Futebol

13 setembro 2025, 02h06

Benfica-Santa Clara-65

Bruno Lage

PÓS-JOGO

Bruno Lage assumiu a responsabilidade pelo desfecho do Benfica-Santa Clara (1-1), embate da 5.ª jornada da Liga Betclic, realizado nesta sexta-feira, 12 de setembro, no Estádio da Luz.

À BTV, na entrevista rápida, o treinador referiu que este foi um "jogo difícil de preparar", pois alguns atletas só treinaram pela 1.ª vez com o grupo na quinta-feira, vindos dos desempenhos nas respetivas seleções.

"No entanto, isso não invalida o desfecho", afirmou. "Penso que, tal como o nosso capitão [Otamendi] disse [na flash interview], tínhamos o jogo controlado, mas não é ele quem tem as responsabilidades do empate. As responsabilidades deste empate são todas minhas", vincou, apontando já ao duelo de terça-feira, 16 de setembro, ante o Qarabag, que assinala o arranque do Benfica na fase de liga da Champions League 2025/26.

"Agora, é recuperar. Temos já um jogo na terça-feira para vencer os 3 pontos aqui em casa. E deixo também um apelo forte aos nossos adeptos: continuem a apoiar. Obrigado pelo apoio de hoje [sexta-feira]. Que na terça-feira estejam cá, porque temos de fazer uma boa Champions. Temos de vencer, entrar a vencer", afirmou.

Em termos táticos, o treinador encarnado explicou a titularidade de Tomás Araújo: "Sabíamos que, em termos de transições, seriam muito rápidos. O Tomás [Araújo] já desempenhou aquela função daquela maneira, a jogar contra uma linha de 5. Sabíamos que, com o Fredrik [Aursnes] por dentro e o Tomás aberto, e, em circulação rápida, podíamos criar esse tipo de movimentos [projetar Dahl, e Schjelderup entrar em zonas interiores]."

Relativamente à entrada de Prestianni na etapa complementar, o objetivo foi "criar outro tipo de dinâmica".

"Acabámos por fazer o mais difícil, que foi o golo. O mais importante é isto: tínhamos o jogo controlado, e toda a responsabilidade no treinador por este empate", sublinhou.

Benfica-Santa Clara-13

JOGO DIFÍCIL DE PREPARAR

"Um jogo difícil de preparar pela forma como os jogadores chegaram na quarta-feira, e tivemos apenas o dia seguinte, mais em forma de recuperação, para preparar este jogo. O facto de termos jogado à sexta-feira não ajuda. Penso que tínhamos o jogo controlado, e depois a responsabilidade do empate é toda minha."

PRODUÇÃO OFENSIVA INSUFICIENTE

"[Faltou exibição mais consistente face à superioridade numérica desde os 38'?] Claro que sim. Devíamos ter criado mais situações de finalização, devíamos ter feito mais golos."

Benfica-Santa Clara-52

ESTRATÉGIA NO FLANCO DIREITO

"[Tomás Araújo na lateral direita de início] Foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia, outra opção. O que é importante foi nós sentirmos que esta era a estratégia inicial, eram os jogadores que nos davam garantias, aquilo que a gente vai vendo no treino durante a semana. E depois foi a alteração tática para colocar mais um homem entre linhas, Prestianni, para jogar mais entre linhas."

Benfica-Santa Clara-74

RESPONSABILIDADE ASSUMIDA

"[Assumiu a responsabilidade só para proteger o seu jogador, ou há algo mais?] Não, é para tudo. Eu sou o treinador, a responsabilidade é minha. [Mas o empate não foi decidido num lance?] Num lance, não. Em vários lances. Desde o minuto 1 ao minuto 90, há vários lances, e esses lances são dos jogadores, mas, acima de tudo, do treinador, por isso aqui estou eu. A responsabilidade é toda minha. Não estou a proteger ninguém, porque o Nico [Otamendi] não precisa que ninguém o proteja. O Nico já assumiu a responsabilidade. Eu retiro-lhe essa responsabilidade e prefiro ser eu a assumir a responsabilidade."

Benfica-Santa Clara-58

CONVERGÊNCIA ENTRE DIREÇÃO E EQUIPA TÉCNICA NO MERCADO

"[Referia-se a alguém em específico quando disse na antevisão que esta foi a 1.ª vez que Presidente e direção desportiva levaram em consideração as ideias do treinador no mercado de verão?] Não, não há ninguém em específico. Vocês [jornalistas] gostam sempre de tirar essas conclusões. Aquilo que eu disse foi relativamente a este mercado de verão, tudo aquilo que foram as ideias da equipa técnica e do treinador, Presidente e direção técnica convergiram nesse sentido. Apenas isso. É referir um facto, isto aconteceu neste mercado de verão."

Benfica-Santa Clara-77

TEMPO É NECESSÁRIO

"Estamos numa corrida contra o tempo. Precisamos de tempo para trabalhar com os jogadores. Precisamos de dois tipos de tempo. O tempo para os jogadores se conhecerem. Hoje, o Pavlidis e o Ivanovic voltaram a jogar e a fazer 60 e poucos minutos juntos, sem praticamente nunca treinarem juntos. O Sudakov hoje entrou, jogou 30 minutos, praticamente sem conhecer, se calhar, o nome dos colegas. Esta equipa precisa de tempo. Foi estruturada, foi planeada, agora precisamos de tempo para treinar."

Benfica-Santa Clara-14

INSATISFAÇÃO DOS ADEPTOS COMPREENDIDA

"[Explicação aos adeptos em face da superioridade numérica desde os 38'] Assumindo a responsabilidade. Ninguém está satisfeito. Eu sou o primeiro, e compreendo perfeitamente a insatisfação dos adeptos, assumindo a responsabilidade."

DIVISÃO DE PONTOS

"Perdemos dois pontos. É um resultado que não queríamos e que nos penaliza. São dois pontos que perdemos. Assumo a total responsabilidade do jogo, estamos completamente insatisfeitos com aquilo que aconteceu durante os 90 minutos."

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 13 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol