Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Presidente Rui Costa contundente nas críticas à decisão da equipa de arbitragem (VAR incluído) que prejudicou seriamente o Benfica e teve impacto no resultado do jogo com o Casa Pia na Luz.
10 novembro 2025, 00h08
Presidente Rui Costa
"Exijo muito mais a esta equipa, tem qualidade para muito mais do que aquilo que foi hoje, independentemente dos cansaços. Mas o que se passou neste fim de semana é mais uma prova de como o futebol português está doente. É inadmissível o que se passou, mais uma vez, aqui hoje. Não fugindo às responsabilidades do Benfica, um penálti destes é não conhecer a regra do jogo. Mais do que o árbitro assinalar o penálti, é muito questionável como é que o VAR não reverte uma situação destas. É muito questionável, porque a lei é muito clara, muito clara. Já chega disto! Este fim de semana representa aquilo que está a ser o futebol português. Ontem [sábado], um canto-fantasma... um pontapé de baliza transforma-se num canto-fantasma que dá 2 pontos a uma equipa. Hoje, um penálti contra a lei do jogo dá abertura do jogo para o Casa Pia, que não tem culpa nenhuma nesta situação, mas reabre o jogo, que estava 2-0", afirmou Rui Costa.
"E volto a dizer, para que fique bem claro: nós não fugimos às nossas responsabilidades, e jamais permito que a nossa equipa fuja àquilo que é a responsabilidade dela. E tem de querer mais, tem de querer muito mais. Mas é inadmissível que seja dado um penálti desta maneira, que reabre o jogo. Porque é contra a lei do jogo. Não é uma situação duvidosa. É contra a lei do jogo. A lei é muito clara em relação a esta situação. É uma bola que vai ao peito, e depois dali vai ao braço. Portanto, a lei é muito clara. E o árbitro até pode analisar mal, mas o VAR não pode. O VAR não pode. E já são muitos casos destes, e muitos casos destes contra o Benfica. Vamos pedir uma audiência clara a quem dirige o futebol português, ao Conselho de Arbitragem, porque o que está a passar no futebol português é grave demais. É demasiado grave. Aquilo que se viu nestes dois dias é demasiado grave. São 2 pontos para uma equipa e tirados 2 pontos a outra equipa. Assim se ganham Campeonatos, de facto. É demasiado grave, e o Benfica não vai ficar calado numa situação destas. Já chega, já chega disto!", frisou o Presidente.
![]()
"O que eu estou a dizer é muito claro. O que se passou neste fim de semana e o que se tem passado ao longo do tempo. E é muito grave esta situação. São situações muito graves. Não são situações de discussão. Não são situações de é ou não é. A lei é muito clara. E faz-me muita confusão que os árbitros tenham todos os cursos que têm de ter, que tenham todas as instruções que têm de ter de quem os dirige, e que depois não cumpram a lei de jogo numa situação que é claríssima. E repito, que é para ficar mesmo esclarecido: à equipa, peço responsabilidade também, uma exigência diferente. E não fizemos o jogo que queríamos fazer. Era um dia muito importante na história do Benfica. Os Benfiquistas mereciam sair daqui com alegria, e não com a tristeza com que saíram daqui hoje. Portanto, as minhas desculpas por isso também. Mas já chega disto. Não venho aqui discutir se é penálti, ou não é penálti, um lance de interpretação. Venho aqui discutir a lei, mais uma vez. Já não é a primeira vez que o faço. Venho aqui discutir a lei, mais uma vez. Assim como ontem. São 2 casos muito flagrantes que dão 2 pontos a uma equipa e tiram 2 pontos a outra equipa", objetivou Rui Costa.
Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 10 de novembro de 2025







