Canoagem

22 maio 2022, 17h59

Fernando Pimenta e João Duarte

Fernando Pimenta, João Duarte, João Ribeiro e Messias Baptista, canoístas do Sport Lisboa e Benfica, conquistaram neste domingo, 22 de maio, medalhas de ouro, prata e bronze na Taça do Mundo de Velocidade, que decorreu em Racice, na República Checa.

Se na véspera Fernando Pimenta já deixara a sua marca com a conquista da medalha de ouro em K1 1000 metros, neste domingo o canoísta de Ponte de Lima e que defende as cores do Benfica, alcançou nova medalha de ouro em K2 1000 metros, numa embarcação onde João Duarte, recentemente contratado pelo Glorioso, remou e conquistou a primeira medalha internacional enquanto sénior. Os 3:16,09 minutos revelam bem a qualidade da prova dos portugueses, que deixaram para trás os perseguidores diretos, concretamente os dinamarqueses Christian Farstad e Gustav Bock, assim como os australianos Pierre Westhuyzen e Noah Havard.

Fernando Pimenta e João Duarte

Fernando Pimenta e João Duarte deixaram mesmo uma mensagem de vídeo aos Benfiquistas. "Olá família Benfiquista! Muito obrigado pelo vosso apoio. Segunda medalha de ouro nesta Taça do Mundo, estou muito contente. Estamos juntos", atirou o medalhado olímpico, enquanto o estreante entre os medalhados João Duarte disse: "Obrigado família Benfiquista pelo vosso apoio! Primeira medalha numa Taça do Mundo! Estamos juntos!" 

Mas Fernando Pimenta voltou a mostrar-se em grande nível na última prova da competição, concretamente em K1 5000 metros, onde ficou a 87 centésimos (20:34,30 minutos) de alcançar nova medalha de ouro, ainda assim logrou a prata, ficando o primeiro lugar do pódio para o dinamarquês Thorbjorn Rask, com o tempo de 20:33,43 minutos.

Na referida final, destaque para o excelente desempenho de João Duarte. O jovem canoísta do Benfica ficou na 5.ª posição, com um tempo de 21:10,83 minutos.

João Ribeiro e Messias Baptista

Porém, pelo meio das provas de Fernando Pimenta e João Duarte, João Ribeiro e Messias Baptista, também eles atletas do Benfica, conquistaram a medalha de bronze na final de K2 500 metros, registando um tempo de 1:28,85 minutos, atrás da dupla australiana (Jean Westhuyzen e Thomas Green) e da ucraniana (Oleh Kukharyk e Ihor Trunov), vencedora com 1:28,30 minutos. 

Refira-se que Teresa Portela, em K1 200 metros, ficou na 4.ª posição, com o tempo de 40,51 segundos, tendo o pódio ficado entregue às eslovenas Spela Janic e Anja Orterman (vencedora com 39,72 segundos), além da polaca Dominika Putto. A canoísta do Benfica conseguiu a medalha de bronze em K1 500 metros neste sábado, 21 de maio.

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: FPC
Última atualização: 22 de maio de 2022

Patrocinador Benfica Olímpico


Utilizamos cookies para enriquecer a sua experiência de navegação.
Ao continuar a navegar no nosso site está a concordar com a nossa política de utilização de cookies.

Aceitar