Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador adjunto do Benfica lançou o clássico dos oitavos de final da Taça de Portugal e sublinhou a ambição da equipa nas quatro frentes competitivas em que está inserida.
22 dezembro 2021, 14h26
João de Deus
Na vez do treinador Jorge Jesus, que cumpre castigo imposto pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, João de Deus falou aos jornalistas no Benfica Campus e, sobre o grande embate dos "oitavos" da Taça de Portugal, admitiu que este clássico pode ser "um jogo mais aberto porque tem de haver uma decisão"...
Duas perguntas: como perspetiva este duelo com o FC Porto? Que comentário faz às notícias dos últimos dias, em especial às desta quarta-feira, relativamente ao tema Jorge Jesus-Flamengo?
Vou começar por falar da segunda questão que me colocou, até para dissipar quaisquer dúvidas que possam ter. Estou aqui porque infelizmente o nosso treinador foi castigado e não pode estar, senão ele teria todo o gosto em responder sobre o que vos vou dizer. Em relação às notícias que têm vindo a público nos últimos dias, e mais precisamente hoje [quarta-feira], dizer-vos que tenho falado muito com o míster, como é habitual, e especificamente hoje mais ainda. É verdade que ontem [terça-feira] houve um encontro do míster com os seus amigos do Flamengo, devidamente autorizado pelo Sport Lisboa e Benfica e com o conhecimento do Presidente Rui Costa, em que o míster disse que não pode e não quer abandonar o Benfica. Há um contrato, quer cumpri-lo e quer ganhar títulos no Sport Lisboa e Benfica, porque foi esse o propósito que o fez, e nos fez a todos, regressar a Portugal. Esse propósito mantém-se e cada vez com mais convicção. Isto que fique bem claro, para de uma vez por todas se acabar com as dúvidas. Esta mensagem que vos estou a passar foi-me transmitida pelo míster Jorge Jesus há bem pouco tempo, na presença do diretor-geral Rui Pedro Braz e do Presidente Rui Costa. Esta é uma mensagem fidedigna. Posto isto, acabaram-se as dúvidas em relação a este tema. Tudo o que se tem falado não nos desvia em nada do que queremos, e o queremos é vencer títulos no Benfica. Estamos envolvidos em quatro competições e queremos ganhar títulos no Benfica. Todas estas notícias não vão desviar o foco da equipa do Sport Lisboa e Benfica, que tem o intuito de ir ao Dragão para se qualificar para os quartos de final da Taça de Portugal.
...
Sobre o clássico: vai ser um jogo de grau de dificuldade muito elevado. Temos analisado o FC Porto, conhecemos bem a sua equipa, muito forte nas dinâmicas coletivas e individuais, e com isso vai-nos obrigar a uma atenção permanente, mas também temos as nossas armas, queremos impor o nosso jogo e, dentro da estratégia que o míster definiu e planeou, ter sucesso e vencer.
Espera um jogo aberto, de parada e resposta?
É provável que seja um jogo mais aberto porque tem de haver uma decisão, é normal que o jogo seja mais dividido. O FC Porto também é uma equipa muito forte no contragolpe, estamos bem identificados e alerta para o que possam ser as dinâmicas do adversário, com jogadores muito rápidos e objetivos na frente, que a qualquer momento nos podem causar problemas. Queremos ser uma equipa capaz de sobrepor as nossas virtudes e de alguma forma diminuir as nossas dificuldades.
O que é que a ausência dos treinadores principais pode mudar neste jogo?
Não posso fazer futurologia, não lhe sei responder a isso. O que sei é que, a bem do futebol, isto não deveria acontecer, tanto o míster Jorge Jesus como o míster Sérgio Conceição deveriam estar no jogo, porque isso iria trazer mais espetáculo e mais encanto ao clássico. O que eu e o meu colega tentaremos fazer é, de forma quase indireta, pôr em prática o que os treinadores principais foram trabalhando ao longo destes dias para o jogo. Quem decide e pensa as ideias para os jogos e para as suas equipas é que deveria estar ao comando.
Texto: João Sanches
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024