Futebol

11 agosto 2025, 15h53

Bruno Lage

Bruno Lage

ANTEVISÃO

Com uma "tarefa por concluir", o grupo de trabalho liderado por Bruno Lage perspetiva o Benfica-Nice, jogo da 2.ª mão da 3.ª pré-eliminatória de acesso à fase de liga da Liga dos Campeões, agendado para as 20h00 de terça-feira, 12 de agosto, no Estádio da Luz, com "grande determinação".

O treinador do Benfica sublinhou, na conferência de imprensa de antevisão, no Benfica Campus, que os encarnados pretendem efetuar uma "entrada determinada" no desafio, procurando a vitória. Confrontado com questões relacionadas com o mercado de transferências, Bruno Lage voltou a remeter as respostas para o final do mesmo.

O Benfica volta a poder contar com o apoio dos adeptos agora nesta 2.ª mão. Como é que antevê esta estreia oficial em casa nesta época 2025/26 e, por outro lado, como é que encara o jogo de amanhã [terça-feira, 12 de agosto], e um ponto da situação em relação a esta eliminatória com o Nice?

É sempre importante e bom jogar em casa. Nós temos um jogo muito importante para nós amanhã. O apoio dos adeptos é fundamental. A eliminatória está longe de estar decidida. Nós temos ainda uma tarefa a concluir e, como tal, temos de entrar com uma enorme determinação. Por isso, é fundamental o apoio dos adeptos e a nossa entrada determinante para vencer o jogo e seguir em frente na prova.

Prometeu falar do mercado no final, mas relativamente a Kerem Aktürkoğlu têm saído notícias de que pode estar a caminho do Fenerbahçe. Até já saíram informações na Turquia de que o Bruno Lage já teria dado o sim à saída do jogador. Conta com ele não só para este jogo, mas também para a próxima época? É um jogador que está no mercado à venda?

Sobre o Aktur [Aktürkoğlu], aquilo que lhe posso dizer é que não contei com ele para o primeiro jogo com o Nice, porque estava lesionado. Recuperou, hoje [segunda-feira, 11 de agosto] treinou, está confortável, não sente dor, está convocado para o jogo de amanhã.

Bruno Lage

"Nós temos ainda uma tarefa a concluir e, como tal, temos de entrar com uma enorme determinação"

Bruno Lage

Tenho inevitavelmente de lhe perguntar sobre a Supertaça e o comunicado que o Sporting fez, principalmente porque o Bruno Lage é o principal visado desse próprio comunicado. Perguntar-lhe como é que o Bruno Lage vê esta guerra fora de campo, se é necessária ou se não é, e o que é que tem a dizer para se defender daquilo que o Sporting disse.

Temos um jogo muito importante para amanhã, não quero distrações. Se quiser fazer outra pergunta, se tiver outra pergunta, terei todo o gosto em responder...

Relativamente ao jogo de amanhã, gostava de lhe perguntar se vai utilizar dois avançados como fez em França e apostar novamente em Ivanovic e Pavlidis na frente.

Cada jogo tem a sua estratégia. Num curto espaço de tempo, o entendimento entre os dois, penso que foi muito bom, o que nos deixa realmente muito satisfeitos. Por isso, para nós, o importante, independentemente de jogar com os dois, é sentirmos que o trabalho do Ivanovic, do Pavlidis e do Henrique Araújo tem sido muito bom nestas quatro semanas, e estamos a entrar na 5.ª semana de trabalho. Por isso, independentemente de quem jogue, entrar determinados para concluir a tarefa que iniciámos em Nice.

Bruno Lage

"O trabalho do Ivanovic, do Pavlidis e do Henrique Araújo tem sido muito bom nestas quatro semanas, e estamos a entrar na 5.ª semana de trabalho"

Queria tentar só perceber uma coisa em relação àquilo que aconteceu na Supertaça e perguntar muito concretamente sobre uma questão. A pergunta é simples...

Claro, mas eu terei todo o gosto em responder a essas questões na próxima conferência. Hoje aqui, como lhe disse, não quero distrações nenhumas, nós temos um jogo muito importante para amanhã. Guarde essa pergunta, terei todo o gosto até em responder a mais do que uma pergunta na próxima, se tiverem todas as questões sobre esse assunto. Agora é Nice, Nice e Nice.

Muito bem, então queria-lhe fazer uma pergunta relativamente à Liga dos Campeões, que está também ligada com a questão do mercado. Se o Benfica chegar à Liga dos Campeões...

Eu disse-lhe três vezes... Nice, Nice e Nice... e você vai-me projetar [o futuro], mas diga...

Se o Benfica passar o Nice, terá ainda mais uma [eliminatória]...

É uma batalha de cada vez! Nice! Diga...

Se a constituição do plantel do Benfica, na sua ótica, estará sempre dependente da entrada na fase de liga da Liga dos Campeões, e se o Benfica não entrar, se poderá necessariamente ser forçado a fazer ajustamentos.

Está a falar de mercado, falaremos no final. O foco é amanhã, e não quero... E peço-lhes... Terei todo o gosto em responder a todas as questões que vocês tenham, entendo perfeitamente o vosso trabalho. Terei todo o gosto em responder sobre outros assuntos na próxima conferência. Antes do jogo do Estrela da Amadora. Neste momento, não quero distrações nenhumas, quero a equipa muito determinada. Assim como eu estou, para amanhã darmos uma boa resposta e oferecer aos nossos adeptos a vitória e a passagem à eliminatória seguinte na Liga dos Campeões.

Bruno Lage

"Não quero distrações nenhumas, quero a equipa muito determinada"

Já disse que não quer falar de mercado. Que papel tem Florentino neste Benfica? Um jogador que o Bruno já conhece há muito tempo, que esteve em destaque quando entrou no último jogo frente ao Nice. Para o treinador, que papel é que o Florentino tem, tendo em conta a chegada do Enzo [Barrenechea] e também dos outros jogadores que tem para o meio-campo?

Muito importante. Por tudo. Conheci o Tino [Florentino] quando estávamos na equipa B. Subimos praticamente juntos à equipa A. Conquistámos o título e vários troféus juntos. E aquilo que eu quero para o Tino, e vou usar as palavras do Samuel [Dahl], é a competitividade entre os jogadores. É muito importante eles sentirem que há competitividade. É aquilo que eu quero no plantel. E eu poder, em função do jogo, em função da estratégia, decidir o melhor para cada momento. E para isso é fundamental existir competitividade no plantel.

Já falámos do papel do Florentino, mas qual é o papel que o Aursnes tem neste Benfica? É um jogador que por agora ocupa o lugar que pertencia a Di María, mas, caso chegue um extremo, ou dois, caso saia Aktürkoğlu, onde é que o vai encaixar? Não teme que o Aursnes se possa privar das suas melhores capacidades a jogar na direita? E pergunto-lhe, já agora também, na sua opinião, se Aktürkoğlu sair do Benfica, se há a necessidade de o Benfica reforçar o plantel com dois extremos.

Olhe, uma das funções e também atributos do Fredrik [Aursnses], ainda hoje falámos sobre isso no treino, é scouting. Ele conhece todos os jogadores do Norte da Europa, e às vezes até lhe pedimos opinião. É um jogador fantástico, pode desempenhar qualquer função, independentemente do sistema, da estratégia, das posições, por isso contamos com ele. Mercado, como lhe digo, falaremos no final, guardem todas essas questões sobre o mercado, e estarei cá o tempo que for necessário, nesse momento, para vos tirar todas as dúvidas.

Bruno Lage

"Fizemos hoje o 20.º treino, estamos a entrar ao dia de hoje na 5.ª de semana de trabalho, e aquilo que eu lhe posso garantir é uma determinação e uma vontade enorme dos jogadores de se conhecerem uns aos outros o mais rapidamente possível"

Certamente também poderá tirar uma dúvida aos adeptos do Benfica, que é sobre Amoura... um jogador que o Record hoje dá conta de que é um dos alvos do Benfica. Fale-nos um bocadinho dele, se o conhece. Não estou a dizer se é um... não pedi para confirmar. Faça um pouco o papel de analista e explique um pouco. Também queria perguntar, se, nesta fase da época, e agora falando do jogo do Nice, é importante manter rotinas, ou seja, repetir a mesma base do onze, ou, tendo em conta que a eliminatória está muito bem encaminhada, podemos esperar amanhã algumas alterações na equipa titular.

Não vou abrir a exceção sobre o mercado, sobre os jogadores, não quero distração nenhuma. O foco é o jogo de amanhã. Mas a sua pergunta vai ao encontro daquilo que nós estamos a viver, que é: nós estamos a fazer uma pré-época com jogos oficiais. Nós fizemos o nosso primeiro jogo com o Estoril, o Fenerbahçe, Sporting na Supertaça, Nice, e amanhã vamos fazer o 5.º jogo. Fizemos hoje o 20.º treino, estamos a entrar ao dia de hoje na 5.ª semana de trabalho, e aquilo que eu lhe posso garantir é uma determinação e uma vontade enorme dos jogadores de se conhecerem uns aos outros o mais rapidamente possível. Por isso, temos tido essa felicidade e também competência de, até ao dia de hoje, termos vencido aquilo que eu disse que era o nosso maior adversário, que era a falta de tempo, e quero continuar a fazer, e os jogadores também têm essa vontade de continuarmos a crescer como equipa, e isso é que é o mais importante.

No ano passado, Álvaro Carreras foi um jogador muito importante na forma como o Benfica jogava. Na sua opinião, o que traz Samuel Dahl de diferente à ala esquerda ou à lateral esquerda do Benfica? E se nos pode dizer como é que tem sido também o desenvolvimento de Obrador nestes primeiros treinos...

Tem sido muito bom. É a competitividade de que o Samuel [Dahl] falou. E o facto curioso, e vocês recordam-se disso, foi que o Samuel e o Álvaro [Carreras] jogaram muitas vezes juntos. Por isso, é nós podemos olhar e perceber que, em função do jogo, em função da estratégia, nós podemos usar, neste caso, até os dois laterais. No ano passado, normalmente fazíamos uma saída a 3 com o Álvaro [Carreras], neste momento estamos a fazer com outro jogador, de outra forma, a criar uma outra dinâmica, e é isso que nós temos de continuar a fazer. Fazer crescer a equipa, olhar para as características dos jogadores e perceber o que é que eles nos podem oferecer, para assim, a cada momento, nós podermos decidir da melhor maneira.

Bruno Lage

"Nós estamos a falar de uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Do outro lado está um grande treinador, excelentes jogadores... Qualquer equipa a este nível pode vencer fora, nós vencemos fora"

O Tomás Araújo já começou a treinar integrado com a equipa, soubemos isso hoje. Sabe se conta com ele já para o arranque do Campeonato, ou ele ainda tem um caminho mais longo para percorrer até voltar à competição?

Olhe, se calhar, a resposta mais adequada neste momento é o meio-termo. A progressão, que é o mais importante, nós não vamos antecipar nada, deixá-lo confortável no jogo, perceber que etapas é que ele ainda terá de fazer para poder discutir o lugar com os seus colegas.

Gostava de fechar com o Nice. O Benfica parte com esta vantagem de 0-2, e o Nice é um adversário com um bom histórico fora. Ainda em abril, recentemente, venceu o Paris Saint-Germain na sua casa. Pergunto-lhe se vai também ter isso em atenção, essa forma de jogar do Nice, que é um plantel que também não mudou tanto assim. Se isso também vai alterar de alguma forma... se espera um Nice diferente relativamente à 1.ª mão...

A sua pergunta vem com uma enorme pressão. A mesma pressão que eu sei que hoje meteu no [Nélson] Veríssimo, no título [da crónica do jogo] da equipa B. Estive a ver a sua crónica e o título logo a pressionar uma equipa quase jovem. Mas foi bom, mas foi bom... [risos] Nós temos tudo em consideração. Nós estamos a falar de uma pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Do outro lado está um grande treinador, excelentes jogadores... Qualquer equipa a este nível pode vencer fora, nós vencemos fora. Eles têm essa competência, por isso é que eu cheguei aqui e metade das perguntas que vocês fizeram eu não respondi, porque nós temos de estar muito determinados e concentrados. Não haver distração nenhuma para amanhã concluirmos a nossa tarefa, vencer o jogo e seguir em frente na competição.

Texto: Redação
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 11 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas