Futebol

11 setembro 2025, 16h16

Bruno Lage

Bruno Lage

ANTEVISÃO

Na antevisão do Benfica-Santa Clara, duelo da 5.ª jornada da Liga Betclic, agendado para as 20h15 desta sexta-feira, 12 de setembro, Bruno Lage referiu que "o foco é jogar ao mais alto nível" para somar os 3 pontos.

No embate que marca o regresso das águias à competição, após a pausa para os compromissos das seleções nacionais, Bruno Lage referiu que a receção ao emblema açoriano será "um jogo muito exigente", e, questionado sobre o titular na baliza, esclareceu que Trubin jogará de início.

Já sobre a previsão para os regressos de Manu e Bah, Bruno Lage apontou para o final do ano, e, face à indisponibilidade de Dedic, explicou que o lateral-direito para o encontro com o Santa Clara será eleito em função da "melhor estratégia para vencer o jogo".

Na conferência de imprensa, no Benfica Campus, tal como prometido, o treinador abordou igualmente questões relacionadas com o mercado de transferências, mostrando-se "muito satisfeito" com o trabalho desenvolvido pelo Clube.

Bruno Lage

Há precisamente um ano, o míster estreava-se nesta sua segunda passagem pelo Benfica, precisamente frente ao Santa Clara: vitória por 4-1 na Luz. Que semelhanças há entre o Santa Clara da época passada e o Santa Clara desta época, até porque também não é assim tão comum, ou vulgar quanto isso, em Portugal, um treinador ter tempo para cimentar a sua identidade e o seu modelo de jogo, e o míster Vasco Matos parte para a terceira temporada no comando do Santa Clara.

Sim, é uma das curiosidades deste calendário, vão haver muitas mais, mas é uma boa memória. Recordo-me perfeitamente que não tivemos uma boa entrada no jogo. No primeiro minuto já estávamos a sofrer um golo, mas valeu por aquilo que a equipa fez, e valeu também muito pelo apoio dos adeptos vencermos o jogo. O Santa Clara é uma equipa muito bem organizada. No passado, como sabem, defrontámos por 3 vezes e mantém-se a organização da equipa. Sabem muito bem aquilo que têm de fazer e o que gostam de fazer com bola, a forma como gostam de defender e gostam de pressionar, e vai ser um jogo muito exigente, muito exigente da nossa parte; foco total em jogarmos, e temos de jogar ao mais alto nível. Colocar imediatamente a cabeça naquilo que são os objetivos mais importantes do clube, vencer o Campeonato. Por isso, treinámos hoje [quinta-feira, 11 de setembro], pela primeira vez após a paragem, todos juntos. Muitos dos jogadores novos, que entretanto regressaram, tiveram contacto com os outros colegas pela primeira vez, mas aquilo que é o mais importante é nós amanhã [sexta-feira, 12 de setembro] estarmos no nosso melhor e entrar neste novo ciclo com o pé direito, vencer os três pontos que são muito importantes para o nosso objetivo maior, que é vencer o Campeonato.

Sabemos o que aconteceu com Sudakov. Como está a sentir o jogador depois do bombardeamento que houve na sua casa, na Ucrânia? Está pronto para ter minutos frente ao Santa Clara? E, naturalmente, perguntar-lhe como idealiza o jogador para o seu modelo de jogo?

Nós tivemos oportunidade de falar com o jogador. É uma situação lamentável, triste, mas vejo-o a superar. O mais importante é a família estar segura. Simultaneamente, ele estar feliz por estar connosco. Hoje, tal como disse, está ainda em modo de recuperação pelo facto de ter feito os 2 jogos [pela seleção da Ucrânia] e também pela viagem, mas teve o primeiro contacto, breve, com os colegas. E, depois, além da qualidade individual que ele tem, é um jogador que pode jogar em diversas posições. Tal como ele já disse, pode jogar de segundo médio, pode jogar numa linha mais à frente, atrás do avançado, como pela seleção também tem jogado muitas vezes pelas alas. Por isso, esse tipo de jogadores que nos oferecem mais do que uma posição e de qualidade como a dele são sempre muito bem-vindos.

Bruno Lage

"Vai ser um jogo muito exigente da nossa parte;  foco total em jogarmos, e temos de jogar ao mais alto nível"

Bruno Lage

Dedic lesionou-se na seleção. Confirma-se o tempo de paragem de duas semanas, que foi noticiado? Na ausência do bósnio, quem é que vai ocupar a posição de lateral-direito? Há Aursnes, Tomás Araújo e Leandro Santos. Em quem é que vai apostar?

Vou apostar num deles, em função daquilo que acho que é a melhor estratégia para vencer o jogo. Esse vai ser o ponto assente na aposta do jogador que vai iniciar. Sobre o Dedic, é uma lesão muito semelhante àquela que o Fredrik [Aursnes] teve no ano passado, por isso, independentemente do tempo de paragem, é também fundamental perceber qual vai ser a evolução no dia a dia.

Lukebakio veio com um problema físico quando chegou ao Benfica. Já está, ou não, em condições para ir a jogo?

Ainda não está.

Ainda não está?

Ainda não.

Em relação a uma notícia que ontem [quarta-feira] saiu sobre Bernardo Silva, enquanto treinador do Benfica, o que tem a dizer sobre isso? Um dos candidatos [à presidência do Clube] falou nessa possibilidade, de o jogador poder vir para o Clube, até já em janeiro.

Sem querer entrar num lado político da questão, por aquilo que eu conheço do Bernardo e da sua motivação, é que em breve, não sei quando, mas em breve, ele será jogador do Benfica, independentemente do presidente.

Bruno Lage

O Benfica, nos últimos jogos, tem demonstrado algumas dificuldades a jogar frente a blocos baixos, foi assim frente ao Alverca, por exemplo. O Santa Clara é uma equipa já consistente com alguns anos com o mesmo treinador, que é conhecida por defender bem e sair bem também no contra-ataque. Que dificuldades é que espera do outro lado?

Olhe, eu não concordo com a sua análise, porque para analisar a nossa exibição frente ao Alverca há dois momentos. Há o momento em que estamos a jogar com 11 e o momento em que estamos a jogar com 10. E aquilo que eu senti no momento em que estamos a jogar com 11 foi que fizemos 2 golos, senti que a equipa teve praticamente o controlo do jogo, quer com bola, quer sem bola. Podíamos ter feito o terceiro golo e depois há o outro lado em que ficámos reduzidos a 10. Há um momento que é o momento de treino e há um momento de se conhecer os jogadores. Há jogadores que ainda não se conhecem. Hoje, como disse mais um jogador que chegou e teve o primeiro contacto com os jogadores. É só vocês verem os dois homens que já jogaram juntos na frente, quer o Ivanovic quer o Pavlidis, já jogaram mais tempo juntos do que treinaram juntos. Por isso, há aqui questões que têm a ver com o tempo. Nós estamos numa luta contra o tempo. Aquilo que é o mais importante é nós, a cada momento, olharmos para a equipa e fazer crescer a equipa. Ajudar os jogadores a conhecerem-se de diversas maneiras. Muitas vezes só sentarem-se lado a lado ao pequeno-almoço para conversarem e as pequenas coisas, como é que gostam de receber a bola, que tipo de movimentos é que eu gosto que o meu colega do lado faça quando eu faço determinados movimentos. Curiosamente, hoje um dos nossos jogadores que não fala inglês estava a pedir a um colega para dizer algo em inglês a outro colega. Por isso, são tudo coisas que com o tempo e com a dinâmica, principalmente, esse momento, essa fase do jogo, no terço ofensivo contra equipas de bloco baixo, temos de ter paciência, temos de circular a bola, a bola tem de circular de pé para pé, temos de ter a qualidade na circulação, quer na curta, quer na longa, quer os movimentos, quer obrigar que as linhas e que os jogadores deem espaço e nós temos de conquistar esse espaço. Enfim, há tanta coisa para fazer nesse momento e só vai com tempo. Tempo de os jogadores se conhecerem e com o tempo de treino. Mas aquilo que eu sinto é que estamos no bom caminho. Aquilo que fizemos no primeiro mês estamos satisfeitos e sentimos – e face a isto que a sua pergunta vai para o mercado –, sentimos que com a qualidade individual que temos, temos muito para crescer enquanto equipa.

Bruno Lage

"[Mercado?] Estou muito satisfeito com o trabalho que nós fizemos e sinto-me muito bem com essa responsabilidade [do investimento]"

A minha pergunta vai exatamente nesse sentido e falando agora sobre o mercado do Benfica, que responsabilidade é que este investimento dá ao treinador Bruno Lage e como é que avalia na globalidade o mercado do Benfica?

Olhe, dá muita responsabilidade e eu sinto-me muito confortável com essa situação. Deixe-me fazer aqui uma breve introdução sobre a questão do mercado, até mesmo para depois vocês poderem estar à vontade a fazer as vossas questões. Vamos fazer esta análise, as vossas questões, mas respeitem o meu lado enquanto treinador. Vamos fazer esta análise daquilo que é o ponto de vista técnico-tático e de organização do plantel. Tal como vos disse anteriormente, nós tivemos em consideração jogadores em final de contrato, jogadores que terminaram o empréstimo, jogadores lesionados e também o reforço da equipa. E indo ao encontro também da sua pergunta, que é aquilo que eu sinto enquanto treinador do Benfica, este foi o único mercado [de Verão] em que o Presidente e direção desportiva levaram em consideração as ideias do treinador. Nós conversámos muito a seguir ao Mundial de Clubes e todo o nosso trabalho convergiu nesse sentido. Por isso, estou muito satisfeito com o trabalho que nós fizemos e sinto-me muito bem com essa responsabilidade.

Otamendi e [Richard] Ríos chegaram um pouco em cima da hora. Estão em condições de fazer, por exemplo, os 90 minutos?

Essas questões vão para amanhã [sexta-feira]. Amanhã de manhã vamos avaliar, principalmente, os jogadores que chegaram ontem [quarta-feira] e os jogadores que, amanhã [sexta-feira], alguns deles, é que estão a fazer o terceiro dia após o jogo [pelas respetivas seleções].

Bruno Lage

Em relação a Lukebakio, pergunto-lhe se tem alguma posição preferencial para o jogador. Ele pode fazer qualquer uma do ataque, mas é o substituto ideal para o Di María, que saiu na época passada?

Sim. Curiosamente foi desde o Campeonato do Mundo que nós falámos sobre isso. Tínhamos um alvo que não se concretizou por vários motivos e precisávamos de um ala. Por essa razão, e deixe-me socorrer aqui dos meus apontamentos. Nós ficámos sem o Di María e precisávamos de um ala. E [Lukebakio] reúne, mais uma vez [os requisitos]: um jogador de enorme qualidade, um jogador que pode fazer mais do que uma posição e, claro, como ala direito.

Em relação ao Manu Silva e ao Bah, que estão fora há muito tempo, queria perguntar a data prevista para o regresso. É agora mais para o final do ano? Já se falou em outubro também. Já há aqui alguma data mais concreta para o regresso dos dois jogadores?

Temos de atirar para o final do ano. Quer o Bah quer o Manu, são lesões de 9 meses. Todos eles estão a ter uma evolução dentro daquilo que se esperava. Temos de ter muita paciência com a sua recuperação.

Bruno Lage

Samuel Soares tem mais jogos na Liga do que Trubin. Como é que os jogadores estão a encarar esta gestão? Já escolheu quem vai para a baliza amanhã?

Estão a encarar com normalidade. O mais importante é eu saber o que estou a fazer, e eles encararem com normalidade. Nós não temos só dois bons guarda-redes, temos três com enorme qualidade, e quero que estejam sempre dispostos a jogar independentemente do adversário. O Samu [Samuel Soares] jogou no último jogo, amanhã posso adiantar que vai começar o Trubin.

Já fez aqui uma espécie de balanço do mercado, mas em comparação com o FC Porto e o Sporting, consegue avaliar, dizer quem é que se reforçou melhor e quem é que está mais forte para atacar este Campeonato?

Olhe, não consigo. Só irei analisar as equipas quando for jogar contra as equipas. Mais importante, repito, foi o trabalho que nós fizemos sobre, sobre... – até vos posso mostrar [mostra uma folha com jogadores em várias posições] –, aquilo que foi o panorama das nossas saídas, por diversos motivos. Perdemos muitos jogadores e tivemos de fazer um reforço daquilo que eu sentia, que eram algumas ausências por lesão, algumas ausências por final de contrato, algumas vendas que tiveram de acontecer e nós fizemos um bom trabalho. Isso é que é o mais importante, é nós estarmos preocupados com aquilo que era o nosso trabalho e conscientes que fizemos um bom trabalho.

Texto: Redação
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 11 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol