Futebol Formação

21 outubro 2025, 15h57

Newcastle-Benfica

Os jogadores do Benfica celebraram com os adeptos

RESUMO DO JOGO

UEFA Youth League
3.ª jornada
fase de liga
RESULTADO FINAL
Newcastle 1
Benfica 5
Marcadores
Brayson 88' Eduardo Fernandes 35'
Francisco Silva 57'
Eduardo Fernandes 67'
Gonçalo Moreira 77'
Eduardo Fernandes 90'+3'

Numa tarde de competência coletiva e de volume ofensivo, o Benfica superiorizou-se ao Newcastle, por 1-5, na partida da 3.ª jornada da fase de liga da UEFA Youth League, realizada no Whitley Park, nesta terça-feira, 21 de outubro.

As águias entraram bem. Aos 7', Tiago Freitas, já na grande área, visou a baliza rival e atirou sobre a trave, naquele que foi o primeiro remate no jogo. Pressionante, o Benfica tornou a ameaçar, aos 11'. Muito móvel, Gonçalo Moreira surgiu em boa posição e atirou colocado, rente ao poste esquerdo.

A equipa da casa conseguiu reagir e criou perigo em dois momentos consecutivos. Primeiro, Wooster, aos 19', disparou de fora da área e Diogo Ferreira, a dois tempos, resolveu. No minuto seguinte, Shahar atirou cruzado ao lado.

Newcastle-Benfica

O Newcastle mostrou-se superior nesta fase, e, aos 25', na área encarnada, após transição rápida, Wooster rematou na direção da baliza. José Neto intercetou o esférico, concedendo canto aos magpies.

O duelo prosseguiu repartido, até que, aos 35', Eduardo Fernandes desfez o nó. Na sequência de um bom momento coletivo dos encarnados, o jovem atacante recebeu a bola na área, rodou sobre um adversário e atirou para o fundo da baliza (0-1).

Aos 40', em mais um lance bem gizado, Gonçalo Moreira cruzou para a área e Francisco Silva cabeceou para defesa do guarda-redes Mair.

Com os cânticos dos Benfiquistas bem audíveis, ao intervalo, o Glorioso vencia por 0-1.

Newcastle-Benfica

No recomeço, decorridos poucos segundos, Neave surgiu na área do Benfica, rematou cruzado e Diogo Ferreira, atento, evitou o golo.

Os encarnados reassumiram o controlo do jogo e, aos 53', José Neto foi derrubado em falta na área de rigor. O árbitro sancionou a grande penalidade, mas, na conversão da mesma, Gonçalo Moreira não conseguiu ampliar. Mair defendeu.

Com capacidade para criar espaços na linha defensiva rival, o Benfica continuou ameaçador. Mais uma vez, Gonçalo Moreira procurou o golo, mas o remate em arco do médio não levou a direção desejada, aos 56'.

Com o pé no acelerador, no minuto seguinte, as águias dilataram o score. Eduardo Fernandes derivou do corredor esquerdo para o centro, rematou, Mair defendeu para a frente e Francisco Silva, na recarga, na pequena área, fez o 0-2.

Newcastle-Benfica

Em busca de um resultado mais expressivo, aos 62', após cruzamento de Gonçalo Moreira, Francisco Silva elevou-se na pequena área, cabeceou e o guarda-redes do Newcastle impediu o 0-3.

Perante um adversário sem capacidade para travar o caudal ofensivo das águias, numa jogada de insistência, depois de Gonçalo Moreira ter atirado à trave, o esférico sobrou para Eduardo Fernandes. De fora da área, o camisola n.º 7 aplicou um remate forte, a bola desviou ligeiramente num oponente e entrou na baliza! Estava feito o 0-3, aos 67'.

Com o marcador desnivelado, o Newcastle, que não pontuou nas duas rondas anteriores, tentou reduzir. Diogo Ferreira susteve o disparo de Neave, aos 75'.

Depois, num momento de inspiração, Gonçalo Moreira faturou! Servido de calcanhar por Tiago Freitas, sempre com a bola colada ao pé direito, o médio das águias trabalhou sobre vários rivais na área do Newcastle e atirou a contar (0-4, aos 77').

Com o triunfo encaminhado, o Benfica consentiu um golo. Aos 88', lançado em velocidade, Brayson entrou na área e conseguiu reduzir (1-4).

Newcastle-Benfica

Porém, o jogo não terminou sem mais um festejo dos comandados por Vítor Vinha. Numa tarde memorável, no sítio certo, Eduardo Fernandes apontou o 5.º golo dos encarnados, numa recarga na pequena área. Hat-trick para o jovem avançado do Glorioso, autor do 1-5, aos 90'+3'.

Pouco depois, o árbitro deu por concluída a partida e o Benfica amealhou mais 3 pontos (totaliza 6), ascendendo ao 5.º posto, à condição.

Na 4.ª ronda da fase de liga da Youth League, os encarnados medem forças com o Bayer Leverkusen, no Benfica Campus. O embate está agendado para 5 de novembro, quarta-feira.

Newcastle-Benfica

DECLARAÇÕES

Vítor Vinha (treinador do Benfica): "Satisfeito, sim, obviamente que sim, quando ganhamos por este resultado e cumprimos aqui o objetivo, que era a vitória, e depois esta competição tem a questão dos golos, que são muito importantes, e conseguimos marcar vários. Sofremos um que não devíamos ter sofrido, principalmente na fase em que estávamos. Mas foi um bom jogo da nossa parte. Acho que fomos em crescendo, fomos estabilizando, fomos percebendo cada vez melhor como é que estava o adversário. O intervalo foi muito bom para acalmar as hostes e para irmos ao sítio aqui ou ali. E, depois, a 2.ª parte é completamente nossa, e ficamos, se calhar, a dever mais um golo ou outro ao jogo, se bem que também podíamos ter sofrido. Portanto, temos de crescer, temos de evoluir. Parabéns aos nossos jogadores, parabéns por aquilo que fizemos, mas temos de continuar. Se pudéssemos, teríamos este tipo de jogos quase todas as semanas. É fantástico, é bom. Estamos a jogar uma competição de elite. Nós somos uma equipa, um clube de elite, um dos melhores clubes do mundo, portanto, é fantástico para nós, para os nossos jogadores, terem estas vivências, este crescimento, baterem-se contra os melhores, perceberem que ainda têm aqui um caminho também a percorrer. No entanto, é bom também quando percebemos que eles conseguem dar resposta e que estamos no bom caminho. Com o apoio dos nossos adeptos, tudo se torna mais fácil. Agradecer-lhes o apoio e a presença deles aqui, foi muito importante. Esta vivência é boa para os nossos jogadores também, é muito bom, é muito gratificante. Oferecemos-lhes esta vitória, pelo apoio incansável da parte deles. Foi bom, e agora temos de pensar já no próximo."

Newcastle-Benfica

Gonçalo Moreira (médio do Benfica): "Um jogo muito competitivo, uma equipa boa do Newcastle, fortes fisicamente. Acho que entrámos melhor no jogo, a criar duas, três situações de golo em que podíamos ter chegado à vantagem. A partir daí o Newcastle sobressaiu um bocado mais no jogo. Nós sem bola, no meio-campo, a controlarmos na mesma, mas o Newcastle com um pouco mais de bola, e acho que chegámos ao golo nessa fase do jogo. Depois, uma 2.ª parte totalmente nossa, do primeiro ao último minuto, sempre a dominar. Ficámos a dever um ou dois golos ainda, acho que podíamos ter feito mais golos, mas o mais importante está conseguido, que são os 3 pontos. [Festejo emocionado no 0-4] A partida do meu tio mexeu muito comigo, porque era uma pessoa muito próxima de mim. Esse golo e esta vitória são dedicados a ele. O golo foi bom, mas o que importa é ajudar a equipa, estou feliz por isso."

Newcastle-Benfica

Eduardo Fernandes (avançado do Benfica): "Houve momentos no jogo em que tivemos menos bola, mas mesmo assim conseguimos controlar, senti que conseguimos controlar o jogo. Isso foi o mais importante, e estivemos juntos até o fim. Foi o que nos permitiu alcançar os 3 pontos. Trabalhámos bem durante a semana, e, como eu já disse, estivemos muito unidos, houve muita comunicação, foi muito importante, foi essencial para os nossos 3 pontos. [Comemoração com os adeptos] É ótimo. É para isto que eu jogo futebol, é por estas sensações. Mas o mais importante são os 3 pontos da equipa, e temos já um próximo jogo para trabalhar e para focar."

Newcastle-Benfica

UEFA Youth League | Fase de liga | 3.ª jornada | 21/10/2025
Newcastle-Benfica
1-5
Whitley Park
Onze do Benfica
Diogo Ferreira, Daniel Banjaqui (Duarte Soares, 80'), Rui Silva, Gonçalo Oliveira, José Neto, Rafael Quintas (Miguel Figueiredo, 71'), Gonçalo Moreira (Gil Neves, 80'), Tiago Freitas, Eduardo Fernandes, Federico Coletta (Jaden Umeh, 71') e Francisco Silva (João Afonso, 87')
Suplentes
Leonardo Lopes, Duarte Soares (80'), Michée Ndembi, João Afonso (87'), Gil Neves (80'), Jaden Umeh (71'), Miguel Figueiredo (71'), Gustavo Ferreira e Stevan Manuel
Treinador do Benfica
Vítor Vinha
Onze do Newcastle
Mair, Shahar, Johnson, Watts, Charlton, Munda, Neave (Yildiz, 87'), Bailey (Finneran, 61'), Alabi (Waddani, 71'), Wooster (Brayson, 61') e Park (Seldon, 61')
Suplentes
Dowell, Yildiz (87'), Brayson (61'), Moran, Goodbrand, Bloomer, Finneran (61'), Waddani (71') e Seldon (61')
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Eduardo Fernandes (35', 67' e 90'+3'), Francisco Silva (57') e Gonçalo Moreira (77'); Newcastle: Brayson (88')
Factos relevantes
Benfica: Grande penalidade não convertida por Gonçalo Moreira (54')

Texto: Redação
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 23 de outubro de 2025

Patrocinadores principais do Futebol Formação


Relacionadas