Futebol

22 outubro 2025, 12h29

Rui Costa

Rui Costa

Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, abordou nesta quarta-feira, 22 de outubro, as incidências do embate frente ao Newcastle (3-0), referente à 3.ª jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, lembrando que a "equipa tem valor para chegar aos objetivos que pretende".

O líder do Clube, ainda em solo inglês, apelou à união em torno do grupo de trabalho, lembrando os condicionalismos que estão presentes nesta época, devido à ausência de pré-temporada e de férias, com reflexos na quebra física nos momentos de maior aceleração competitiva.

ERROS QUE SE PAGAM CARO

"Na 1.ª parte, durante muito tempo, dividimos o jogo e criámos situações de golo, podíamos ter ido para o intervalo em vantagem. Depois, uma 2.ª parte que não fica pela boa memória, acaba por ser uma derrota pesada. Estamos a jogar a Liga dos Campeões, e há erros que se cometem e que se pagam muito caro nestas situações."

MENSAGEM: TODAS AS POSSIBILIDADES DE QUALIFICAÇÃO

"A mensagem para os adeptos é a mesma que para os jogadores. Temos 0 pontos em 3 jogos na Liga dos Campeões, mas ainda temos mais 5 [jogos] pela frente. Temos todas as possibilidades para nos qualificarmos, é por isso que vamos lutar e vamos fazer de tudo para estar dentro da prova na mesma."

Jogadores do Benfica

SUBSTITUIÇÕES SÃO OPÇÕES E NÃO OBRIGAÇÕES

"Não vou estar a discutir opções do treinador, como é natural e como compreendem. Se só fez uma substituição, é porque entendeu fazer só uma substituição. As substituições não são obrigatórias, são opções. Plantel mal construído? Disso falaremos internamente, mas não vou estar a discutir opções do treinador. Repito: as substituições são opções, não são obrigações. José Mourinho tem experiência mais do que suficiente para saber se tem de fazer uma ou 10, que não pode fazê-las."

QUEBRA APÓS O 2-0

"Hoje não estou preocupado com eleições. Hoje e ontem [terça-feira] tenho estado preocupado com o jogo da Liga dos Campeões. É uma derrota pesada, volto a dizer, com uma 2.ª parte que não foi nada boa e que nos podia ter custado ainda mais caro. É rever o que fizemos no jogo, o que fizemos bem na 1.ª parte em muitos minutos do jogo, onde podíamos ter chegado à vantagem. Tivemos grandes chances e possibilidades de poder chegar à vantagem, dividindo o jogo com o Newcastle. Na 2.ª parte, depois, sobretudo após o segundo golo, a equipa quebrou bastante e não pode quebrar, porque estes jogos..."

DIA DE ELEIÇÕES, DIA DE UNIÃO

"Apelo à união. Como tenho dito sempre, é um dia histórico para o Clube. É a eleição mais concorrida da história do Clube. Mas, durante os 90 minutos contra o Arouca, que as eleições fiquem fora do estádio e que haja o apoio necessário à equipa. É importante neste momento que toda a gente esteja unida em volta do jogo."

EQUIPA TEM VALOR PARA ATINGIR OS OBJETIVOS

"Esta equipa já fez coisas bem-feitas neste ano, tem um bom plantel, tem ótimos jogadores e pelo facto de estar mais massacrada fisicamente do que outras equipas também merece esse apoio. Estarmos sem pré-temporada, sem férias, sem tudo, é natural que em muitos jogos... como no de ontem [terça-feira], em que me pareceu evidente que, quando o jogo acelerou, a equipa quebrou mais fisicamente. As pessoas têm de perceber isso também, pese embora não seja agradável. Peço esse apoio à equipa, independentemente das eleições, porque esta equipa tem valor para poder chegar aos objetivos que pretende."

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 22 de outubro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol