Futebol Formação

15 maio 2025, 18h45

Benfica-Estrela da Amadora

Festejos do Benfica

RESUMO DO JOGO

Taça Revelação
Quartos de final
RESULTADO FINAL
INT: 4-0
Benfica 7
Estrela da Amadora 0
Marcadores
Gonçalo Moreira 16'
Rodrigo Rêgo 25'
Gonçalo Moreira 28'
Gonçalo Moreira 32'
Rodrigo Rêgo 51'
Gustavo Ferreira 66'
Gustavo Ferreira 78'

As equipas Sub-23 do Benfica e do Estrela da Amadora enfrentaram-se nesta quinta-feira, 15 de maio, no Campo n.º 1 do Benfica Campus, num encontro dos quartos de final da Taça Revelação. As águias venceram, por 7-0, e qualificaram-se para as meias-finais da competição.

O princípio da contenda foi equilibrado, com Gustavo Ferreira a abanar a malha lateral da baliza encarnada (5'), Tiago Freitas a forçar Helóine Correia a uma defesa de recurso com os pés (6') e Diogo Ferreira a sair muito bem da baliza e travar a tentativa de Ivanildo Siga, que surgiu em posição privilegiada (8').

Contudo, à passagem dos 11', o rumo do jogo ganhou outros contornos, quando Olívio Tomé foi lançado na profundidade por Gonçalo Moreira e, isolado, acabou rasteirado pelo guarda-redes Helóine Correia, que viu o cartão vermelho.

Na cobrança do consequente livre direto, à entrada da área, Gonçalo Moreira atirou colocado para o lado do recém-entrado Gonçalo Churro, que nada conseguiu fazer para evitar o primeiro golo da tarde (1-0, aos 15').

Benfica-Estrela da Amadora

A partir de então, o embate teve praticamente um único sentido, na direção das redes visitantes. Logo aos 18', numa exigente finalização acrobática, Jelani Trevisan rematou ao poste.

Pouco depois, em 7 minutos infernais, os benfiquistas apontaram 3 golos. No 25.º minuto, Olívio Tomé atacou a linha de fundo pela esquerda, cruzando rasteiro para o lado oposto da área, onde Rodrigo Rêgo encostou para o 2-0.

Volvidos 3 minutos (28'), na conclusão de uma paciente e bem trabalhada jogada coletiva, Gonçalo Moreira, assistido de calcanhar por Jelani Trevisan, voltou a atirar a contar à entrada da área, com um tiro puxado ao canto inferior direito (3-0).

Benfica-Estrela da Amadora

Aos 30', após novo passe artístico de Jelani Trevisan, o mesmo médio, no interior da área, também acertou no poste. No entanto, 2 minutos depois (32'), o hat-trick de Gonçalo Moreira viria mesmo a concretizar-se: servido por Leandro Martins à esquerda da área, o centrocampista viu o seu disparo sofrer um desvio num defesa e no poste antes de entrar no alvo pelo ângulo superior esquerdo (4-0).

Embora o placar não tenha sofrido mais alterações até ao intervalo, no final da 1.ª parte, Jelani Trevisan ainda viu Rafael Afonso cortar o seu remate cruzado em cima da linha de golo (44') e enviou mais uma bola ao poste (45+3').

Ainda assim, os encarnados abriram a 2.ª metade com o 5.º tento. Aos 51', Gonçalo Churro defendeu um cruzamento-remate de Leandro Martins, a partir da esquerda, mas, na recarga, no interior da pequena área, Rodrigo Rêgo bisou (5-0).

Benfica-Estrela da Amadora

Um quarto de hora depois (66'), pouco após Peter Edokpolor testar a atenção de Gonçalo Churro, que amarrou a dois tempos (64'), André Gomes cruzou para Gustavo Ferreira, que se antecipou ao guarda-redes e cabeceou para dentro. Os 3 atletas haviam entrado aos 57'.

Numa tarde azarada no que concerne às finalizações, Jelani Trevisan voltou a errar o alvo por pouco aos 77'. De seguida, no 78.º minuto, Gustavo Ferreira também bisou, correspondendo da melhor maneira a um cruzamento a meia altura de Kyanno Silva para o coração da área (7-0). Por sua vez, o neerlandês saltou do banco aos 74', confirmando o impacto dos suplentes utilizados na partida.

Benfica-Estrela da Amadora

Até ao apito final, André Gomes tentou a sua sorte de longe, mas Gonçalo Churro segurou (87'), e Peter Edokpolor rematou ligeiramente ao lado em duas ocasiões (88' e 90'+2'). O Estrela da Amadora também ficou próximo do golo de honra, quando Rafael Afonso cabeceou ao poste num canto (90').

Ainda assim, o resultado não mudou, o qual ditou a passagem dos comandados de Vítor Vinha para as meias-finais da Taça Revelação.

Benfica-Estrela da Amadora

Taça Revelação | Quartos de final | 15/05/2025
Benfica-Estrela da Amadora
7-0
Benfica Campus (Campo n.º 1)
Onze do Benfica
Diogo Ferreira, Guilherme Peixoto (Kyanno Silva, 74'), Rui Silva, Gonçalo Oliveira (Guilherme Gaspar, 46'), Leandro Martins, Tomás Cruz (André Gomes, 57'), Rodrigo Rêgo, Tiago Freitas, Jelani Trevisan, Gonçalo Moreira (Gustavo Ferreira, 57') e Olívio Tomé (Peter Edokpolor, 57')
Suplentes
Gonçalo Sobral, Kevin Pinto, Guilherme Gaspar (46'), Vladimir Mendes, Martim Ferreira, Kyanno Silva (74'), André Gomes (57'), Gustavo Ferreira (57'), Karel Mustmaa, Peter Edokpolor (57'), Carlos Meotti e Guilherme Afonso
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Estrela da Amadora
Helóine Correia, Georgii Tunguliiadi (Martim Monteiro, 43'), Otávio Galdino, Gustavo Figueiredo (Gonçalo Churro, 15'), Idrissa Nanco (José Maria, 46'), Paulo Cardoso (Sérgio Malé, 43'), Ricardo Matias, Alexandre Sola, Eurichano Carvalho, Rafael Afonso e Ivanildo Siga (Francisco Silva, 46')
Suplentes
Gonçalo Churro (15'), Diogo Farinha, João Gastão, Martim Monteiro (43'), Ethan Borges, Afonso Carvalho, Rodrigo Pereira, Francisco Silva (46'), Sérgio Malé (43'), Daniel Fracassa, Pedro Biasotto e José Maria (46')
Ao intervalo 4-0
Golos
Benfica: Gonçalo Moreira (16', 28' e 32'), Rodrigo Rêgo (25' e 51') e Gustavo Ferreira (66' e 78')
Factos relevantes
Cartão vermelho mostrado a Helóine Correia (11'), guarda-redes do Estrela da Amadora

Texto: Redação
Fotos: Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 15 de maio de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas