alves, Caroline Møller (Carissa Boeckmann, 80') e Diana Silva (Lara Martins, 80')
Suplentes
Rute Costa, Salomé Prat, Joana Silva, Cristina Prieto (70'), Letícia Almeida (80'), Carole Costa, Rakel Engesvik, Lara Martins (80'), Pauleta, Chandra Davidson (60'), Carissa Boeckmann (80') e Neide Guedes
Treinador do Benfica
Ivan Baptista
Onze do Arsenal
Daphne van Domselaar, Emily Fox (Katie McCabe, 85'), Lotte Wubben-Moy, Steph Catley (Laia Codina, 85'), Taylor Hinds, Kim Little, Kyra Cooney-Cross (Stina Blackstenius, 60'), Mariona Caldentey, Olivia Smith (Caitlin Foord, 70'), Beth Mead (Chloe Kelly, 60') e Alessia Russo
Suplentes
Amy Liddiard, Laia Codina (85'), Katie McCabe (85'), Frida Maanum, Chloe Kelly (60'), Caitlin Foord (70'), Victoria Pelova, Jenna Nighswonger, Stina Blackstenius (60') e Sophie Harwood
Ao intervalo 0-0
Golos
Arsenal: Beth Mead (57') e Alessia Russo (89')

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 16 de outubro de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas