ECO Benfica

16 novembro 2022, 00h00

ECO Benfica

Dia Nacional do Mar

O Mar sempre teve uma enorme relevância estratégica para Portugal, nomeadamente desde a época dos Descobrimentos marítimos, sendo aos dias de hoje um setor vital para a economia portuguesa, representando 5% do PIB.

A História ensina-nos que, em crises do passado, a Economia do Mar – ou Economia Azul – mostrou ser um motor de recuperação económica. A crise climática que vivemos mostra que o crescimento da Economia Azul tem de se afirmar, cada vez mais, de forma indissociável com as preocupações com a sustentabilidade ambiental.

Para atingir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, com o qual o Grupo Benfica está alinhado desde a sua criação, a UE define que a Economia Azul Sustentável deve assentar na melhoria dos meios de subsistência e inclusão social das atividades marítimas e costeiras, em simultâneo com o combate à emergência climática, proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, utilização equilibrada dos recursos e concretização da ambição do net zero em 2050.

O Mar tem extrema relevância no equilíbrio ecológico (é a fonte de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera), para a regulação do clima através das interações oceano-atmosfera, e ainda devido à sua riqueza em recursos minerais, energéticos e alimentares (20% da proteína animal consumida pelo homem provém do mar, no caso português chega a ser 25% de toda a dieta alimentar).

Porém, apesar da sua inquestionável importância, todos os anos vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos – a maior parte com origem em terra –, estimando que em 2050 haja mais plástico que peixe no mar!

Nesse sentido, urge “desligar a torneira” em terra e evitar o agravamento da tempestade de resíduos que vão parar ao mar. A Associação Portuguesa de Lixo Marinho divulga várias ações de sensibilização e mitigação de resíduos marinhos, para todas as idades, desde limpezas de praias até programas mais extensos de monitorização da costa portuguesa.

Assim, o ECO Benfica convida todo o Universo Benfica e a sociedade em geral a celebrar o Dia Nacional do Mar, e a refletir sobre o cuidado e afeto que devemos desenvolver com o Mar, contribuindo para a preservação da biodiversidade e ecossistemas marinhos.

Juntamo-nos às entidades e organismos que promovem a importância do conhecimento científico na proteção do Oceano e a valorização dos serviços dos ecossistemas marinhos como vetores de desenvolvimento de uma Economia Azul Sustentável.

Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024