Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
A FCAC apresentou um compromisso de combate às alterações climáticas na COP 30, em Belém, no Brasil.
21 novembro 2025, 12h00
Num movimento inédito e de grande relevância para o desporto mundial, diversos clubes de futebol promoveram a criação da Aliança de Clubes de Futebol pelo Clima (Football Clubs Alliance for Climate – FCAC), uma iniciativa que visa unir o poder e a influência do futebol na luta contra as alterações climáticas.
A aliança – à qual o Benfica aderiu na COP 30 – reúne clubes comprometidos em promover práticas sustentáveis, reduzir o impacto ambiental das suas atividades e sensibilizar adeptos e comunidades para os desafios da crise climática global. A iniciativa conta com o apoio da European Football Clubs – EFC e do Qarabag FK, que assumem o papel de promotores iniciais do projeto.
Os clubes signatários manifestam "preocupação com os impactos adversos das alterações climáticas, que afetam os meios de subsistência, a segurança e o bem-estar das pessoas e dos ecossistemas", reafirmando a urgência de uma ação coletiva, como é possível constatar na declaração conjunta.
A FCAC estabelece ainda um conjunto de compromissos concretos, entre os quais se destacam:
A adoção do Quadro de Ação Climática para o Desporto das Nações Unidas (UNFCCC Sports for Climate Action Framework), alinhado com os objetivos do Acordo de Paris, para reduzir as emissões e inspirar adeptos a agirem em prol do clima;
Promoção da sensibilização ambiental, através de campanhas, programas educativos e workshops destinados a aumentar a compreensão dos desafios climáticos e a destacar boas práticas de sustentabilidade no futebol;
Colaboração entre clubes e parceiros, facilitando a partilha de conhecimento e estratégias eficazes para a mitigação dos impactos climáticos;
Apoio a iniciativas verdes, em parceria com cidades, Organizações Não Governamentais (ONG) ambientais e organizações comunitárias, promovendo soluções de adaptação climática e investimento em tecnologias sustentáveis;
Criação de um Comité Diretivo para coordenar os esforços da Aliança e garantir uma cooperação internacional contínua entre as entidades envolvidas.
Com esta aliança, o futebol sublinha o seu papel como um agente global de mudança, capaz de mobilizar milhões de pessoas em torno de causas comuns, e reafirma o seu compromisso não apenas com o desporto, mas também com o futuro do planeta – demonstrando que paixão e responsabilidade ambiental podem caminhar lado a lado.
Manuel de Brito, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica e membro executivo do Conselho de Administração da Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, enaltece a convicção de que a "sustentabilidade não é um custo".
"O futebol tem o poder de unir pessoas em qualquer lugar, e esse poder vem acompanhado de responsabilidade. A adesão à Football Clubs Alliance for Climate reflete a convicção do Benfica de que a sustentabilidade não é um custo – é uma oportunidade para criar valor e fazer uma verdadeira diferença. Esta não é uma competição que possamos vencer sozinhos nem uma que se jogue dentro de campo. É uma missão coletiva contra as alterações climáticas, e só trabalhando em conjunto podemos realmente vencer em todas as frentes", referiu Manuel de Brito.
Henrique Conceição, head of sustainability do Sport Lisboa e Benfica, defende que o Clube "reafirma o compromisso de liderar pelo exemplo". "Através da nossa estratégia de sustentabilidade, Redy – Win in All Fields, estamos a transformar o alcance global do Benfica em impacto positivo. Ao juntarmo-nos à Football Clubs Alliance for Climate, reafirmamos o nosso compromisso de liderar pelo exemplo – mobilizando os nossos adeptos, parceiros e comunidades a agir por um futuro mais sustentável. O futebol pode e deve ser uma força de mudança – e orgulhamo-nos de estar ao lado de outros clubes a impulsionar essa transformação", concluiu.
O Benfica tem uma estratégia definida para a Sustentabilidade: Redy, Ganhar em Todos os Campos! Esta presença e esta adesão à Aliança de Clubes de Futebol pelo Clima é mais um passo no compromisso com um futuro mais sustentável.
Texto: Redação
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de novembro de 2025