Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Bruno Lage assumiu que o Benfica deveria ter criado mais situações de finalização diante do Santa Clara, oponente da 5.ª jornada da Liga Betclic, e apontou já ao triunfo no próximo embate com o Qarabag, para a Champions League.
13 setembro 2025, 02h06
Bruno Lage
À BTV, na entrevista rápida, o treinador referiu que este foi um "jogo difícil de preparar", pois alguns atletas só treinaram pela 1.ª vez com o grupo na quinta-feira, vindos dos desempenhos nas respetivas seleções.
"No entanto, isso não invalida o desfecho", afirmou. "Penso que, tal como o nosso capitão [Otamendi] disse [na flash interview], tínhamos o jogo controlado, mas não é ele quem tem as responsabilidades do empate. As responsabilidades deste empate são todas minhas", vincou, apontando já ao duelo de terça-feira, 16 de setembro, ante o Qarabag, que assinala o arranque do Benfica na fase de liga da Champions League 2025/26.
"Agora, é recuperar. Temos já um jogo na terça-feira para vencer os 3 pontos aqui em casa. E deixo também um apelo forte aos nossos adeptos: continuem a apoiar. Obrigado pelo apoio de hoje [sexta-feira]. Que na terça-feira estejam cá, porque temos de fazer uma boa Champions. Temos de vencer, entrar a vencer", afirmou.
Em termos táticos, o treinador encarnado explicou a titularidade de Tomás Araújo: "Sabíamos que, em termos de transições, seriam muito rápidos. O Tomás [Araújo] já desempenhou aquela função daquela maneira, a jogar contra uma linha de 5. Sabíamos que, com o Fredrik [Aursnes] por dentro e o Tomás aberto, e, em circulação rápida, podíamos criar esse tipo de movimentos [projetar Dahl, e Schjelderup entrar em zonas interiores]."
Relativamente à entrada de Prestianni na etapa complementar, o objetivo foi "criar outro tipo de dinâmica".
"Acabámos por fazer o mais difícil, que foi o golo. O mais importante é isto: tínhamos o jogo controlado, e toda a responsabilidade no treinador por este empate", sublinhou.
JOGO DIFÍCIL DE PREPARAR
"Um jogo difícil de preparar pela forma como os jogadores chegaram na quarta-feira, e tivemos apenas o dia seguinte, mais em forma de recuperação, para preparar este jogo. O facto de termos jogado à sexta-feira não ajuda. Penso que tínhamos o jogo controlado, e depois a responsabilidade do empate é toda minha."
PRODUÇÃO OFENSIVA INSUFICIENTE
"[Faltou exibição mais consistente face à superioridade numérica desde os 38'?] Claro que sim. Devíamos ter criado mais situações de finalização, devíamos ter feito mais golos."
ESTRATÉGIA NO FLANCO DIREITO
"[Tomás Araújo na lateral direita de início] Foi uma opção para este jogo. O próximo jogo irá ditar outra estratégia, outra opção. O que é importante foi nós sentirmos que esta era a estratégia inicial, eram os jogadores que nos davam garantias, aquilo que a gente vai vendo no treino durante a semana. E depois foi a alteração tática para colocar mais um homem entre linhas, Prestianni, para jogar mais entre linhas."
RESPONSABILIDADE ASSUMIDA
"[Assumiu a responsabilidade só para proteger o seu jogador, ou há algo mais?] Não, é para tudo. Eu sou o treinador, a responsabilidade é minha. [Mas o empate não foi decidido num lance?] Num lance, não. Em vários lances. Desde o minuto 1 ao minuto 90, há vários lances, e esses lances são dos jogadores, mas, acima de tudo, do treinador, por isso aqui estou eu. A responsabilidade é toda minha. Não estou a proteger ninguém, porque o Nico [Otamendi] não precisa que ninguém o proteja. O Nico já assumiu a responsabilidade. Eu retiro-lhe essa responsabilidade e prefiro ser eu a assumir a responsabilidade."
CONVERGÊNCIA ENTRE DIREÇÃO E EQUIPA TÉCNICA NO MERCADO
"[Referia-se a alguém em específico quando disse na antevisão que esta foi a 1.ª vez que Presidente e direção desportiva levaram em consideração as ideias do treinador no mercado de verão?] Não, não há ninguém em específico. Vocês [jornalistas] gostam sempre de tirar essas conclusões. Aquilo que eu disse foi relativamente a este mercado de verão, tudo aquilo que foram as ideias da equipa técnica e do treinador, Presidente e direção técnica convergiram nesse sentido. Apenas isso. É referir um facto, isto aconteceu neste mercado de verão."
TEMPO É NECESSÁRIO
"Estamos numa corrida contra o tempo. Precisamos de tempo para trabalhar com os jogadores. Precisamos de dois tipos de tempo. O tempo para os jogadores se conhecerem. Hoje, o Pavlidis e o Ivanovic voltaram a jogar e a fazer 60 e poucos minutos juntos, sem praticamente nunca treinarem juntos. O Sudakov hoje entrou, jogou 30 minutos, praticamente sem conhecer, se calhar, o nome dos colegas. Esta equipa precisa de tempo. Foi estruturada, foi planeada, agora precisamos de tempo para treinar."
INSATISFAÇÃO DOS ADEPTOS COMPREENDIDA
"[Explicação aos adeptos em face da superioridade numérica desde os 38'] Assumindo a responsabilidade. Ninguém está satisfeito. Eu sou o primeiro, e compreendo perfeitamente a insatisfação dos adeptos, assumindo a responsabilidade."
DIVISÃO DE PONTOS
"Perdemos dois pontos. É um resultado que não queríamos e que nos penaliza. São dois pontos que perdemos. Assumo a total responsabilidade do jogo, estamos completamente insatisfeitos com aquilo que aconteceu durante os 90 minutos."
Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 13 de setembro de 2025