Futebol

22 outubro 2025, 01h26

Sudakov

Sudakov disputa um duelo aéreo

Num encontro da 3.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, disputado nesta terça-feira, 21 de outubro, em St. James' Park, o Benfica perdeu frente ao Newcastle, por 3-0.

Foi com um onze inicial composto por Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Tomás Araújo, Barrenechea, Richard Ríos, Lukebakio, Aursnes, Sudakov e Pavlidis que a formação vermelha e branca encarou os magpies.

Assim sendo, José Mourinho promoveu 3 alterações na equipa titular, comparativamente à da última partida (0-2, ante o Chaves, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal), com Trubin, Tomás Araújo e Richard Ríos a renderem Samuel Soares, Dahl e João Rego.

Apesar de algumas ameaças da equipa da casa no arranque da contenda, a defesa das águias resolveu os lances com que foi confrontada, tendo Trubin defendido, com categoria, um cabeceamento de Burn num canto (9') e encaixado um tiro longínquo de Jacob Murphy (10').

Newcastle-Benfica

Na resposta, aos 15', Barrenechea, a partir do meio-campo, lançou Lukebakio na frente, o qual, pela direita, ganhou espaço, entrou na área e disparou forte, de ângulo apertado, para um grande bloqueio do guardião Pope. Primeira grande oportunidade de golo!

Os encarnados estavam por cima nesta fase e, 4 minutos depois (19'), uma bola longa de António Silva sobrou para Pavlidis, que, à esquerda, rematou à malha lateral.

Já no 21.º minuto, aproveitando as sobras de um corte adversário, Otamendi deu de cabeça para Lukebakio, que, de fora da área e descaído sobre a direita, atirou, em arco, colocado e com força ao poste!

Newcastle-Benfica

Logo depois (22'), numa tentativa exterior, Jacob Murphy rematou potente, um pouco ao lado.

Sempre perigoso no jogo aéreo, o Newcastle voltou à carga volvidos 5 minutos (27'). Num canto, Burn ganhou nas alturas, e Bruno Guimarães, na pequena área, atirou para excelente defesa de Trubin.

No minuto seguinte (28'), Burn cabeceou para o coração da área, onde Botman e António Silva dividiram a bola nas alturas. O esférico acabou por ser afastado por Trubin, sobre a barra.

À passagem dos 32', Thiaw recuperou a bola no meio-campo e adiantou para Bruno Guimarães, que lançou Jacob Murphy pela direita, o qual cruzou rasteiro para desvio letal de Gordon (1-0).

Pouco antes do descanso (43'), lançado por Richard Ríos numa transição, Lukebakio subiu pelo terreno e, à entrada da área, pela direita, rematou com força para novo voo exigente de Pope.

Newcastle-Benfica

Filme do jogo

Ver match center

Ao intervalo, a maior eficácia inglesa ditava a diferença no marcador, após uma metade inaugural em que o Benfica criou diversas oportunidades para se colocar em vantagem.

O início da etapa complementar não teve muitas aproximações perigosas às balizas, exceções feitas a um cabeceamento de Miley por cima do alvo, num canto aos 52', e a um remate cruzado de Jacob Murphy para defesa apertada de Trubin, aos 55'.

Com queixas físicas, Dedic foi substituído por Ivanovic, aos 63'.

No 70.º minuto, após segurar um cruzamento de Lukebakio, Pope lançou longo para o meio-campo, com a mão, tendo Barnes recebido e progredido pela direita até à área, antes de disparar cruzado para o 2-0.

Newcastle-Benfica

Moralizado pelo tento, o Newcastle chegou ao 3-0 aos 83', já após um cabeceamento de Joelinton e um tiro de meia distância de Gordon, ambos ao lado (aos 76' e 81').

Ao primeiro toque, Gordon tabelou com Woltemade pela esquerda e serviu Barnes no lado oposto da área, o qual finalizou com precisão (3-0).

Até ao apito final, Willock cabeceou ao lado do alvo, e Trubin defendeu um cabeceamento de Botman (90') e tentativas exteriores de Joelinton (90'+1') e de Burn (90'+2'). O placar não tornou a mexer.

Às 20h30 deste sábado, 25 de outubro, o Benfica recebe o Arouca, no Estádio da Luz, em jogo da 9.ª jornada da Liga Betclic.

Texto: Simão Vitorino
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 22 de outubro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas