Futebol feminino

23 agosto 2025, 12h05

Anna Gasper

Anna Gasper, autora de um golaço, discute a posse de bola

RESUMO BTV

V Trofeo Ciudad de Alcalá
Pré-época
RESULTADO FINAL
(desempate por penáltis)
Atlético de Madrid 2 (4)
Benfica 2 (1)
Marcadoras
Lauren Leal 54'
Andrea Medina 86'
Marit Lund 14'
Anna Gasper 74'

Em fase de preparação para a temporada 2025/26, a equipa feminina de futebol do Benfica travou um duelo ibérico com o Atlético de Madrid neste sábado, 23 de agosto, no âmbito do V Trofeu Ciudad de Alcalá 2025. Desempenho positivo e prometedor das pentacampeãs nacionais, que lideraram o marcador por duas vezes no Centro Deportivo Alcalá de Henares. O 2-2 registado no final dos 90 minutos levou a que o vencedor fosse encontrado no desempate por penáltis, e as colchoneras foram mais eficazes (4-1).

Esclarecidas e também agressivas nos momentos com e sem bola, as pentacampeãs nacionais mostraram e impuseram o seu futebol durante a 1.ª parte do encontro. Numa das aproximações à baliza colchonera, ao minuto 14, as encarnadas colocaram-se em vantagem no marcador. Marit Lund marcou um canto à direita, a defesa do Atlético aliviou o esférico, e este voltou ao ponto de partida. A lateral-esquerda do Benfica insistiu, visou a baliza e atirou com o pé canhoto na direção das malhas (0-1).

Camisola do Benfica oferecida ao embaixador de Portugal em Espanha, José Augusto Duarte

Após o intervalo – período durante o qual foi oferecida uma camisola do Benfica ao embaixador de Portugal em Espanha, José Augusto Duarte –, o Atlético de Madrid procurou reagir e encontrar espaços, em busca do empate. Alcançou-o à passagem do minuto 54: na sequência de um cruzamento a partir do corredor esquerdo e de um amortecimento de cabeça ao segundo poste, Lauren Leal superiorizou-se na pequena área e anotou o 1-1.

Beatriz Cameirão

Em registo de pré-temporada, o treinador Ivan Baptista promoveu três substituições ao intervalo e, até se esgotarem os 90 minutos (mais compensação), ordenou mais sete alterações – apenas Catarina Amado jogou o tempo todo. Com apenas 16 anos, Carolina Tristão também teve oportunidade de começar a viver as emoções da alta-roda, rendendo Andreia Faria aos 79'.

As águias voltaram a adiantar-se no placard, aos 74', num golaço com assinatura de Anna Gasper, capitalizando, através de um remate à entrada da área, o ataque desenvolvido por Catarina Amado sobre o corredor direito. Feita a receção de bola, a média alemã do Benfica foi protagonista de um remate indefensável.

Rute Costa

Num lance muito confuso, no aproveitamento de um canto batido do lado direito, as anfitriãs lograram a igualdade (2-2). A bola pingou na pequena área, Rute Costa, importunada por uma adversária, não conseguiu sacudir o esférico da zona de perigo como pretendia, e este ressaltou para um mar de pernas, destacando-se Andrea Medina no último toque, fazendo mexer as redes. Nesta altura da partida já Ana Vitória tinha sido lançada na formação espanhola, reencontrando, assim, o Benfica, que representou de 2018 a 2023.

Em face do resultado que se verificava no final do tempo regulamentar, houve lugar a desempate por grandes penalidades para se apurar qual das equipas arrecadaria o troféu. Pelas pentacampeãs portuguesas, Christy Ucheibe (barra) e Cristina Prieto (poste) acertaram nos ferros, e Neide Guedes converteu com classe. Do outro lado, as colchoneras revelaram maior acerto neste detalhe do jogo e saíram vencedoras (4-1).

Equipa do Benfica

DECLARAÇÕES

Ivan Baptista (treinador do Benfica): "Foi um bom teste para nós, contra uma equipa que começa a época, que começa o campeonato já na próxima semana. Nós viemos aqui, acima de tudo, tirar e buscar respostas. Respostas àquilo que tem sido o nosso processo, à nossa evolução. Temos agora duas semanas para continuar esta preparação para o primeiro troféu que queremos disputar internamente, para o primeiro jogo oficial. Foi um bom jogo, disputado parte a parte, com duas equipas que quiseram ser protagonistas. Acabou por se decidir nas grandes penalidades, que não são uma lotaria; são trabalho, qualidade, e nós aí também temos de ser cada vez melhores. Este plantel tem recursos e qualidade suficiente para disputar qualquer jogo, e assim será. Com contratempos ou sem contratempos ao longo da época, este grupo está preparado e vai-se continuar a preparar cada vez melhor, nomeadamente já para o primeiro troféu que queremos disputar daqui a duas semanas."

Christy Ucheibe

V Trofeo Ciudad de Alcalá | 23/08/2025
Atlético de Madrid-Benfica
2-2 (4-1 gp)
Centro Deportivo Alcalá de Henares (Madrid)
Onze do Benfica
Lena Pauels (Rute Costa, 60'), Catarina Amado, Diana Gomes (Christy Ucheibe, 73'), Carole Costa (Joana Silva, 60'), Marit Lund (Neide Guedes, 60'), Anna Gasper (Letícia Almeida, 79'), Andreia Faria (Carolina Tristão, 79'), Beatriz Cameirão (Ana Clara Oliveira, 79'), Diana Silva (Cristina Prieto, 46'), Chandra Davidson (Nycole Raysla, 46') e Rakel Engesvik (Lúcia Alves, 46')
Suplentes
Rute Costa (60'), Thaís Lima, Joana Silva (60'), Christy Ucheibe (73'), Letícia Almeida (79'), Lúcia Alves (46'), Ana Clara Oliveira (79'), Carolina Tristão (79'), Cristina Prieto (46'), Nycole Raysla (46') e Neide Guedes (60')
Treinador do Benfica
Ivan Baptista
Onze do Atlético de Madrid
Patri Larque, Andrea Medina, Lauren Leal, Xenia Pérez, Vilde Boee Risa, Synee Jensen, Gaby García, Silvia Lloris, Amaiur Sarriegui, Fiamma Benítez e Luana da Silva
Suplentes
Alba de Isidro, Daniela García, Sheila Guijarro, Carmen Menayo, Gio Garbelini, Maca Portales, Alexia Fernández, Natalia Peñálvo, Leyre Valdivia, Lydia Rodríguez, Ana Vitória e Daniela Miñambres
Ao intervalo 0-1
Golos
Benfica: Marit Lund (14') e Anna Gasper (74'); Atlético de Madrid: Lauren Leal (54') e Andrea Medina (86')

Texto: Redação
Fotos: Atlético de Madrid e SL Benfica
Última atualização: 23 de agosto de 2025

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas