Futebol Formação

13 abril 2025, 17h13

Benfica B-Marítimo

Joshua Wynder

RESUMO DO JOGO

Apesar de ter marcado primeiro, o Benfica B permitiu a reviravolta do Marítimo (1-2) ao cair do pano, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, neste domingo, 13 de abril, em jogo da 29.ª jornada da Liga 2.

À melhor entrada do Marítimo, que encontrou em André Gomes um firme opositor em variadas ocasiões, respondeu o Benfica B com superior eficácia.

Aos 25', condução de bola de Luan Farias pela esquerda, a endossar no meio, a Francisco Neto, que, detrás da meia-lua, chutou de pronto. O guarda-redes insular defendeu para a frente, e José Melro, na recarga, não perdoou, fazendo o 1-0, resultado que perdurou até ao intervalo.

Benfica B-Marítimo

Na 2.ª parte, o Marítimo – que chegou ao Seixal numa série de 5 jogos sem perder e com maior pecúlio na condição de forasteiro – logrou o empate aos 55', depois de já ter avisado duas vezes André Gomes, que parecia insuperável até este cabeceamento de Alexandre Guedes (1-1).

Após largos minutos em que deu ideia de que o Marítimo estava contente com o empate nesta partida em que Tiago Freitas, médio dos Sub-23, se estreou pela equipa B, entrando aos 72' para o lugar de Francisco Neto, os visitantes fizeram jus ao registo vencedor que têm patenteado fora de portas, chegando ao 1-2 aos 88', com Michel Costa a encher o pé num remate de ressaca à entrada da área.

O regresso à Liga 2 está aprazado para a próxima sexta-feira, 18 de abril, com o U. Leiria-Benfica B da 30.ª jornada, que terá pontapé de saída às 11h00 no Estádio Dr. Magalhães Pessoa.

Benfica B-Marítimo

DECLARAÇÕES

Nélson Veríssimo (treinador do Benfica B): "[Análise da partida] É uma análise simples de fazer, na medida em que há que reconhecer que hoje o jogo não correu de feição. Olhando não só para o que é o resultado – é aquilo que tem mais impacto –, mas também para o que foi a nossa produção ao longo dos 90 minutos, em termos de controlo do jogo, em termos de acutilância no último terço, a criar ocasiões claras de golo, nós não o tivemos. É algo que também já vem do jogo anterior com o Alverca, com outro resultado [0-0], nós também na análise que fizemos não tivemos esse domínio do jogo com bola, pelo menos nos momentos, ou durante o tempo que normalmente costumamos ter. Hoje acabou também por se verificar. O Marítimo... tínhamos consciência de que é uma equipa com qualidade, uma equipa com jogadores bastante experientes, com outra maturidade. Ainda assim, nós esperamos sempre mais no que é o rendimento, naquilo que são as ligações, ou seja, na produção do nosso jogo. Tivemos dificuldades no momento ofensivo, no momento defensivo também tivemos algumas dificuldades em parar os ataques do Marítimo. Portanto, julgo que, atendendo ao que se passou no jogo, acabámos por não fazer um bom jogo, e isso traduziu-se no resultado final. [Estreia de Tiago Freitas] Significa que estamos atentos, e é nesta lógica de ligação que existe entre equipa A e equipa B, Sub-23 e Sub-19, em função também do que é não só o potencial deles, mas também o rendimento que vão apresentando jornada após jornada. Sentir que eles também, em determinadas alturas deste percurso, estão preparados para ter uma oportunidade para competir num contexto de exigência diferenciada, como acontece na Liga 2, e nomeadamente com o Marítimo. As oportunidades vão surgindo muito em função do que tem sido o rendimento deles, o potencial que eles também demonstram, e acima de tudo aquilo que nós acreditamos que, no momento certo, eles podem acrescentar à equipa. Globalmente, hoje as coisas não nos correram de feição, temos capacidade para fazer muito mais e melhor."

Benfica B-Marítimo

José Melro (avançado do Benfica B): "É um sentimento agridoce porque nós demos tudo no jogo. A 1.ª parte foi equilibrada. Tivemos mais bola, houve oportunidades para ambas as equipas, nós acabámos por ser mais eficazes. Mas na 2.ª parte eles entraram melhor, nós conseguimos reagir, e ao minuto 89 acabaram por conseguir fazer o golo da vitória. Acho que na 2.ª parte podia ter caído para qualquer equipa. Nós demos o nosso melhor, mas não foi suficiente."

Benfica B-Marítimo

Liga 2 | 29.ª jornada | 13/04/2025
Benfica B-Marítimo
1-2
Campo n.º 1 do Benfica Campus
Onze do Benfica B
André Gomes, Leandro Santos, Joshua Wynder (Gonçalo Oliveira, 46'), Gustavo Marques, Tiago Parente, Nuno Félix (Hugo Félix, 64'), Diogo Prioste, Francisco Neto (Tiago Freitas, 72'), João Veloso, Luan Farias (Diogo Spencer, 88') e José Melro (Gustavo Varela, 64')
Suplentes
Pedro Souza, Diogo Spencer (88'), Gonçalo Oliveira (46'), Francisco Domingues, Paul Okon, Hugo Félix (64'), Tomás Cruz, Tiago Freitas (72') e Gustavo Varela (64')
Treinador do Benfica B
Nélson Veríssimo
Onze do Marítimo
Gonçalo Tabuaço, Tomás Domingos, Erivaldo Almeida, Noah Madsen, Fábio China (Afonso Freitas, 69'), Francisco França (Rodrigo Andrade, 69'), Ibrahima Guirassy (Carlos Daniel, 84'), Patrick Fernandes (Dani Benchi, 69'), Michel Costa, Fabio Blanco (Peña Zauner, 83') e Alexandre Guedes
Suplentes
Samuel Silva, Romain Correia, Afonso Freitas (69'), Pedro Silva, Rodrigo Andrade (69'), Dani Benchi (69'), Martim Tavares, Carlos Daniel (84') e Peña Zauner (83')
Ao intervalo 1-0
Golos
Benfica B: José Melro (25'); Marítimo: Alexandre Guedes (55') e Michel Costa (88')
Boletim clínico do Benfica B
João Fonseca (síndrome pubálgico)

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 13 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação