Futebol Formação

16 agosto 2025, 16h00

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

Neste domingo, 17 de agosto, às 18h00, o Benfica B-Leixões encerra as contas da 2.ª jornada da Liga 2. Na estreia no Benfica Campus em 2025/26, Nélson Veríssimo não duvida do apoio dos adeptos, que "podem fazer a diferença no sentido de alavancar e puxar a equipa para cima".

A visita do primeiro líder da Liga 2 motivou o técnico encarnado a analisar o Leixões que espera encontrar no Seixal.

"Julgo até que, neste momento, é a equipa com mais golos da Liga 2, em função dos 3 golos que marcou com o Felgueiras. Fizeram um jogo muito competente, têm uma equipa com jogadores com muita experiência. Nesta fase, e isso é transversal a todas as equipas, o treinador obviamente que ainda procura aquilo que são as dinâmicas ofensivas e defensivas, mas já dá para ter uma ideia do Leixões que podemos apanhar aqui", destacou na antevisão da partida, à BTV.

Nélson Veríssimo

Não duvidando de que os nortenhos tentarão levar os 3 pontos para Matosinhos, Nélson Veríssimo garantiu que o seu grupo ambiciona igualmente a vitória.

"Obviamente, também deste lado vai ter à espera uma equipa que vai ter esse mesmo objetivo. De qualquer forma, mais importante do que olhar para o Leixões é olhar para nós enquanto equipa, perceber o que é que nós fizemos de bem e de menos bem no jogo com o Chaves. Conquistámos 1 ponto, mas claramente ter a consciência de que ainda temos muito por onde crescer em todos os momentos do jogo", considerou.

O Benfica B versão 2025/26 é a equipa mais jovem da Liga 2, com uma média de idades inferior a 20 anos – o míster fez questão de realçar os casos de Daniel Banjaqui e Miguel Figueiredo, atletas de 2008 que jogaram em Chaves na jornada anterior. Porém, a qualidade individual dos jogadores faz com que esse aspeto não seja um problema.

Ouça Nélson Veríssimo

"Obviamente que não têm a experiência e as manhas de jogadores mais velhos que já têm 10/8/6 anos de competição na I e na II Liga, portanto, a idade para nós não é um problema, a qualidade está lá. Agora, aquilo que nós temos de rapidamente trabalhar é essa adaptação àquilo que o jogo exige. O conhecimento da competição, as manhas que, como eu disse há bocado, esta competição tem, fruto daquilo que é a qualidade e a experiência dos jogadores da equipa contrária, mas muito tranquilos pela mentalidade que os jogadores têm colocado. Acho que o primeiro passo que nós temos de dar é no sentido de reconhecer que vai ser um campeonato difícil, exigente, mas nunca, em momento algum, deixar que a dúvida nos invada o nosso pensamento, porque não há dúvida nenhuma de que nós temos qualidade, não há dúvida nenhuma de que individualmente temos qualidade", garantiu.

Nélson Veríssimo

Quem também tem muita qualidade são os adeptos do Sport Lisboa e Benfica. O treinador conta com o seu apoio para trazer ao cimo o melhor da sua equipa.

"Domingo, 18h00, eu sei que estamos no mês de agosto, mês de praia, mas estamos com alguma expectativa relativamente ao número de adeptos que possa estar aqui para nos apoiar. No ano passado fez muita diferença em muitos momentos, há dois anos, a mesma coisa, acreditamos que nesta época será igual, em muitos momentos, eles vão fazer essa diferença, porque há momentos em que a equipa vai ter dificuldades contra alguns adversários, e em muitos momentos eles podem fazer essa diferença no sentido de alavancar e puxar a equipa para cima. Portanto, indiscutivelmente que contamos com o seu apoio.", confiou.

Nélson Veríssimo

Em troca, o líder dos bês prometeu que os seus jovens jogadores têm o ADN SLB.

"Podem contar com uma equipa – obviamente, é um dado estatístico ou um dado objetivo – mais nova, muita qualidade individual, estamos num processo de construção da equipa. Perceber que competir no Sub-23 ou nos Sub-19, por muito sucesso que tenham tido nessas ligas, competir na II Liga é diferente de competir nesses patamares competitivos", assegurou, deixando ainda uma garantia.

"Agora, podem contar com uma equipa que, independentemente da mais-valia do adversário, vai entrar em todos os jogos para tentar conquistar os 3 pontos. Temos consciência de que em muitos momentos não o vamos conseguir fazer, mas o melhor elogio que nos podem fazer, e é aquilo que nós e que eu exijo dos nossos jogadores, é, no final do jogo, nós temos de olhar para trás e perceber que tentámos tudo para conseguir os 3 pontos. Sair com a consciência tranquila de que fizemos tudo para", disse.

Nélson Veríssimo

A terminar, resumiu o processo previsto para esta temporada.

"Portanto, é dar um passo cada vez com a segurança de que nós temos de ir elevando o nosso nível, de um jogo para o outro, e os jogadores também terem consciência de que não é fácil estar neste contexto e têm de estar dispostos a fazer sacrifícios para que, jogo após jogo, a equipa possa crescer, e os jogadores individualmente também possam crescer. E, se isso acontecer, vamos ter um campeonato certamente difícil, porque não há nenhum campeonato que seja fácil, mas um campeonato em que nós vamos sentir que a equipa, de uma forma sustentada, está a crescer. É isso que nós esperamos que aconteça até ao final desta liga", concluiu Nélson Veríssimo.

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 16 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas