Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Dia Nacional do Mar
A História ensina-nos que, em crises do passado, a Economia do Mar – ou Economia Azul – mostrou ser um motor de recuperação económica. A crise climática que vivemos mostra que o crescimento da Economia Azul tem de se afirmar, cada vez mais, de forma indissociável com as preocupações com a sustentabilidade ambiental.
Para atingir os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, com o qual o Grupo Benfica está alinhado desde a sua criação, a UE define que a Economia Azul Sustentável deve assentar na melhoria dos meios de subsistência e inclusão social das atividades marítimas e costeiras, em simultâneo com o combate à emergência climática, proteção da biodiversidade e dos ecossistemas, utilização equilibrada dos recursos e concretização da ambição do net zero em 2050.
O Mar tem extrema relevância no equilíbrio ecológico (é a fonte de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera), para a regulação do clima através das interações oceano-atmosfera, e ainda devido à sua riqueza em recursos minerais, energéticos e alimentares (20% da proteína animal consumida pelo homem provém do mar, no caso português chega a ser 25% de toda a dieta alimentar).
Porém, apesar da sua inquestionável importância, todos os anos vão parar ao mar 8 milhões de toneladas de resíduos – a maior parte com origem em terra –, estimando que em 2050 haja mais plástico que peixe no mar!
Nesse sentido, urge “desligar a torneira” em terra e evitar o agravamento da tempestade de resíduos que vão parar ao mar. A Associação Portuguesa de Lixo Marinho divulga várias ações de sensibilização e mitigação de resíduos marinhos, para todas as idades, desde limpezas de praias até programas mais extensos de monitorização da costa portuguesa.
Assim, o ECO Benfica convida todo o Universo Benfica e a sociedade em geral a celebrar o Dia Nacional do Mar, e a refletir sobre o cuidado e afeto que devemos desenvolver com o Mar, contribuindo para a preservação da biodiversidade e ecossistemas marinhos.
Juntamo-nos às entidades e organismos que promovem a importância do conhecimento científico na proteção do Oceano e a valorização dos serviços dos ecossistemas marinhos como vetores de desenvolvimento de uma Economia Azul Sustentável.
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024