Futsal

30 outubro 2025, 17h13

Futsal Benfica

Festejos dos futsalistas encarnados

RESUMO DO JOGO

UEFA Futsal Champions League
2.ª jornada
Ronda Principal | Grupo 3 | Caminho A
RESULTADO FINAL
Riga 1
Benfica 6
Marcadores
Vargas 40' Silvestre 2'
Arthur 7'
Carlos Monteiro 18'
Jacaré 20'
Afonso Jesus 24'
Kutchy 36'

O Benfica carimbou a passagem aos oitavos de final da UEFA Futsal Champions League, ao vencer o Riga (1-6), na 2.ª jornada do Grupo 3 do caminho A da Ronda Principal da competição. O jogo decorreu no Tal-Qroqq University Sports Hall (Malta), nesta quinta-feira, 30 de outubro.

Após ter batido o Loznica-Grad 2018, por 9-0, na ronda inaugural, disputada no dia anterior (quarta-feira), o campeão nacional partiu à procura de um lugar na fase seguinte da competição, que estreia um novo formato em 2025/26 (os três primeiros classificados do grupo acedem à fase seguinte, a eliminar).

Com minuto e meio de jogo, surgiu o golo inaugural: canto de Diego Nunes, à direita, e de primeira, Silvestre fez balançar as redes (0-1).

Diante de um adversário que na véspera tinha levado a melhor sobre o Luxol St. Andrews (4-1), as águias foram incisivas na construção das jogadas ofensivas. O guarda-redes Murnieks evitou que o resultado se avolumasse.

Porém, o conjunto letão reagiu e José Marquardt e Kulepovs testaram os reflexos de Léo Gugiel, que defendeu em dose dupla, aos 6'.

De imediato, no minuto seguinte, Lúcio Rocha atirou para defesa de Murnieks. De seguida, Afonso Jesus executou um livre e assistiu Arthur, que encheu o pé esquerdo e anotou o 0-2, aos 7'.

Cassiano Klein recorreu ao banco e promoveu rotatividade entre os jogadores, mantendo-se o ritmo elevado na quadra. Na baliza, sempre que foi chamado a intervir, Léo Gugiel disse presente.

Diante de um oponente que não deixou de batalhar, o Benfica esteve perto de ampliar. Com um desvio acrobático, Lúcio Rocha acertou na trave (15'). O Riga ripostou com o remate de Goes. Léo Gugiel, atento, defendeu e a bola ainda embateu no poste.

Aos 18', Carlos Monteiro intercetou o esférico, progrediu e anotou o 0-3, de pé esquerdo.

Arthur

Até ao final do primeiro tempo, com 18 segundos por disputar, Carlos Monteiro voltou a ter participação em mais um tento com a assistência de calcanhar para Jacaré, que finalizou para o 0-4, resultado ao intervalo.

No recomeço do embate, o ritmo decresceu ligeiramente. O equilíbrio de forças foi contrariado aos 24'. Uma tentativa de atraso para o guarda-redes Murnieks foi aproveitada por Afonso Jesus. De cabeça, o capitão encarnado colocou a bola no fundo da baliza (0-5).

Com o controlo do encontro, pressão alta a dificultar a saída do rival letão, e já com André Correia na baliza encarnada – várias vezes subiu na quadra –, Kutchy fez mossa na organização defensiva contrária com uma arrancada em velocidade, que Murnieks susteve (28').

O ala encarnado protagonizou mais um momento de classe nesta partida, ao apontar o último golo das águias. Servido por Arthur, Kutchy picou o esférico sobre o guarda-redes oposto e, com a baliza deserta, cabeceou para o 0-6, aos 36'.

Nos derradeiros segundos, Vargas reduziu (1-6). Pouco depois, André Coelho foi admoestado com o segundo cartão amarelo por retardar a reposição de bola em jogo, sendo expulso. Alcançada a vitória, o Glorioso assegurou o 1.º lugar no agrupamento, pois, no outro encontro, Luxol St. Andrews e Loznica-Grad 2018 empataram (4-4), somando um ponto cada.

A fechar este minitorneio em Malta, as águias defrontam o Luxol St. Andrews, equipa anfitriã. O jogo está agendado para sábado, 1 de novembro, às 18h00, no mesmo recinto.

Cassiano Klein

DECLARAÇÕES

Cassiano Klein (treinador do Benfica): "Estamos a entrar em jogo muito preparados, a competir no limite em cada lance. A equipa está a comportar-se muito bem e estamos a conseguir aproveitar muito bem as oportunidades, sendo muito fortes a defender. Creio que seja o ponto mais importante. Conseguimos competir muito bem, claro que é sempre desafiante jogar dois jogos neste altíssimo nível com esta intensidade. Fomos ao limite nestes dois jogos, temos um dia para recuperar a equipa e acredito que no sábado, diante da equipa da casa, vamos competir muito fortes para conseguir concluir esta fase da melhor maneira possível."

Futsal Benfica

UEFA Futsal Champions League (Grupo 3) | 2.ª jornada | 30/10/2025
Riga-Benfica
1-6
Tal-Qroqq University Sports Hall
Cinco inicial do Benfica
Léo Gugiel, Afonso Jesus, André Coelho, Arthur e Kutchy
Suplentes
André Correia, Silvestre, Raúl Moreira, Lúcio Rocha, Higor, Pany Varela, Carlos Monteiro, Diego Nunes e Jacaré
Treinador do Benfica
Cassiano Klein
Cinco inicial do Riga
Murnieks, Vargas, Jhonata Silva, Claudino e Bruno Coelho
Suplentes
Labuts, Rimkus, Kulepovs, José Marquardt, Daniel Airoso, Mickevics, Kozlovskis e Goes
Ao intervalo 0-4
Golos
Benfica: Silvestre (2'), Arthur (7'), Carlos Monteiro (18'), Jacaré (20'), Afonso Jesus (24') e Kutchy (36'); Riga: Vargas (40')
Marcha do marcador
0-6; 1-6
Facto relevante
Benfica: André Coelho expulso por acumulação de cartões amarelos (40')

Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 30 de outubro de 2025

Patrocinadores Futsal


Relacionadas