Clube

10 novembro 2025, 00h08

Rui Costa

Presidente Rui Costa

DECLARAÇÕES

Rui Costa, Presidente do Sport Lisboa e Benfica, falou à comunicação social na noite deste domingo, 9 de novembro, após o jogo com o Casa Pia, no Estádio da Luz, encontro da 11.ª jornada da Liga Betclic que ficou marcado por um gigantesco e decisivo erro de arbitragem, em prejuízo da equipa encarnada.

"Exijo muito mais a esta equipa, tem qualidade para muito mais do que aquilo que foi hoje, independentemente dos cansaços. Mas o que se passou neste fim de semana é mais uma prova de como o futebol português está doente. É inadmissível o que se passou, mais uma vez, aqui hoje. Não fugindo às responsabilidades do Benfica, um penálti destes é não conhecer a regra do jogo. Mais do que o árbitro assinalar o penálti, é muito questionável como é que o VAR não reverte uma situação destas. É muito questionável, porque a lei é muito clara, muito clara. Já chega disto! Este fim de semana representa aquilo que está a ser o futebol português. Ontem [sábado], um canto-fantasma... um pontapé de baliza transforma-se num canto-fantasma que dá 2 pontos a uma equipa. Hoje, um penálti contra a lei do jogo dá abertura do jogo para o Casa Pia, que não tem culpa nenhuma nesta situação, mas reabre o jogo, que estava 2-0", afirmou Rui Costa.

"E volto a dizer, para que fique bem claro: nós não fugimos às nossas responsabilidades, e jamais permito que a nossa equipa fuja àquilo que é a responsabilidade dela. E tem de querer mais, tem de querer muito mais. Mas é inadmissível que seja dado um penálti desta maneira, que reabre o jogo. Porque é contra a lei do jogo. Não é uma situação duvidosa. É contra a lei do jogo. A lei é muito clara em relação a esta situação. É uma bola que vai ao peito, e depois dali vai ao braço. Portanto, a lei é muito clara. E o árbitro até pode analisar mal, mas o VAR não pode. O VAR não pode. E já são muitos casos destes, e muitos casos destes contra o Benfica. Vamos pedir uma audiência clara a quem dirige o futebol português, ao Conselho de Arbitragem, porque o que está a passar no futebol português é grave demais. É demasiado grave. Aquilo que se viu nestes dois dias é demasiado grave. São 2 pontos para uma equipa e tirados 2 pontos a outra equipa. Assim se ganham Campeonatos, de facto. É demasiado grave, e o Benfica não vai ficar calado numa situação destas. Já chega, já chega disto!", frisou o Presidente.

Rui Costa

"O que eu estou a dizer é muito claro. O que se passou neste fim de semana e o que se tem passado ao longo do tempo. E é muito grave esta situação. São situações muito graves. Não são situações de discussão. Não são situações de é ou não é. A lei é muito clara. E faz-me muita confusão que os árbitros tenham todos os cursos que têm de ter, que tenham todas as instruções que têm de ter de quem os dirige, e que depois não cumpram a lei de jogo numa situação que é claríssima. E repito, que é para ficar mesmo esclarecido: à equipa, peço responsabilidade também, uma exigência diferente. E não fizemos o jogo que queríamos fazer. Era um dia muito importante na história do Benfica. Os Benfiquistas mereciam sair daqui com alegria, e não com a tristeza com que saíram daqui hoje. Portanto, as minhas desculpas por isso também. Mas já chega disto. Não venho aqui discutir se é penálti, ou não é penálti, um lance de interpretação. Venho aqui discutir a lei, mais uma vez. Já não é a primeira vez que o faço. Venho aqui discutir a lei, mais uma vez. Assim como ontem. São 2 casos muito flagrantes que dão 2 pontos a uma equipa e tiram 2 pontos a outra equipa", objetivou Rui Costa.

Texto: Redação
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 10 de novembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol