Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Na antevisão do Benfica-Arouca, Bruno Lage sublinhou a importância do jogo da 29.ª jornada da Liga Betclic para os objetivos coletivos do Clube.
12 abril 2025, 15h56
Bruno Lage
Em conferência de Imprensa no Benfica Campus, na véspera do desafio, sem rodeios e com a certeza da qualidade do trabalho que tem sido feito, Bruno Lage lembrou que o Arouca se apresenta como uma formação que "pratica bom futebol", daí que palavras como "respeito" e "humildade" tenham sido utilizadas pelo treinador na antevisão do embate.
Como é que estão a abordar este jogo com o Arouca, sabendo que faltam 6 jornadas para o fim do Campeonato?
Olhe, com o foco total, e acho que amanhã [domingo] é um bom exemplo disso: todos, quer nós, quer os jogadores, quer adeptos, estarmos no foco certo para atingir os nossos objetivos. Por isso, sobre a equipa, sobre os jogadores, trazer a confiança necessária do que têm sido as nossas exibições, mas também, simultaneamente, o respeito que tivemos hoje a observar o Arouca, e que isso nos traga a humildade para nós enfrentarmos o jogo de amanhã. Assim, é aquilo que eu também espero dos adeptos. A confiança, mas também o respeito, porque vamos jogar com uma equipa que pratica bom futebol, com uma equipa que no passado recente fez duas boas exibições, quer com o Braga, quer com o Sporting, com resultados de 2-2 e de 2-1. Por isso, tem de haver, da nossa parte, esses fatores. A confiança do que tem sido o percurso, em termos exibicionais e pela forma como a equipa treinou, o respeito pela análise que fizemos ao adversário, e amanhã uma humildade tremenda para vencer o jogo... e da parte dos adeptos o apoio de sempre, que amanhã, mais uma vez, o Estádio de da Luz seja o Inferno da Luz, e que da bancada para dentro da relva transporte apenas energia positiva para vencermos o jogo.
"Que o Estádio da Luz seja o Inferno da Luz, e que da bancada para dentro da relva transporte apenas energia positiva para vencermos o jogo"
Bruno Lage
Na sua opinião, o Benfica, neste momento, é o principal favorito a vencer o Campeonato? Do outro lado, com a ultrapassagem que aconteceu na última jornada, sentiu que o Sporting abanou e que o Benfica é, neste momento, uma equipa mais confiante e com mais condições para acabar em 1.º?
Nós temos é de ser, neste momento, favoritos para vencer o jogo de amanhã [domingo]. Por isso, o nosso foco total é nisso. Temos muito claros os objetivos que queremos para a equipa. Eu tenho falado, nos últimos meses, sobre aquilo que são os quatro favoritos, incluo o Braga e não me enganei, porque o Braga é realmente uma excelente equipa. Uma vez mais, reforçar aquilo que tem feito, principalmente nos jogos com o grandes: já nos venceu para o Campeonato, venceu o FC Porto, empatou com o Sporting. E nós, olhando para o nosso percurso, temos de estar focados nos nossos objetivos, e, para estarmos focados nos nossos objetivos, temos, amanhã, de estar apenas focados no jogo e ser favoritos a vencer o jogo.
No recente jogo frente ao Tirsense, o Benfica entrou em campo com 6 jogadores da Formação no onze inicial. Na próxima temporada [2025/26], até podem ser 7, caso Bernardo Silva regresse ao Benfica. Como vê essa possibilidade e que importância é que teria, de facto, o regresso de Bernardo, um símbolo do Benfica, ao Estádio da Luz?
Olhe, começando por aí, é as pessoas reconhecerem, principalmente os adeptos, que o Bernardo [Silva] é um símbolo do Benfica. Eu tive o prazer de trabalhar com ele durante vários anos na Formação, em particular em Escolas, Iniciados e Juvenis, mas o mais importante é aquilo que controlamos, e aquilo que, neste momento, eu controlo enquanto treinador é o jogo de amanhã [domingo]. Sobre o mercado, sobre aquilo que pode ser a próxima época... Há pessoas que estão a trabalhar sobre o assunto e, como sempre, a preparar a próxima época e a equipa para que cada vez seja mais forte.
"Nós temos é de ser, neste momento, favoritos para vencer o jogo de amanhã [domingo]. Por isso, o nosso foco total é nisso"
Sem referir nomes, eu pergunto-lhe: um jogador que questione as suas opções, e lhe vire as costas, enquadra-se naquela sua máxima de que os egos não entram na equipa? E como é que classifica a sua atitude ao mostrar quatro dedos aos adeptos do FC Porto?
Olhe, vamos falar abertamente e meter os nomes. Eu vi, durante a semana, muitas conversas sobre o Bruma. O Clube já fez um comunicado, ali está a verdade. Sobre o Bruma, aquilo que eu tenho a dizer é que o jogador esteve doente, não jogou com o Tirsense porque esteve doente, recuperou, treinou, está convocado e amanhã [domingo], se for o meu entendimento, será opção para o jogo. Sobre os meus quatro dedos, eu tinha-vos dito que o jogo ia ser "quentinho", e tanto foi quentinho lá fora como por vezes é quentinho e a ferver cá dentro. Foi uma interação minha com a bancada. Tenho um castigo, é merecido e compreendo o castigo, e espero não voltar a repetir, mas, as coisas quando estão quentinhas, não podemos prometer. Por isso, o mais importante sobre o jogo é que está fechado: a exibição, o resultado e a multa.
Depois do jogo com o Casa Pia, pediu calma aos adeptos, que iria resolver a situação, e, na verdade, está em 1.º lugar. Considera que, se o Benfica for campeão nacional, é o rosto deste título? Bruno Lage é o principal responsável?
Isto não há rosto. O rosto é a qualidade dos jogadores, é a competência minha e da equipa técnica, como vos tenho dito. Eu, sem eles, não tinha capacidade de preparar os jogos da forma como preparo e fazer crescer a equipa e os jogadores da forma como faço crescer. É também a capacidade do Presidente, do diretor-desportivo e do diretor-geral de olhar e da forma como nós fizemos os ajustes que tínhamos de fazer em janeiro. De uma estrutura que está sempre presente, a apoiar a equipa e a indicar-nos um rumo, e também pela forma como os adeptos têm apoiado a equipa. Isso de dizer que é do A, do B ou do C, quando estamos num desporto coletivo é pouco importante. O que é importante é as pessoas sentirem que pertencem a um grande clube, que jogam numa grande equipa, que trabalham para uma grande equipa, para um grande clube e que todos nós temos um objetivo em comum. Por isso, reforço ainda mais aquilo que disse na primeira pergunta: o dia de amanhã [domingo], o jogo de amanhã é muito importante para sentirmos, todos nós – quer dentro do campo, quer fora do campo –, que o foco esteja nos nossos objetivos finais, e os nossos objetivos finais passam por vencer o jogo de amanhã.
"O que é importante é as pessoas sentirem que pertencem a um grande clube, que jogam numa grande equipa, que trabalham para uma grande equipa, para um grande clube e que todos nós temos um objetivo em comum"
Pela experiência que temos no futebol, quando se ganha e da maneira como se ganha num campo como o do FC Porto, acredito que dentro da sua equipa os jogadores tenham agora ainda mais força e uma vontade enorme de chegarem ao final em 1.º. O que é que pode partilhar connosco sobre a forma como se vive este momento dentro da equipa?
Vou repetir aquilo que disse: com confiança e, pela forma como nós olhámos hoje [sábado] para o jogo e para a análise que fizemos sobre o Arouca, com enorme respeito. E o conjunto dessa confiança e desse respeito tem de dar a humildade que nós temos vindo a ter para, a cada momento, a equipa corresponder com boas exibições, com golos. É isso que pretendemos, e é viver o dia a dia. Por isso, confiança, mas simultaneamente respeito para nos dar a humildade suficiente que temos tido. A equipa responde sempre bem em momentos de pressão, em momentos em que tem de dar uma boa afirmação, e é isso que queremos para o jogo de amanhã [domingo].
Di María viu o seu nome envolvido numa polémica extra campo nas últimas horas. Pergunto-lhe: como é que sente o jogador, se eventualmente teve alguma conversa com ele, se receia que possa ter algum impacto desportivo.
O jogador já falou publicamente sobre o assunto. Da nossa parte, nós estamos ao lado do jogador, ele sabe que tem uma estrutura e um treinador que o vai defender sempre, e aquilo que vi ontem [sexta-feira] e hoje [sábado] é um atleta supermotivado em continuar a fazer boas exibições e ajudar a equipa a vencer jogos.
"A equipa responde sempre bem em momentos de pressão, em momentos em que tem de dar uma boa afirmação, e é isso que queremos para o jogo"
Permita-me voltar ao assunto Bernardo Silva, até porque há uma situação que pode controlar. Mantém contacto com ele? Se mantém, já falou nessa possibilidade de ele regressar?
Olhe, não mantenho contacto com ele, e a última vez que falei sobre ele até era para... já não me lembro se era para lhe dar um tiro numa rótula [sorrisos], porque ele ia jogar contra nós, e, em jeito de brincadeira, porque ele é um jogador talentoso, a única maneira que nós tínhamos de o travar, pelo Wolverhampton, era dar-lhe um tiro numa rótula [sorrisos]. É como disse: é um jogador pelo qual os adeptos têm um enorme carinho, é um jogador que eu conheço muito bem, tem feito uma carreira fantástica. Ele e muitos outros que cresceram aqui e que triunfaram, tanto aqui dentro como lá fora, já manifestaram a vontade de regressar. Quando? Não se sabe. Tem de se juntar a vontade do jogador e a oportunidade do Clube para se poder concretizar. Mas isso, repito, não é nada que nos tire do foco do jogo de amanhã [domingo], porque isso é que é o mais importante e é aquilo que eu controlo.
Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de abril de 2025