Futebol

28 agosto 2025, 01h41

Benfica-Fenerbahçe

Jogadores do Benfica festejam o golo de Aktürkoğlu

Numa partida que dominou amplamente e em que teve dois golos anulados, o Benfica venceu nesta quarta-feira, 27 de agosto, o Fenerbahçe, por 1-0, na 2.ª mão do play-off, e carimbou o passaporte rumo à fase de liga da Liga dos Campeões.

Na sequência do empate (0-0) em Istambul na 1.ª mão, a Família Benfiquista disse "presente", encheu o Estádio da Luz (64 323 espectadores) e criou um fervoroso ambiente que lançou a equipa para uma entrada muito forte no encontro.

Com um onze formado por Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Barreiro, Aursnes, Aktürkoğlu e Pavlidis, as águias agarraram as rédeas do encontro, mostrando grande qualidade na circulação de bola e agressividade competitiva nos duelos.

E logo aos 3' surgiu a primeira grande oportunidade para a turma de Bruno Lage. Aursnes ganhou o esférico no meio-campo, avançou e endossou-o a Pavlidis que, com um cruzamento exímio, encontrou Barreiro à entrada da pequena área. No entanto, o remate à queima-roupa do médio esbarrou numa grande defesa de Livakovic.

Benfica-Fenerbahçe

Defendendo com uma linha alta e asfixiando o adversário com uma pressão constante, as águias continuaram a carregar e, aos 10', foi a vez de Pavlidis acertar nas malhas laterais, num remate que sofreu um pequeno desvio em Skriniar.

No consequente pontapé de canto, já aos 11', Dahl cruzou para o coração da área, António Silva cabeceou na direção do segundo poste e Pavlidis encostou para o fundo das redes. Explosão de alegria nas bancadas do Estádio da Luz, que se desvaneceu na indicação do VAR para uma potencial infração. Após rever as imagens, Slavko Vincic entendeu que Barreiro, em posição de fora de jogo, tinha interferido na jogada e anulou o golo. O nulo subsistia no marcador.

Pavlidis

Aos 23', na sequência de um livre marcado por Aktürkoğlu, Barreiro surgiu ao segundo poste e cabeceou para o fundo da baliza turca. No entanto, uma vez mais, os festejos foram cortados pela raiz pela decisão do árbitro em assinalar uma falta (?) do internacional luxemburguês sobre Brown. A decisão inicial acabou confirmada pelo VAR e o jogo foi retomado com um livre favorável ao emblema de Istambul.

Mantendo-se focado no objetivo, o conjunto encarnado voltou a ameaçar aos 28', através de um forte disparo de Richard Ríos que saiu ligeiramente ao lado do poste direito.

Quatro minutos volvidos (32'), Pavlidis voltou a ficar muito perto do golo inaugural, mas chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento bem medido de Aktürkoğlu para a zona frontal da baliza.

Benfica-Fenerbahçe

Perante tamanha superioridade na partida, o 1-0 chegou com toda a justiça, aos 35'. Na ressaca de um corte incompleto da defesa do Fenerbahçe, o esférico sobrou para a entrada da área e Barreiro desmarcou Aktürkoğlu no lado esquerdo. Este encheu o pé direito e finalizou sem hipóteses de defesa para Livakovic. À terceira, finalmente, os adeptos puderam soltar o grito de golo preso nas gargantas.

Gerindo a partida com bola e com o adversário incapaz de ameaçar a baliza à guarda de Trubin, o Benfica ainda somou mais 3 oportunidades antes do intervalo. Aos 45'+1', Barreiro rematou ao lado após cruzamento de Dahl, e Aktürkoğlu teve dois disparos perigosos intercetados por adversários (45'+3' e 45'+5').

Filme do jogo

Ver match center

Na 2.ª parte, a toada do encontro não se alterou e, aos 50', ocorreu um lance polémico no interior da área turca. Após uma boa movimentação coletiva pelo lado direito, Aktürkoğlu disputou a bola com Oosterwolde e foi atingido na cabeça pelo cotovelo do neerlandês. O árbitro nada assinalou e mandou seguir o jogo.

Em mais uma ação de bola parada, o Benfica esteve perto do 2-0, aos 61'. Dahl cruzou para a marca de penálti e António Silva, livre de marcação, cabeceou de cima para baixo para uma grande intervenção de Livakovic.

Benfica-Fenerbahçe

Após as trocas de Mert Müldur e Brown por Aydin e Durán, aos 65', a formação comandada por José Mourinho revelou uma postura mais audaciosa e, aos 72', construiu a sua grande oportunidade para marcar. Após um cruzamento de Aydin para a área, En-Nesyri cabeceou para trás e, com Trubin batido, viu a bola embater na quina esquerda da baliza encarnada.

No entanto, Bruno Lage respondeu à letra, refrescou a equipa com as entradas de Ivanovic e Schjelderup para os lugares de Pavlidis e Aktürkoğlu, e recuperou os níveis de pressão na saída de bola do adversário.

A ambição do Fenerbahçe em lutar pelo resultado haveria, então, de sofrer um duro revés, aos 82', com a expulsão de Talisca. Numa disputa de bola com Barrenechea, o brasileiro atingiu o argentino com o cotovelo e viu o segundo cartão amarelo.

Benfica-Fenerbahçe

Em superioridade numérica, o Benfica circulou a bola com segurança e carregou o emblema turco de faltas. Com o tempo a esfumar-se, os visitantes usaram e abusaram do jogo direto para atalhar rumo ao empate, mas esbarraram na solidez da defesa encarnada, que continua sem sofrer golos, na presente temporada (2025/26) – 7 jogos, 7 clean sheets.

No período de descontos (90'+3'), as águias quase ampliaram para 2-0, mas Ivanovic adiantou um pouco a bola após um passe de rutura de Dahl e permitiu a defesa de Livakovic. Pouco depois, o árbitro apitou para o final do encontro e sentenciou a presença no Benfica entre os "Die Meister, Die Besten, Les Grandes Équipes, The Champions", como narra o hino da Liga dos Campeões.

Benfica-Fenerbahçe

Conquistada a 15.ª presença nas últimas 16 edições da mais importante prova europeia de clubes, o Benfica conhece nesta quinta-feira, 28 de agosto, os seus adversários na fase de liga da competição: o sorteio está marcado para as 17h00 (horário de Portugal Continental), no Mónaco.

Ultrapassado com distinção o play-off frente ao Fenerbahçe e cumprido um dos objetivos da época (2025/26 começou com a conquista da Supertaça), as águias voltam a entrar em campo no próximo domingo, 31 de agosto, no reduto do Alverca. O duelo válido para a 4.ª jornada da Liga Betclic está aprazado para as 18h00, no Estádio do FC Alverca, e é o último antes da paragem para os compromissos de seleções do mês de setembro.

Texto: Duarte Tornesi
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 28 de agosto de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas