Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Dia Mundial do Solo
O solo é a interface entre a litosfera, atmosfera e hidrosfera, que sustenta a biosfera. A FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) define que os solos saudáveis são essenciais para a vida na Terra, garantindo a erradicação da fome, a segurança alimentar, a regulação do ciclo hidrológico e um desenvolvimento sustentável que permita a adaptação às alterações climáticas. Porém, os solos a nível global estão ameaçados por múltiplas formas de degradação.
A degradação do solo leva ao esgotamento de alguns solos em nutrientes, perdendo a capacidade de suportar culturas, enquanto outros solos atingem uma concentração elevada de nutrientes – e.g. devido à utilização incorreta de fertilizantes – que originam focos de contaminação de recursos hídricos, colocando em risco a saúde humana e animal e acelerando as alterações climáticas, por via do aumento da emissão de gases com efeito de estufa.
O desequilíbrio de nutrientes constitui uma das principais ameaças à saúde dos solos em todo o mundo, com graves efeitos ambientais e socioeconómicos, nomeadamente por conduzir à insegurança alimentar. Os sistemas agrícolas perdem nutrientes a cada colheita e, se o solo não for gerido de forma sustentável, a fertilidade diminui progressivamente e as plantas produzidas terão défice de nutrientes.
Cerca de 95% dos alimentos que ingerimos vêm direta ou indiretamente do solo, pelo que estes devem ser seguros e nutritivos, de modo a fornecer energia e nutrientes básicos, como para prevenir doenças e a ingestão de substâncias tóxicas nocivas. Nas últimas décadas, o nível de vitaminas e nutrientes nos alimentos diminuiu drasticamente, e estima-se que mais de 25% da população mundial sofra de falta de micronutrientes, fenómeno conhecido como "fome oculta" por ser difícil de detetar.
Alguns factos interessantes sobre o estado do solo e a sua importância atual e futura:
O número de organismos vivos numa colher de sopa de solo é superior aos 8 mil milhões de pessoas na Terra;
Dos 18 nutrientes essenciais às plantas, 15 deles são fornecidos pelos solos, enquanto 3 são absorvidos pelas plantas através da fotossíntese;
As minhocas são uma autêntica fábrica do solo, cuja presença pode aumentar até 90% a capacidade de absorção de água pelo solo e aumentar a colheitas em 300%;
A rotação de culturas e a utilização de plantas de cobertura, como leguminosas, aumenta o teor de carbono em 8,5% e de azoto em 12,8%, em comparação com monoculturas intensivas;
Um terço dos solos a nível global estão degradados – estudos da Scientific American relevam que o esgotamento do solo entre 1975 e 1997 levou a que vegetais frescos tivessem perdas de 27% de cálcio, 37% de ferro, 21% de vitamina A e 20% de vitamina C;
A produção agrícola terá de aumentar em 60% para responder à procura por alimento em 2050 – aumento esse que só poderá ser atingido através de uma gestão sustentável do solo.
Em 2022, o Dia Mundial do Solo (#WorldSoilDay) tem como mote a campanha "Soils: Where food begins", visando aumentar a consciência da importância de proteger o solo, abordando os principais desafios relacionados à fertilidade do solo, à sua saúde e ao desequilíbrio de nutrientes.
O ECO Benfica junta-se a este apelo para a necessidade de salvar os nossos solos, para garantir a nossa sobrevivência e para que as gerações futuras tenham acesso a níveis adequados de nutrição. Citando um provérbio japonês, "não fará sentido plantar sementes, depois de ficar com fome".
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 28 de dezembro de 2023