Futebol

17 setembro 2025, 00h01

Benfica-Qarabag-53

Barrenechea

Na partida da 1.ª jornada da fase de liga da Champions League, realizada nesta terça-feira, 16 de setembro, no Estádio da Luz, o Benfica perdeu por 2-3 frente ao Qarabag.

O Estádio da Luz voltou a abrir portas para um duelo da Liga dos Campeões e contou com 53 257 espectadores nas bancadas.

Para esta 1.ª ronda, Bruno Lage promoveu a estreia de Sudakov e o regresso de Dedic à equipa. Assim, o Benfica entrou em campo com Trubin, Dedic, António Silva, Otamendi, Dahl, Barrenechea, Richard Ríos, Aursnes, Schjelderup, Sudakov e Pavlidis.

Com mais bola nos primeiros minutos, o Benfica instalou-se no meio-campo do Qarabag e não precisou de muito tempo para inaugurar o marcador, num momento que registou duas estreias.

Aos 6', Sudakov cobrou um canto no lado esquerdo do ataque e, dentro da pequena área, Barrenechea desviou para o poste mais distante e fez o 1-0. Primeira assistência do internacional ucraniano de águia ao peito; primeiro golo do médio argentino com o Manto Sagrado.

Benfica-Qarabag-58

Com o pé no acelerador, os encarnados rapidamente chegaram ao segundo golo, novamente com Sudakov a funcionar como "serviço especial de entregas"!

O camisola n.º 10 recebeu a bola de Schjelderup, virou-se para a baliza e soltou Pavlidis no interior da área. O avançado grego, após ver a bola "espirrar" em dois adversários, recebeu, rodou sobre si e rematou para o fundo das redes (2-0, aos 16').

Foi o 4.º golo do internacional helénico em 2025/26, dividido por três competições diferentes: Supertaça (1), Liga Betclic (2) e Champions (1).

Contra a corrente do jogo – o Benfica tinha o controlo de um desafio que se passava praticamente todo nas imediações da área adversária –, o Qarabag conseguiu reduzir.

Livre no lado esquerdo, cobrado para o interior da área, onde apareceu Durán a tocar a bola para um remate forte e colocado de Leandro Andrade (2-1, aos 30').

Três minutos depois, momento alto de Trubin. Recuperação de bola em zona alta por parte de Kady Borges, com o médio já dentro da área a rematar ao poste direito. Na recarga, o esférico sobrou para Jankovic, que, em posição frontal, disparou muito forte para enorme defesa do guarda-redes encarnado (33').

Benfica-Qarabag-59

Filme do jogo

Ver match center

O jogo entrou numa fase em que o Benfica tentava encontrar caminhos para a baliza do Qarabag, enquanto os azerbaijanos jogavam na expetativa do contra-ataque, e novo lance de frisson só aos 43', assinado por Richard Ríos.

Excelente arrancada do médio internacional colombiano pelo lado direito, a passar por entre vários adversários e a desferir um potente remate, que passou perto do poste direito da baliza.

Na resposta, o Qarabag ficou perto do empate, valendo nova enorme intervenção de Trubin: em contra-ataque, Kady Borges correu pelo centro do terreno e, à entrada da área, deu para Durán, que, no frente a frente com Trubin, viu o guarda-redes encarnado ser gigante e evitar o golo (45').

Benfica-Qarabag-38

Pouco depois, ouviu-se o apito do árbitro na Luz e as duas equipas foram para o período de intervalo com o Benfica a vencer por 2-1.

Sem alterações nas duas formações, três minutos após o reatamento os visitantes chegaram à igualdade.

Passe longo de Jankovic para o lado direito do ataque, onde, já no interior da área, apareceu Durán a rematar cruzado para dentro da baliza. O esférico ainda embateu no poste antes de entrar (2-2, aos 48').

O Benfica reagiu e, aos 54', Richard Ríos esteve perto de recolocar as águias na dianteira. Jogada bem conduzida por Schjelderup, que, após furar pelo miolo, soltou a bola para o lado direito do ataque. Era aí que estava o médio colombiano, que, após tirar um adversário da frente, disparou forte, mas às malhas laterais.

Benfica-Qarabag-62

Com uma postura de explorar o contra-ataque e o balanceamento encarnado no terreno, o Qarabag foi travando as investidas das águias, que procuravam várias formas de chegar à baliza adversária.

Aos 65', a equipa do Azerbaijão colocou a bola na rede, mas, no momento em que se faz ao lance, Mustafazade encontrava-se em posição irregular e o lance foi pronta e corretamente invalidado.

Dois minutos volvidos, Schjelderup respondeu ao fletir da esquerda para o meio e rematar, mas viu o seu disparo ser desviado para canto por um adversário (67').

Segundos depois, Schjelderup desmarcou Dahl na esquerda, com o sueco a cruzar para a área à procura de Pavlidis, mas Medina antecipou-se e cortou (69').

À entrada dos últimos 20 minutos, Bruno Lage fez as primeiras alterações no encontro, lançando Ivanovic (para o lugar de Aursnes) e Prestianni (para o de Schjelderup).

Aos 73', Pavlidis tentou a sorte com um remate de bandeira, à entrada da área, mas a bola ganhou muita altura e saiu por cima.

Benfica-Qarabag-24

À procura de outras soluções, aos 79', Bruno Lage lançou Henrique Araújo e Barreiro nas vezes de Pavlidis e Richard Ríos.

Mas foi o Qarabag a chegar ao 2-3: passe longo do guarda-redes para Kashchuk, este combinou com Zoubir, recebeu a bola, virou-se para a baliza e fez o golo (86').

O Benfica tentou chegar ao empate, mas viu a equipa do Azerbaijão fechar todos os caminhos para a sua baliza, e o resultado ficou mesmo em 2-3.

Na 2.ª jornada da fase de liga da Champions, os encarnados visitam Stamford Bridge para defrontar o Chelsea, em duelo agendado para 30 de setembro, às 20h00.

Antes, há novo compromisso nacional, com a 6.ª jornada da Liga Betclic. No sábado, 20 de setembro, às 18h00, as águias encontram o AFS, no Estádio do Clube Desportivo das Aves.

Texto: João André Silva
Fotos: Cátia Luís e Victória Ribeiro / SL Benfica
Última atualização: 16 de setembro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas