Artigo adicionado ao teu carrinho

Copos Reutilizáveis com Caução

Conheça o projeto do ECO Benfica que implementou um sistema de copos reutilizáveis com caução.

Em conjunto com a ArtCor*, o ECO Benfica implementou o primeiro grande projeto a envolver os sócios e adeptos: um sistema de copos de caução reutilizáveis em todos os eventos desportivos no Estádio da Luz e Pavilhões.


O copo tem a caução de 1,00€ e pode ser utilizado tanto na Fan Zone como no interior do Estádio. O objeto sujo pode ser trocado por um limpo sem custos em qualquer ponto de venda e, no final, o dinheiro poderá ser recuperado em vários pontos do Estádio.


Este projeto traz três grandes benefícios, que merecem ser explicados para que os adeptos se sintam orgulhosos de fazer parte de uma mudança que o Clube quer operar:


1. Reduz significativamente a acumulação de resíduos plásticos no recinto


"Reutilize o seu copo por um Estádio mais limpo" não é só o slogan do projeto: registou-se efetivamente uma redução notória de resíduos no recinto do Estádio e Fan Zone, imediatamente após a implementação dos novos copos.
Deste modo, tem sido possível realizar uma melhor alocação de recursos humanos, hídricos e energéticos gastos com a limpeza do Complexo.


2. Evita a utilização contínua de plástico de utilização única


Embora o consumo de matéria-prima e respetivas emissões de CO2 para produzir um copo reutilizável de polipropileno (PP) sejam superiores ao um copo descartável, através de uma boa reutilização, o paradigma inverte-se e a poupança é muito significativa.
Ainda é cedo para traduzir realmente o número de copos de utilização única poupados, mas podemos adiantar que um copo reutilizável com quatro utilizações (seja no mesmo evento, seja lavado/higienizado e colocado em recirculação) já é mais sustentável que quatro copos descartáveis.


3. Favorece a redução da emissão de gases com efeito de estufa (GEE)


A gestão mais sustentável passa pelo aluguer/caução, lavagem/higienização e recirculação para o evento seguinte: sem o retorno de uma percentagem dos copos, estaríamos a utilizar mais matéria-prima comparativamente ao uso do copo descartável. Um sistema de copos reutilizáveis bem gerido tem uma pegada ecológica até 60% inferior à de um sistema de copos descartáveis.
A logística possui igualmente um impacto relevante, nomeadamente nos processos de transporte e lavagem/higienização dos copos:

  • Os copos são produzidos na Península Ibérica e lavados a 7 km do Estádio;

  • O processo de lavagem e higienização incorpora uma grande percentagem de energia renovável (mix energético nacional + painéis fotovoltaicos nas instalações da empresa) no seu consumo energético.

Vários estudos internacionais já realizados revelam que nenhuma das alternativas descartáveis apresenta tantos benefícios quanto o copo reutilizável, desde logo pela quantidade de resíduos gerados no final dos eventos, sejam eles desportivos ou de outro tipo - e a maior parte aponta para que os copos reutilizáveis de polipropileno (PP) são a melhor solução para a maioria dos cenários estudados.


Ao final dos primeiros dois meses de implementação, a taxa de devolução/reutilização superava os 40%. Não se pode gerir este projeto de forma meramente económica, tendo as componentes ecológica e social um grande impacto. Para isso, é fundamental que os adeptos adiram ao espírito da reutilização e que olhem para o sistema com a circularidade que o mesmo exige.

*A ArtCor é o parceiro especializado do SLB, responsável toda a operação desde a produção dos copos reutilizáveis à higienização/lavagem, processo esse certificado pela norma internacional de gestão de qualidade ISO 9001.