Futsal Feminino

26 janeiro 2025, 14h22

Ana Catarina Futsal feminino

Ana Catarina

Tem 18 anos de Benfica, que só não são consecutivos por conta de uma temporada jogada em Itália. Aos 32 anos, com 27 títulos no currículo, foi mais uma vez reconhecida como a melhor guarda-redes de futsal do mundo. Motivo mais do que justificado para Ana Catarina ter sido a convidada desta semana do programa Protagonista, da BTV.

REAÇÃO AO PRÉMIO

"Eu tenho sempre a expectativa de estar entre as 10 nomeadas, e obviamente que quero sempre ganhar. Tenho plena noção de quando é que, se calhar, talvez não tenha sido um ano assim tão bom, e de quando é que talvez tenha sido um bom ano. Mas a reação desta vez foi mais emotiva, porque tinha perdido em 2022 e 2023. Em 2023 tinha perdido quando, inclusive, tínhamos conquistado a Champions League. Portanto, a expectativa de ganhar não era nem muita, nem pouca, era: se sim, OK; se não, também tranquilo, trabalhar mais ainda para vir a ganhar em 2025. Mas esta vez foi mais emotiva ainda pelo facto de não ganhar há dois anos consecutivos e também, pronto, não estar assim tão à espera de ser possível ganhar. Ter a boa notícia de poder regressar às quadras e ter sido eleita a Melhor do Mundo, acho que foi uma ótima forma de entrar em 2025, que é um ano importantíssimo para o futsal feminino, porque temos o primeiro Mundial organizado pela FIFA. Portanto, espero que o mote esteja dado para que tudo corra de forma perfeita em 2025."

Ana Catarina Futsal feminino

"A reação desta vez foi mais emotiva ainda pelo facto de não ganhar há dois anos consecutivos e também não estar assim tão à espera de ser possível ganhar"

Ana Catarina

A MELHOR DO MUNDO… E A MELHOR DO MUNDIAL?

"Foi inclusive uma aposta que já fiz com uma pessoa, que eu tenho esse objetivo. Disse-lhe mesmo que vou ganhar a Luva de Ouro do Mundial. Tenho esse desejo. Obviamente que o principal objetivo é ser campeã do mundo. Primeiro que tudo, estar lá, porque temos o apuramento agora em março contra Itália, Hungria e Suécia, não vai ser fácil. O objetivo é fazer com que Portugal seja campeão do mundo, no primeiro Mundial."

HERDEIRAS NA BALIZA

"Acho que o Benfica, a nível de formação de guarda-redes, tem tido uma excelente formação. Temos tido, felizmente, agora a Xana. A Maria Inês também teve o seu regresso e também tem um potencial enorme. A Marta Costa, que saiu neste ano para os Leões Porto Salvo, também já provou o seu valor. Portanto, acho que o futuro está completamente assegurado, seja pela Xana, pela Maria Inês ou mesmo pela Marta, que neste momento está fora, mas que eu também gostava que um dia regressasse ao Benfica."

UM EXEMPLO PARA AS MAIS NOVAS

"Quando elas me deram os parabéns pela questão de ter sido eleita a melhor do mundo, disse-lhes: 'Espero que isto vos sirva apenas e só como exemplo para que vocês possam acreditar que é possível chegar lá. Vocês sabem a forma como eu trabalho nos treinos, portanto tirem isso de exemplo também, a dedicação que eu tenho, tirem isso de exemplo.' Infelizmente, antigamente não havia grandes referências, porque o futsal também tem vindo a evoluir. Hoje em dia, no Benfica, não faltam referências, seja na baliza, seja a pivô, seja a ala, seja a fixa, seja naquilo que for. Não faltam referências para as miúdas mais novas. E eu também lhes estou sempre a dizer: 'Vocês não queiram ser a nova Ana Catarina. Criem o vosso próprio nome, deixem a vossa própria marca sem imitar ninguém, vocês vão traçar o vosso caminho devagar, porque são coisas que levam muito tempo. Eu fui a melhor do mundo pela primeira vez com 26 anos. Fiquei quatro vezes em 2.º lugar, consecutivas, antes de ganhar esse prémio.' Portanto, eu digo-lhes muitas vezes isso, que sigam o meu exemplo, mas para porem em prática, para que acreditem também que um dia poderão chegar lá. É possível."

Ana Catarina Futsal feminino

"Hoje em dia, no Benfica, não faltam referências para as miúdas mais novas"

O RECONHECIMENTO

"Sim, posso afirmar que existe. Da parte dos adeptos, então, não há muito a dizer sobre isso, porque sinto constantemente o apoio deles, o carinho deles. Cada vez que falam para mim, dizem 'olha, é a melhor do mundo'. Portanto, sinto esse reconhecimento. Uma pessoa vai a passar no estádio antes de um jogo do Benfica, em que há muita gente, e os adeptos reconhecem- -me, falam-me, agradecem-me. E esse carinho enorme que eles têm por mim faz-me sentir completamente a melhor do mundo. E acho que isso é uma das coisas que não têm preço. De resto, em campo, com as minhas adversárias e tudo, mesmo a nível internacional, tenho recebido muitas mensagens a dar-me os parabéns, e acho que, quando as tuas adversárias te dão os parabéns e dizem que mereces, ou que foi justo, também é um reconhecimento bonito e que se calhar vai demonstrando aonde é que eu consegui chegar. E às vezes é difícil perceber realmente a dimensão de tudo isto. Temos de olhar também para a dimensão que o futsal feminino tem em Portugal. Mas acho que aquilo que também importa realmente para mim é o reconhecimento ou o orgulho que a minha família possa sentir. O reconhecimento dos adeptos do Benfica, obviamente que isso também é outro patamar para mim extremamente importante. O reconhecimento das minhas adversárias e colegas. E, lá está, sentir que sou um exemplo para as miúdas mais novas. São coisas que realmente me tocam, que realmente me fazem continuar a trabalhar, mas mais ainda. O resto do reconhecimento mais mediático ou parte da fama, como a gente lhe possa chamar, não mexe assim tanto comigo. Porque eu nunca trabalhei propriamente atrás disso. Procuro trabalhar para me sentir cada vez melhor, para ajudar o Benfica, para tentar ajudar a seleção, para ajudar as minhas colegas mais novas a evoluir. "

A HERANÇA PESADA QUE DEIXARÁ

"Acredito que deixarei uma herança pesada, mas gostava que elas vissem isso, se calhar, como uma motivação também, e não como uma pressão. Apesar de eu saber que sim, que poderá ser. Porque é giro isto de ser a melhor do mundo, mas para mim, e cada vez mais, já sendo a 4.ª vez, é sinónimo de cada vez mais pressão, cada vez mais responsabilidade."

HÁ MUITAS MELHORES DO MUNDO ENTRE AS COLEGAS

"Acredito que a Janice possa chegar lá. Ela tem demonstrado ao longo dos anos também a qualidade que tem. Está constantemente nomeada entre as 10 melhores do mundo ao longo dos anos. Portanto, isso é sinal de que tem vindo a trabalhar muito bem. Não só em Portugal como pela passagem dela por Itália também. Acredito que se calhar um título mundial pela seleção nacional a possa ajudar nesse aspeto. Mas também acredito que outras jogadoras pudessem estar nomeadas. A Sara Ferreira esteve nomeada no ano passado entre as 10 melhores do mundo. Acredito também, por exemplo, que a Maria Pereira pudesse ter estado agora entre as 10. A própria Fifó também. Portanto, acho que o plantel do Benfica está recheado de muita qualidade."

Ana Catarina Futsal feminino

"Uma pessoa vai a passar no estádio antes de um jogo do Benfica, e os adeptos reconhecem-me, falam-me, agradecem-me. E esse carinho enorme que eles têm por mim faz-me sentir completamente a melhor do mundo"

A HOMENAGEM DO CLUBE

"Acho que foi a melhor homenagem, o melhor prémio, o melhor reconhecimento que poderia ter tido. Nunca imaginei sequer. A minha avó não consegue vir ver os meus jogos. Está em casa a ver os jogos e desliga a televisão, porque tem medo de que eu me magoe, não gosta quando eu levo algum golo. Sofre muito. E receber esta homenagem em minha casa, porque para mim o Sport Lisboa e Benfica é a minha casa, junto das minhas pessoas, que para mim são os meus adeptos, e das minhas colegas, que são as minhas pessoas, foi o melhor prémio que poderia ter tido. O maior reconhecimento para mim foi este. Mas quero aproveitar agora este espaço, este momento, para agradecer mais uma vez ao Sport Lisboa e Benfica por me ter dado a conhecer ao futsal. Mas, acima de tudo, por esta linda homenagem junto da minha família. Acredito que não peço absolutamente mais nada. Já tenho tudo! Já tenho literalmente tudo! E serei eternamente grata ao Sport Lisboa e Benfica por tudo o que me tem dado, mas principalmente por este momento, que não há prémio nenhum que esteja acima disto."

Artigo publicado na edição de 24 de janeiro do jornal O Benfica

Texto: José Marinho
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 26 de janeiro de 2025

Patrocinadores Futsal