Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Para Bruno Lage, o triunfo do Benfica sobre o Nacional, por 3-0, na partida da 25.ª jornada da Liga Betclic, foi alcançado com justiça.
08 março 2025, 20h10
Bruno Lage
Para Bruno Lage, os encarnados protagonizaram uma "exibição segura". "Acho que é uma vitória muito justa. Os primeiros 45 minutos foram realmente muito bons, criámos imensas oportunidades, perante o Nacional, que tem vindo a crescer", começou por afirmar o treinador do Benfica, na entrevista rápida, à BTV.
Numa ideia reforçada posteriormente na conferência de Imprensa, face às "boas oportunidades" criadas, o Benfica poderia ter chegado ao intervalo com uma vantagem superior aos dois golos.
Na etapa complementar, o ascendente manteve-se: "E uma 2.ª parte em que controlámos o jogo, continuámos a ter boas oportunidades, em que poderíamos ter feito o 3.º golo mais cedo. Mas o que fica é um resultado muito bom, numa boa exibição, uma exibição sólida, independentemente de quem jogou, e uma vez mais a corresponder todo o plantel, porque realmente, desde o Samu [Samuel Soares] ao Zeki [Amdouni], que marcou, com todas as alterações que fomos fazendo, os jogadores corresponderam na plenitude."
Questionado sobre o posicionamento e a missão de Amdouni no corredor central, Bruno Lage explicou que a ideia foi "tentar criar uma dinâmica" entre o atacante suíço e Aursnes, de forma a procurar "um homem livre entre linhas" e, em simultâneo, "ter Bruma e Belotti a correr para empurrar a linha defensiva do Nacional".
Diante de um oponente "muitas vezes com um posicionamento tático diferente", o treinador das águias sublinhou que o Benfica tentou ser inteligente para "perceber sempre o espaço que estava livre" e dar sequência às suas jogadas.
ANÁLISE DO JOGO
"[Importância de marcar cedo] Sim, é sempre importante marcar. Antes de mais, queria manifestar as nossas condolências ao Barcelona [pelo falecimento do médico da equipa principal dos catalães]. Depois, antes de falarmos de nós, também realçar a exibição do Nacional, porque realmente foi uma equipa sempre muito segura, e isso vai também ainda enaltecer a nossa 1.ª parte. Acho que fizemos uma 1.ª parte muito boa, com uma grande dinâmica, criámos várias oportunidades de golo, e sinto que podíamos ter chegado ao intervalo com um resultado diferente. Olhar e ver também, e dar os meus parabéns à exibição dos três guarda-redes, porque realmente o Lucas França... nós temos este hábito recente de proporcionar boas exibições ao guarda-redes adversário. Depois o Samu [Samuel Soares], realmente, fez uma exibição muito boa, para além da defesa do penálti, sempre muito seguro nas suas intervenções, quer a defender, quer a atacar. E depois o Trubin, quer no final da 1.ª parte, quer no final do jogo... O ser companheiro do Samu, mal o jogo terminou, mal a 1.ª parte terminar, ou a 2.ª parte terminar, ir perto do Samu, e todos juntos. Esse tem sido o nosso sentimento de equipa. Terminar um jogo com uma exibição segura, com quatro miúdos – quatro miúdos, alguns já não são miúdos –, Samu, António [Silva], Leandro e Renato [Sanches], formados cá em casa. E depois um resultado muito bom, de 3-0, eventualmente com os golos do meu pai, que ele me vai dizer a seguir, 3 mais 3, venceríamos por 6."
LEANDRO COM "EXIBIÇÃO MUITO SEGURA E A CRESCER"
"[Análise à exibição de Leandro] Uma exibição muito segura e a crescer, confiamos muito nele e, sempre que sentimos que é o homem certo para jogar, não temos receio nenhum em colocar o Leandro a jogar."
PRODUÇÃO OFENSIVA E AS "IMENSAS OPORTUNIDADES CRIADAS"
"[Lucas França fez exibição de encher o olho?] Eu acho que fez, vi realmente duas, três intervenções muito boas do guarda-redes, vi também duas ou três intervenções dos centrais de carrinho a tirar bolas muito boas. Por isso, o mais importante para nós é a forma como jogamos em termos ofensivos e as oportunidades que vamos criando, e realmente, nestes últimos quatro jogos, criámos imensas oportunidades."
UM ESCLARECIMENTO E AS SOLUÇÕES NO PLANTEL
"[Como vai gerir a defesa no jogo com o Barcelona?] Olhe, antes de responder à sua pergunta, eu quero voltar ao tema de ontem [sexta-feira], porque... muito respeito ao seu trabalho, mas eu tenho de voltar ao tema de ontem. Realmente o seu colega Nuno Farinha tinha razão numa coisa, eu já sabia que quem tinha colocado a falsa notícia cá fora tinha sido ele, mas por respeito a uma pessoa que trabalhou aqui dentro, que esteve sentado aqui ao meu lado muitas vezes, comigo, e que trabalhou muitas vezes comigo, eu tenho de voltar a dizer que ele não está a dizer a verdade. Eu não sei com que intenção é que ele está a fazer, não sei qual é o interesse, não sei qual é a agenda, mas é falso, é mentira, e não admito que ninguém diga o contrário, ainda para mais uma pessoa que trabalhou largo tempo comigo e esteve sempre perto de mim. Olhe, eu não sei se o Nuno Farinha tem algo contra o Benfica ou contra alguém porque decidiram trazer este excelente profissional de volta a casa [Ricardo Lemos], mas em termos pessoais nada justifica o Nuno dizer que eu estou a mentir, quando eu já disse publicamente que não aconteceu o referido jantar. Sempre respeitei o Nuno, e sempre o respeitei, porque tivemos uma relação de trabalho muito cordial e de amizade, mas eu neste momento tenho de dizer que ele está ressabiado por ter saído do Benfica. O Nuno Farinha um dia, se é que não sabe neste momento, vai saber que está a mentir, ou que recebeu a informação errada, e nesse dia ele vai perceber que está a fazer um ataque pessoal ao Bruno Lage. Não é o Benfica, não é o treinador do Benfica, porque isso nós temos de aceitar, quando estamos do lado da crítica, se o nosso trabalho é bem feito, é mal feito, uma substituição, etc. Aqui é um ataque pessoal a mim, é um ataque pessoal à equipa técnica, que o recebeu de braços abertos quando ele esteve aqui a trabalhar connosco. Por isso, este assunto para mim está encerrado, repito, é falso, é mentira, mas mesmo assim coloco a pergunta no ar. Mas mesmo que fosse verdade, em 2023, eu ter jantado com o presidente de qualquer clube, mesmo que fosse verdade, porque é que isso, essa informação, essa mentira, surge precisamente neste momento? [Como vai gerir a defesa no jogo com o Barcelona?] Nós temos imensa gente para poder jogar, uma das substituições que nós fizemos durante a 2.ª parte foi a do Samuel [Dahl], porque o Samuel realmente tem feito um trabalho muito bom e vai ter de jogar, e até lá temos gente que ainda pode recuperar. Aquilo que é mais interessante nós olharmos em frente, é aquilo que fizemos nestes quatro jogos, o volume ofensivo que fizemos em termos de oportunidades criadas, nós temos de acreditar que vamos a Barcelona para vencer o jogo, para criar as nossas oportunidades, para marcar os nossos golos, vencer o jogo e seguir em frente na eliminatória."
"CONTINUAR A DAR MUITA CONFIANÇA A TODA A GENTE"
"[Questão do almoço pode estar relacionada com as politiquices das eleições de que falou há algum tempo?] Você acaba de dizer tudo. É verdade, você pergunta e eu volto a fazer a mesma pergunta. Lanço esse desafio para vós, porque realmente é estranho essa informação, que é falsa, surgir neste momento. [António Silva precisa do apoio de todos neste momento?] Sobre a situação do António, eu acho que não é só o António, todos os jogadores têm de sentir proteção e carinho dos adeptos. Tem sido assim desde o início, nós temos de continuar a dar muita confiança a toda a gente, foi assim que o Pavlidis fez o que fez, a trabalhar para a equipa e agora a marcar golos de forma consecutiva, nós temos de olhar e dar sempre muita confiança à equipa, porque realmente sinto a equipa segura, tranquila e com uma mentalidade muito boa em termos de competição e depois com uma união muito boa dentro do balneário, isso é muito bom para nós."
ROTATIVIDADE E O EXEMPLO NA BALIZA
"[Samuel Soares é o número 1? Em quem tem mais confiança para Barcelona?] Não, o Trubin é que vai jogar com o Barcelona. Não, a minha observação diária do trabalho é do trabalho de toda a gente. E isto não é colocar o Trubin na posição do Samu, é colocar, sim, o Samu na posição do Trubin. Eu tenho olhado muito para o trabalho do Samu, o trabalho de sombra que ele tem feito, e esse trabalho de sombra que ele tem feito também coloca o Trubin em sentido e a trabalhar. O Trubin com o Barcelona fez uma exibição fantástica, aquela defesa aos 20 minutos são três intervenções de um guarda-redes de grande nível, mas quando sentimos que também temos um guarda-redes jovem como o Samu, e mais, temos dois, mas também temos um miúdo que está a fazer um trabalho fantástico connosco no treino e na 2.ª Liga, que é o André [Gomes], por isso é olhar para o Samu e sentir que se pudermos alterar porque o espaço de competição... saímos do jogo do Barcelona para o jogo de hoje e jogámos com menos de 72 horas, porque não também deixarmos o Trubin fazer a recuperação, tirar-lhe o foco do jogo para poder recuperar e estar disponível para jogar com o Barcelona? E isso dá-nos a garantia porque realmente os jogadores que temos, não só o Samu, mas outros jogadores que temos do plantel, estão realmente a trabalhar e vemos muita gente ao mesmo nível."
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 9 de março de 2025