Futebol Formação

04 novembro 2025, 16h22

UEFA Youth League

Treinador Vítor Vinha dá indicações na sessão de trabalho no Benfica Campus

No relvado principal do Benfica Campus, o Benfica recebe o Bayer Leverkusen nesta quarta-feira, 5 de novembro, às 11h00, em jogo da 4.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League. É mais um teste de maturidade para os jovens comandados por Vítor Vinha, que procuram dar continuidade ao percurso competitivo e reafirmar a qualidade da Formação encarnada frente a um adversário de enorme exigência.

Com a serenidade e a convicção de quem acredita no trabalho diário, o técnico das águias projetou um duelo de elevada dificuldade, sublinhando a identidade sólida da jovem equipa alemã.

UEFA Youth League

Ouça Vítor Vinha

"Um adversário muito difícil, uma equipa muito compacta, com muita qualidade individual e coletiva. Uma equipa que sabe o que está a fazer em campo, que não precisa de dar muitos toques na bola para causar dano ao adversário, uma equipa que sabe defender e contra-atacar muitíssimo bem, e que nos vai obrigar a estar completamente concentrados do primeiro ao último segundo, completamente ligados no jogo, solidários uns com os outros, a controlar, e a sermos muito competentes naquilo que são todos os momentos do jogo", analisou o técnico em declarações à BTV.

No balneário, o sentimento é de respeito, mas também de confiança. Tiago Freitas, médio de 19 anos, destacou o valor do oponente, mas garantiu que o Benfica está preparado para responder à altura.

"Estamos à espera de encontrar um grande adversário, e o resultado que eles têm tido nos últimos jogos assim o diz. Estamos à espera de uma equipa agressiva, que tem um futebol direto e que, com poucos toques na bola, chega muito rápido à nossa baliza. Mas eu sinto que a equipa está preparada, e vamos com tudo para conseguir o melhor do jogo", salientou o jovem jogador.

UEFA Youth League

Ouça Tiago Freitas

As ausências decorrentes do facto de o Benfica ser o clube mais representado no Mundial de Sub-17 também se fazem sentir no grupo. Tiago Freitas reconheceu o impacto, mas transformou-o em motivação.

"Acho que é um orgulho, tanto para os meus colegas como para o Clube, mas também sinto que, como nós somos a melhor Formação do mundo, temos muitas opções, temos jogadores com muita qualidade, e acho que isso não vai ser um problema para nós. A equipa está confiante, temos tudo para entrar bem no jogo", afirmou.

UEFA Youth League

Bilhetes para o jogo

Ver mais ›

Vítor Vinha reforçou a ideia, equilibrando orgulho e exigência, num discurso de ambição e responsabilidade.

"É um momento de grande orgulho para nós porque colocamos 10 jovens jogadores numa das competições mais importantes de seleções da idade. Portanto, é fantástico. Ao mesmo tempo, destes 10, apenas dois ainda não tinham minutos na nossa Youth League, apenas um ainda não esteve na ficha de jogo da competição. Obviamente que nos retira aqui muitas opções, há jogadores que costumavam até ser titulares nesta Youth League, mas nós não nos podemos agarrar a isso, não pode ser uma desculpa para nós. Temos de encarar, sim, como uma oportunidade para competirmos novamente. Há jogadores que vão ter de se assumir. Não estão esses, mas estão outros. Nós somos o Sport Lisboa e o Benfica. Somos a melhor Formação do mundo, e, portanto, vamos ter de dar resposta, não nos podemos agarrar a isso, mas, obviamente, tem aqui o seu peso. Estamos plenamente confiantes com o que temos, com os rapazes, com o nosso Clube, com toda a envolvência. E, sobretudo, se amanhã [quarta-feira, 5 de novembro] tivermos cá os nossos adeptos em peso, tudo será mais fácil. Estes rapazes merecem, e seria muito bom que tivéssemos aqui uma boa casa para nos empurrar para a vitória", apelou o treinador.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 4 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas