Futebol Formação

01 novembro 2025, 14h30

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

Somadas duas vitórias consecutivas na Liga 2, o Benfica B procura conquistar mais 3 pontos na deslocação ao Estádio de São Luís, onde, a partir das 15h30 de domingo, 2 de novembro, enfrenta o Farense em jogo da 10.ª jornada.

Na antevisão, em declarações à BTV, o treinador Nélson Veríssimo apontou a "preparação" e a introdução de "correções" como fatores que viabilizaram a mudança nos resultados das águias. Na 8.ª e 9.ª jornadas da Liga 2, recorde-se, o Benfica B derrotou o Feirense (0-2) e o Paços de Ferreira (2-1).

"Foi o assimilar das ideias por parte dos jogadores que se traduziu em campo. No início da época tive a oportunidade de falar sobre a mudança de ciclo que tivemos. As dificuldades no começo eram expectáveis, mas sentimos que a vitória podia acontecer a qualquer momento. A certa altura, a vinda de jogadores da Equipa A para o contexto da Equipa B deu-nos a maturidade que em alguns momentos sentimos que faltava. Temos a consciência de que, neste Campeonato, fazemos jogos contra homens com um grande conhecimento do jogo e muita maturidade, e isso faltou-nos em muitos momentos de alguns jogos. No entanto, os nossos jogadores, do plantel da Equipa B, nunca viraram a cara à luta, trabalharam sempre no limite e, portanto, davam-nos garantias de que os 3 pontos seriam uma questão de tempo. Isso já lá vai. Ganhámos contra o Feirense, vencemos frente ao Paços de Ferreira, mas são vitórias que já estão guardadas e, agora, é olhar para a frente. Olhar para a frente é olhar para o Farense. Vai ser um jogo completamente diferente", explicou o técnico.

Benfica B

Este será o terceiro duelo do Benfica B em 9 dias, mas, apesar do pouco tempo de preparação entre os jogos, Nélson Veríssimo salienta que é uma oportunidade de refrescar a equipa.

"Já estávamos preparados para esta circunstância. Jogar é sempre bom. A ideia, a forma de trabalhar, o conhecimento que transmitimos aos nossos jogadores relativamente ao que pretendemos em cada momento do jogo já vem, de alguma forma, desde o início da época. Acaba por ser benéfico. Este momento competitivo permite rodar os jogadores e todos se sentem úteis. Percebem que, dado o curto intervalo de tempo entre os jogos, provavelmente poderão existir alterações na equipa. Portanto, esse também vai ser o nosso desafio contra o Farense, uma equipa com muita tradição de Primeira Liga, certamente uma equipa construída para subir de divisão, num estádio e num campo que são tradicionalmente difíceis, com um treinador com muita qualidade. Esperamos dificuldades no São Luís, que é um dos estádios míticos, um estádio muito característico, até pela envolvência que o público cria. Certamente uma equipa que, na sua casa, vai tentar exercer uma pressão forte e vai tentar exercer domínio desde o primeiro minuto do jogo. Estamos à espera de dificuldades, muito crentes no nosso processo de treino, no que temos produzido em jogo e muito crentes no que é a qualidade e a mentalidade que os nossos jogadores têm neste momento. Perspetivando o jogo com o Farense, da nossa parte, a mesma ambição, a mesma mentalidade, tendo consciência de que vamos ter de mexer na equipa para refrescar", justificou.

A escolha da estrutura com que o Benfica B se apresentará no jogo com o Farense também é influenciada pela "recuperação dos jogadores".

"Olhando para o perfil de jogo do Farense, eventualmente pensar qual será, dentro das duas estruturas que temos utilizado nesta época, a que nos pode dar mais vantagens. Neste momento diria que nem uma, nem outra estão fechadas", concluiu.

Nélson Veríssimo

Ouça Nélson Veríssimo

Os encarnados, no 13.º lugar da tabela, somam 10 pontos em 9 jornadas disputadas. Com um jogo a menos (8), o Farense é 11.º classificado, com 11 pontos. Para o treinador das águias, os números são apenas dados que não traduzem o potencial do oponente.

"Olhamos para o Farense e, indiscutivelmente, tem uma boa equipa e bons jogadores. Talvez ainda não com os resultados que esperava, mas tem uma boa equipa, com grande potencial de crescimento. O mais importante é percebermos as dinâmicas do Farense a atacar e a defender e prepararmos a nossa equipa para o que vai ser a dificuldade do jogo. O [Jorge] Silas é um treinador que tem muitas nuances estratégicas, e nós temos de ter isso em linha de conta", apontou.

"O nosso desafio está em manter a consistência que temos tido, principalmente nestes dois jogos, no momento defensivo, mas também na produção ofensiva que temos vindo a ter. Estamos preparados para as dificuldades, e certamente as dificuldades também serão atenuadas por aquilo que vai ser a nossa capacidade de controlar o jogo e de dominar o jogo com bola, mas também pelo apoio que vamos ter da parte dos adeptos. Apelamos à presença dos nossos adeptos porque, como temos dito, em muitos momentos eles acabam por fazer a diferença", afirmou Nélson Veríssimo.

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas